/

O “Baby Trump” está de volta ao Reino Unido (e desta vez é ainda maior)

Andy Rain / EPA

Baby Trump em Londres durante protesto contra Donald Trump

Em julho do ano passado, o Baby Trump decorou os céus do Reino Unido. Agora, pode voltar a exibir a sua fralda no ar a propósito da visita de Estado de Donald Trump, dizem os ativistas. 

O balão Baby Trump tornou-se o centro das atenções nos protestos contra a visita do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Reino Unido, em julho do ano passado. Agora, o bebé gigante, de fraldas e zangado, pode voltar a exibir-se nos céus, a propósito da visita de Estado de Trump agendada para junho. Mas desta vez, o Baby Trump surgirá numa versão maior.

Segundo o The Guardian, o balão pode mesmo ser cinco vezes maior do que o anterior. “Por onde quer que voe, o balão passará perto de Buckingham Palace e Donald Trump será obrigado a ver-se a si próprio, ali, no céu”, disse Asad Rehman, diretor executivo da War on Want e membro da Coligação Stop Trump.

“Achamos importante enviar uma mensagem forte a Donald Trump, não apenas para o rejeitar como indivíduo, mas também as suas políticas“, continuou o responsável.

Leo Murray, que ajudou a financiar o balão insuflável original (que contava com uns impressionantes seis metros de altura), referiu que o Baby Trump “definitivamente voltará a voar”, acrescentando que “estamos a brincar com a ideia de um balão de ar quente que teria cerca de cinco vezes o tamanho do original. Mas iria custar uma quantia enorme de dinheiro, mais de 70 mil libras”.

No entanto, os manifestantes ainda não obtiveram autorização para usar o insuflável e temem que as autoridades bloqueiem o pedido para o uso de um balão ainda maior.

A visita de Donald Trump ao Reino Unido, em 2018, mobilizou um grande número de manifestantes, “mas um ano depois Trump fez mais para acabar com os direitos humanos, recuou nas normas internacionais, continuou a sua negação climática e alimentou o nacionalismo branco”, referiu Rehman, afirmando que podem vir a haver mais de 250 mil manifestantes em junho deste ano.

Sadiq Khan, presidente da câmara municipal de Londres, autorizou o uso do balão nos protestos do ano passado e um porta-voz do presidente já fez saber que o lançamento do balão nas ruas londrinas será novamente autorizado.

“Qualquer pedido de autorização para fazer voar o balão numa área que a autoridade de Londres controla será avaliada com os mesmos critérios seguidos no ano passado pela polícia e pela Autoridade Civil Aérea”, afirmou.

Este ano, o Presidente dos Estados Unidos e a sua esposa, Melania Trump, vão realizar uma visita de Estado ao Reino Unido de 3 a 5 de junho, a convite da Família Real britânica. Esta será a primeira visita de Estado de Trump ao país, após a tentativa anterior que em julho de 2018 acabou numa simples visita de trabalho perante os protestos dos britânicos.

LM, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.