Balanço de sismo e tsunami na Indonésia sobe para 832 mortos

O balanço de vítimas do terremoto e do tsunami que atingiram a ilha de Célebes, na Indonésia, subiu este domingo para 832 mortos.

As autoridades advertem no entanto que este número deve aumentar, e que o balanço final de vítimas mortais pode chegar aos milhares. Centenas de vítimas estão sob os escombros, especialmente na cidade indonésia de Palu, que na última sexta-feira foi devastada pelo sismo e por ondas de 6 metros.

A Agência de Gestão de Desastres da Indonésia actualizou o balanço de vítimas fatais e anunciou que pelo menos 540 pessoas ficaram feridas. “Enviámos milhares de pessoas, sobretudo do exército e da polícia para o local”, afirmou o porta-voz da agência indonésia, Sutopo Purwo Nugroho.

Em Palu, vários corpos estão ainda nas praias, alguns dos quais cobertos com lonas azuis. Destroços espalhados pela região mostram a violência com que ondas de até 6 metros de altura atingiram a localidade.

Este domingo, serviços de resgate ainda tentam chegar às zonas afastadas, enquanto a população enfrenta os imperativos básicos da sobrevivência: encontrar alimentos, água potável e abrigos.

Os hospitais não conseguem dar resposta à grande quantidade de feridos. Muitas pessoas recebem socorro na rua. Os moradores tentam ajudar as vítimas de forma improvisada.

Terremoto de intensidade 7,5

De acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos, USGS, o terremoto de sexta-feira atingiu os 7,5 de magnitude e foi mais forte que a série de tremores que provocaram mais de 500 mortos e 1.500 feridos em agosto na ilha indonésia de Lombok, perto de Bali.

O epicentro do terremoto foi localizado a 78 km a norte de Palu, e o tremor foi sentido até no sul, em Macasar, capital da ilha. A terra tremeu também na ilha vizinha de Kalimantan e em Samarinda, do outro lado do estreito de Macasar.

A Indonésia, arquipélago de 17 mil ilhas, fica no Anel de Fogo do Pacífico e é um dos países mais propensos a sofrer desastres naturais.

Em 26 de dezembro de 2004, o país sofreu uma série de terremotos devastadores, um dos quais de magnitude 9,1 na ilha de Sumatra. Este devastador terramoto provocou um tsunami de grandes dimensões que provocou 220 mil mortos na região do sudeste asiático. Foi o terceiro maior terremoto no mundo desde 1900.

// RFI

PARTILHAR

RESPONDER

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …

EUA aprovam terceira dose da Pfizer para maiores de 65 anos e grupos de risco

A Food and Drugs Adminustration (FDA) anunciou, na noite de quarta-feira, ter dado luz verde à administração de uma terceira dose da vacina da Pfizer em alguns casos. O organismo que regula a comercialização de medicamentos …

Estabelecimentos de Santos vão encerrar mais cedo. Psicólogos alertam que fim de restrições pode levar a excessos

Redução do horário é a solução encontrada pelos empresários para dar resposta à recente onda de criminalidade que se tem registado na zona de Santos. Especialistas em psicologia apontam o levantar das medidas de restrição, …

885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …

Brasil, EUA e Canadá. TAP prevê aumento de voos entre outubro e março

A TAP já está de olhos postos em novos voos para recuperar a sua operação no segundo semestre do ano e no inverno IATA – entre outubro e março. A empresa “espera progressos em termos de …

Vulcão, La Palma

Uma tragédia anunciada em Janeiro. Cinzas do vulcão de La Palma a caminho de Portugal

A lava do vulcão Cumbre Vieja continua a cobrir La Palma, nas Canárias, e já destruiu mais de 300 casas. Enquanto as cinzas vulcânicas se estão a deslocar para a Península Ibérica, surge a notícia …

Líder parlamentar do BE diz que Costa "transformou eleições numa caricatura"

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, afirmou na quarta-feira que António Costa transformou as eleições autárquicas de 26 de setembro numa “caricatura”, considerando que o primeiro-ministro “vai a todo o lado prometer tudo”. O …