Banco suíço atacado depois de recusar pagar a hackers

Norbert Aepli / Wikimedia

Sede do Banque Cantonale de Geneve, na Suiça

Sede do Banque Cantonale de Geneve, na Suiça

Um banco suíço foi vítima de um ataque cibernético lançado por um grupo auto-intitulado Rex Mundi. Depois de ter, em vão, exigido um resgate de dez mil euros pelos dados apreendidos, o grupo difundiu na Internet as informações a que deitou a mão.

O Banque Cantonale de Geneve (BCGE) revelou ter sido alvo de um ataque por um grupo de hackers, que exigira uma quantia de dez mil euros pela recuperação dos dados. Frustrado pela recusa da entidade bancária suíça, o Rex Mundi divulgou na internet mais de 30 mil emails trocados entre o BCGE e os seus clientes.

Ao que parece, os hackers alvejaram os servidores que suportam a comunicação entre o banco e os seus clientes, assegurando, paralelamente, que os sistemas internos e as contas bancárias teriam saído ilesas desta investida.

Responsáveis do BCGE afirmaram que os dados divulgados dificilmente colocarão em risco a segurança das contas dos seus clientes, visto não acarretarem qualquer valor intrínseco.

Uma porta-voz do banco avançou à Reuters que os 30,192 mil emails capturados pelos criminosos, que dizem tanto respeito a clientes suíços como a clientes estrangeiros, foram publicados na Internet.

A responsável acrescentou que os dados revelados foram extraídos de inquéritos online realizados pelo banco aos seus clientes.

Os ataques aos sistemas informáticos de entidades bancárias têm, nos últimos anos, vindo a crescer. A cada vez maior exposição digital dos bancos, e das informações e dados que eles armazenam, torna-os vulneráveis às exponencialmente sofisticadas técnicas que alicerçam o cibercrime dos dias de hoje.

Sendo a Suíça o Éden fiscal que é, torna-se um alvo apetecível para os perpetradores do universo digital.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19. Tóquio quer pagar até quatro mil euros a bares que fiquem fechados

As autoridades de Tóquio, no Japão, estão a ponderar pagar um subsídio, que pode chegar aos quatro mil euros, aos bares que se mantenham fechados para conter a propagação da covid-19 na cidade. De acordo com …

Médicos franceses detetaram primeiro caso de bebé infetado no útero

Médicos em França pensam ter identificado aquele que será o primeiro caso confirmado de um bebé infetado com covid-19 no útero materno. De acordo com o site Business Insider, a equipa médica conta que a …

17 anos depois, Estados Unidos voltam a aplicar a pena capital a nível federal

Os Estados Unidos procederam, esta terça-feira, à primeira execução federal de um prisioneiro no "corredor da morte" em 17 anos, através de uma injeção letal. Daniel Lewis Lee, 47 anos, natural de Yukon (Oklahoma), foi executado …

Com o pretexto de paz, "senhor da guerra" vai ganhando poder na República Centro-Africana

O "senhor da guerra" Ali Darassa foi pago pelo presidente da República Centro-Africana e já influenciou a demissão de um ministro numa tentativa de manter a paz no país. A República Centro-Africana é um país atormentado …

Ministério Público acusa 25 arguidos pela queda do BES

O Ministério Público deduziu acusação, esta terça-feira, contra 25 arguidos, 18 pessoas singulares e sete pessoas coletivas, no âmbito do processo sobre a queda do Universo Espírito Santo. "O Ministério Público do Departamento Central de Investigação …

Agora, até o Toyota Corolla é um crossover

O Toyota Corolla Cross é o mais recente SUV da marca japonesa. Apesar de a marca estar a reforçar a sua gama de SUV, Portugal terá de esperar mais um pouco. Na semana passada, a Toyota …

Da Escócia à Grécia, Kleon pedalou durante 48 dias para regressar a casa

Um jovem grego, "preso" na Escócia devido ao cancelamento dos voos por causa da pandemia de covid-19, decidiu pedalar durante 48 dias consecutivos para conseguir regressar a casa. De acordo com a CNN, Kleon Papadimitriou, de …

Após fugirem da Venezuela, milhares foram obrigados a regressar por causa da pandemia (mas não é assim tão fácil)

Desde 2016, quase cinco milhões de venezuelanos deixaram o país, fugindo da pobreza e dos serviços sociais e de saúde em colapso. Agora, a pandemia de covid-19 forçou-os a regressar à Venezuela - se o …

Costa defende na Hungria que Estado de direito não deve ser associado à recuperação

O primeiro-ministro defendeu, esta terça-feira, à saída de uma reunião com o seu homólogo húngaro que a questão do Estado de direito, embora "central" para Portugal, não deve ser relacionada com as negociações sobre o …

Pandemia não dá tréguas nos EUA. Nem a relação entre Trump e Fauci

O Presidente dos Estados Unidos não esconde a relação tensa que mantém com um dos principais conselheiros científicos da Casa Branca. No último fim-de-semana, um membro da sua administração disse mesmo que há "preocupação" devido …