Banco suíço vai pagar multa de 491 milhões por manipular a Libor

O UBS, o maior banco suíço, anunciou hoje que vai pagar 491 milhões de euros às autoridades dos Estados Unidos correspondentes à multa pela sua atuação na manipulação de divisas nos mercados de câmbio e na taxa ‘Libor’.

Num comunicado, o UBS afirma que não deverá enfrentar processos criminais pelo comportamento na manipulação de divisas, mas que deverá declarar-se culpado de acusações criminais no caso das más práticas em relação à taxa de juro dos empréstimos bancários ‘Libor’.

Estes acordos são o resultado de uma série de investigações por parte do departamento de Justiça dos Estados Unidos da América (EUA) sobre manipulação de divisas e da taxa ‘Libor’.

“A conduta de um pequeno número de empregados foi inaceitável e tomámos as ações disciplinares necessárias”, afirmaram Axel A. Weber, presidente do UBS, e Sergio P. Ermotti, administrador delegado do banco, citados no comunicado.

“As nossas ações demonstram a nossa determinação para continuar uma política de tolerância zero em relação a maus comportamentos e um desejo de promover uma boa cultura na nossa indústria”, adiantaram os dois responsáveis.

O UBS, juntamente com outros grandes nomes da banca, já pagaram 3.824 milhões de euros em novembro último aos reguladores britânicos, suíços e norte-americanos pelo papel na manipulação de divisas.

Agora, espera-se que o departamento de Justiça dos Estados Unidos anuncie outros acordos com o Barclays, JPMorgan Chase, Citigroup e com o Royal Bank of Scotland, os quais em conjunto devem pagar milhares de milhões de dólares por terem manipulado ilegalmente os preços das divisas.

Segundo os reguladores globais, que iniciaram a investigação em 2013, o UBS e as quatro entidades antes mencionadas planearam operações financeiras de forma coordenada para desviar, segundo os seus próprios interesses, os movimentos deste mercado global de divisas, em muitas ocasiões à custa dos seus clientes.

Este tipo de operações irregulares ocorreu desde 2008, mas só foram detetadas depois de outra sanção multimilionária contra várias entidades financeiras globais pelas suas tentativas para modificar a taxa ‘Libor’.

As operações do mercado de divisas globais totalizam diariamente 5.300 milhões de dólares (4.768 milhões de euros), na maioria centralizadas na ‘City’ [praça financeira] de Londres.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Índice de transmissibilidade sobe. É de 0,71 em Portugal Continental (e acima de 1 nas ilhas)

O índice de transmissibilidade da covid-19 subiu ligeiramente a nível nacional nas últimas duas semanas. Entre 24 e 28 de fevereiro, o índice foi de 0,71. O índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 está …

Museu Neandertal responde a Joe Biden. "Eram mais espertos do que pensa"

O Museu Neandertal, na Alemanha, endereçou um convite ao Presidente norte-americano Joe Biden, depois de o governante ter considerado a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara um …

Olhos postos no Senegal. Violentos protestos contra a prisão do opositor do Governo

Os confrontos no Senegal, os piores dos últimos anos, foram desencadeados pela detenção do líder da oposição Ousmane Sonko. Os confrontos eclodiram em Dakar, na quinta-feira, depois de o principal líder da oposição, Ousmane Sonko, ter …

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa.  Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …