/

Balas com defeito que encravam armas. PSP confirma, mas diz que não é um problema

1

A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirma que estão a ser utilizadas algumas balas com defeito que até encravam as armas, nos treinos dos candidatos a agentes na Escola Prática de Polícia. Mas garante que isso “não afectou a actividade operacional da PSP”.

Os defeitos nas balas terão sido detectados esta semana, na Escola Prática de Polícia (EPP), em Torres Novas, durante os primeiros treinos com fogo real dos 600 candidatos a agentes do curso da PSP.

“Uma parte das balas usadas pelos recrutas simplesmente não funcionaram“, avança o jornal Expresso citando fontes não identificadas. “As armas estão a funcionar bem, mas as munições não deflagram. Algumas foram percutidas mais do que uma vez, mas não saíram do invólucro”, explica ao semanário um operacional.

A PSP “confirma a existência de um lote específico de munições, já referenciado e identificado, no qual algumas munições apresentaram problemas de deflagração”, conforme comunicado enviado às redacções. Mas garante que isso “não afectou a actividade operacional da PSP”, concluindo que a notícia avançada pelo Expresso “é alarmista e baseada em testemunhos não fundamentados“.

O Expresso refere que foram detectadas 24 munições que não deflagraram de um lote usado na EPP.

A PSP frisa que “o lote de munições em questão está a ser avaliado e será substituído“, mas sustenta que “não foi encontrado qualquer registo oficial de reclamações sobre detecção de problemas com estas munições ou outras”.

A força policial acrescenta que não é “conhecido”, nem foi “comunicado qualquer outro problema sobre este “defeito” por parte de todo o dispositivo da Polícia”.

“Nos anos anteriores nunca foi reportado este tipo de problema“, assegura ainda a PSP, notando que “a existência pontual de munições que não deflagram, por motivos vários, num universo de milhões de munições adquiridas, sendo uma situação de excepção, pode ocorrer”.

ZAP //

1 Comment

  1. Podem ser distribuídas só destas munições aos agentes pois com a merda de leis que temos ,são uma salvaguarda para que não venham a ser punidos se dispararem sobre algum criminoso.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.