Balas com defeito que encravam armas. PSP confirma, mas diz que não é um problema

A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirma que estão a ser utilizadas algumas balas com defeito que até encravam as armas, nos treinos dos candidatos a agentes na Escola Prática de Polícia. Mas garante que isso “não afectou a actividade operacional da PSP”.

Os defeitos nas balas terão sido detectados esta semana, na Escola Prática de Polícia (EPP), em Torres Novas, durante os primeiros treinos com fogo real dos 600 candidatos a agentes do curso da PSP.

“Uma parte das balas usadas pelos recrutas simplesmente não funcionaram“, avança o jornal Expresso citando fontes não identificadas. “As armas estão a funcionar bem, mas as munições não deflagram. Algumas foram percutidas mais do que uma vez, mas não saíram do invólucro”, explica ao semanário um operacional.

A PSP “confirma a existência de um lote específico de munições, já referenciado e identificado, no qual algumas munições apresentaram problemas de deflagração”, conforme comunicado enviado às redacções. Mas garante que isso “não afectou a actividade operacional da PSP”, concluindo que a notícia avançada pelo Expresso “é alarmista e baseada em testemunhos não fundamentados“.

O Expresso refere que foram detectadas 24 munições que não deflagraram de um lote usado na EPP.

A PSP frisa que “o lote de munições em questão está a ser avaliado e será substituído“, mas sustenta que “não foi encontrado qualquer registo oficial de reclamações sobre detecção de problemas com estas munições ou outras”.

A força policial acrescenta que não é “conhecido”, nem foi “comunicado qualquer outro problema sobre este “defeito” por parte de todo o dispositivo da Polícia”.

“Nos anos anteriores nunca foi reportado este tipo de problema“, assegura ainda a PSP, notando que “a existência pontual de munições que não deflagram, por motivos vários, num universo de milhões de munições adquiridas, sendo uma situação de excepção, pode ocorrer”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Podem ser distribuídas só destas munições aos agentes pois com a merda de leis que temos ,são uma salvaguarda para que não venham a ser punidos se dispararem sobre algum criminoso.

RESPONDER

Rússia adere definitivamente ao acordo de Paris

A Rússia assinou, esta segunda-feira, uma resolução governamental que consagra a adesão definitiva ao Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, assinado por 195 países. "O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, …

"Roubaram-me os sonhos e a infância", acusa Greta Thunberg na Cimeira do Clima

A jovem ativista sueca criticou, esta segunda-feira, os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância. "Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e …

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …

Morte de menina de oito anos com bala perdida revolta Brasil

A morte de Ágatha Félix, uma menina de oito anos atingida, alegadamente, por uma bala perdida da polícia do Rio de Janeiro, está a provocar indignação no Brasil. Ágatha Felix tinha oito anos e foi baleada …

Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do PGR para combater corrupção

O presidente do partido Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do Procurador-Geral da República, afirmando que boa parte dos 42 mil milhões de euros que a corrupção custou aos portugueses se deveu à inoperância desta …

"Estranhos sintomas" que afligiam diplomatas em Cuba podem ter sido causados por pesticidas

A misteriosa origem dos estranhos sintomas (entre eles, zumbidos, tonturas, náuseas, perdas de audição e de memória e outras dificuldades cognitivas) que afligiram diplomatas canadianos e norte-americanos em Cuba entre 2016 e 2018 dever-se-á a …

Testes rápidos ao VIH já podem ser feitos em casa

A partir da próxima semana vai ser possível comprar nas farmácias autotestes ao vírus da SIDA para fazer em casa. Os resultados demoram apenas 15 minutos. As farmácias portuguesas vão começar a vender, a partir da …

Polícia dispara balas de borracha sobre manifestantes em Hong Kong

A polícia disparou no domingo balas de borracha em confrontos com manifestantes pró-democracia, em Hong Kong, perto de um centro comercial no qual causaram distúrbios. Pelo décimo sexto fim de semana de mobilização, milhares de manifestantes …

Portugal já paga juros mais baixos que Itália e Espanha, diz Costa

"Todos em Portugal estão hoje a viver melhor do que viviam há quatro anos", afirmou António Costa, durante uma ação de campanha do PS. António Costa disse, este domingo, que Portugal já está a pagar a …

Os últimos cinco anos foram os mais quentes de sempre

Um relatório das Nações Unidas revelou que, entre 2015 e 2019, foram atingidos níveis históricos. Desde 1850, as temperaturas aumentaram 1,1ºC. O período entre 2015 a 2019 é o mais quente alguma vez registado, indicou este …