/

Banco suíço vai pagar multa de 491 milhões por manipular a Libor

2

O UBS, o maior banco suíço, anunciou hoje que vai pagar 491 milhões de euros às autoridades dos Estados Unidos correspondentes à multa pela sua atuação na manipulação de divisas nos mercados de câmbio e na taxa ‘Libor’.

Num comunicado, o UBS afirma que não deverá enfrentar processos criminais pelo comportamento na manipulação de divisas, mas que deverá declarar-se culpado de acusações criminais no caso das más práticas em relação à taxa de juro dos empréstimos bancários ‘Libor’.

Estes acordos são o resultado de uma série de investigações por parte do departamento de Justiça dos Estados Unidos da América (EUA) sobre manipulação de divisas e da taxa ‘Libor’.

“A conduta de um pequeno número de empregados foi inaceitável e tomámos as ações disciplinares necessárias”, afirmaram Axel A. Weber, presidente do UBS, e Sergio P. Ermotti, administrador delegado do banco, citados no comunicado.

“As nossas ações demonstram a nossa determinação para continuar uma política de tolerância zero em relação a maus comportamentos e um desejo de promover uma boa cultura na nossa indústria”, adiantaram os dois responsáveis.

O UBS, juntamente com outros grandes nomes da banca, já pagaram 3.824 milhões de euros em novembro último aos reguladores britânicos, suíços e norte-americanos pelo papel na manipulação de divisas.

Agora, espera-se que o departamento de Justiça dos Estados Unidos anuncie outros acordos com o Barclays, JPMorgan Chase, Citigroup e com o Royal Bank of Scotland, os quais em conjunto devem pagar milhares de milhões de dólares por terem manipulado ilegalmente os preços das divisas.

Segundo os reguladores globais, que iniciaram a investigação em 2013, o UBS e as quatro entidades antes mencionadas planearam operações financeiras de forma coordenada para desviar, segundo os seus próprios interesses, os movimentos deste mercado global de divisas, em muitas ocasiões à custa dos seus clientes.

Este tipo de operações irregulares ocorreu desde 2008, mas só foram detetadas depois de outra sanção multimilionária contra várias entidades financeiras globais pelas suas tentativas para modificar a taxa ‘Libor’.

As operações do mercado de divisas globais totalizam diariamente 5.300 milhões de dólares (4.768 milhões de euros), na maioria centralizadas na ‘City’ [praça financeira] de Londres.

/Lusa

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.