Banco suíço vai pagar multa de 491 milhões por manipular a Libor

O UBS, o maior banco suíço, anunciou hoje que vai pagar 491 milhões de euros às autoridades dos Estados Unidos correspondentes à multa pela sua atuação na manipulação de divisas nos mercados de câmbio e na taxa ‘Libor’.

Num comunicado, o UBS afirma que não deverá enfrentar processos criminais pelo comportamento na manipulação de divisas, mas que deverá declarar-se culpado de acusações criminais no caso das más práticas em relação à taxa de juro dos empréstimos bancários ‘Libor’.

Estes acordos são o resultado de uma série de investigações por parte do departamento de Justiça dos Estados Unidos da América (EUA) sobre manipulação de divisas e da taxa ‘Libor’.

“A conduta de um pequeno número de empregados foi inaceitável e tomámos as ações disciplinares necessárias”, afirmaram Axel A. Weber, presidente do UBS, e Sergio P. Ermotti, administrador delegado do banco, citados no comunicado.

“As nossas ações demonstram a nossa determinação para continuar uma política de tolerância zero em relação a maus comportamentos e um desejo de promover uma boa cultura na nossa indústria”, adiantaram os dois responsáveis.

O UBS, juntamente com outros grandes nomes da banca, já pagaram 3.824 milhões de euros em novembro último aos reguladores britânicos, suíços e norte-americanos pelo papel na manipulação de divisas.

Agora, espera-se que o departamento de Justiça dos Estados Unidos anuncie outros acordos com o Barclays, JPMorgan Chase, Citigroup e com o Royal Bank of Scotland, os quais em conjunto devem pagar milhares de milhões de dólares por terem manipulado ilegalmente os preços das divisas.

Segundo os reguladores globais, que iniciaram a investigação em 2013, o UBS e as quatro entidades antes mencionadas planearam operações financeiras de forma coordenada para desviar, segundo os seus próprios interesses, os movimentos deste mercado global de divisas, em muitas ocasiões à custa dos seus clientes.

Este tipo de operações irregulares ocorreu desde 2008, mas só foram detetadas depois de outra sanção multimilionária contra várias entidades financeiras globais pelas suas tentativas para modificar a taxa ‘Libor’.

As operações do mercado de divisas globais totalizam diariamente 5.300 milhões de dólares (4.768 milhões de euros), na maioria centralizadas na ‘City’ [praça financeira] de Londres.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …