Coimbra confirma 3 mortos com bactéria hospitalar resistente a antibióticos

Tânia Rêgo / ABr

-

A bactéria altamente resistente a antibióticos que infectou mais de uma centena de pessoas no Hospital de Gaia no ano passado deixa agora 21 doentes internados em Coimbra.

De acordo com o Jornal de Notícias, os pacientes portadores da Klebsiella pneumoniae, uma bactéria resistente a carbapenemes (KPC), um antibiótico “bomba”, que matou três pessoas no hospital de Gaia em 2015, encontram-se em isolamento no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra “para prevenir a eventual disseminação”.

O JN avançava inicialmente que seriam 24 doentes isolados, mas o Público retificou entretanto o número para 21. Entre as medidas de contenção estão o uso de equipamentos de proteção e material descartável por parte dos profissionais de saúde e a proibição do contacto físico, além da desinfecção reforçada.

Há ainda mais cinco doentes colonizados (sem infeção) que estão nos cuidados intensivos “por outras causas clínicas”, de acordo com o gabinete coordenador local do Programa de Prevenção e Controlo das Infeções e das Resistências ao Antimicrobianos do CHUC.

O CHUC confirmou ao Público que três doentes infectados morreram – idosos que apresentavam um quadro clínico grave -, mas sublinha que ainda não se pode falar em “surto”.

A bactéria em causa transmite-se através de secreções e pelo contacto direto com o doente, e pode também estar presente em alimentos que não tenham sido bem lavados. Pacientes idosos e com o sistema imunitário mais debilitado são o principal foco de preocupação.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …