Ayahuasca. Cientistas confirmam que a infusão psicadélica melhora sintomas de ansiedade e depressão

Apesar da sua ilegalidade, um novo estudo demonstrou que as substâncias psicadélicas têm efeitos transformadores nos indivíduos que têm problemas de saúde mental, incluindo depressão e ansiedade.

Apesar de o uso de drogas em geral afetar de forma negativa a nossa saúde mental, com a linha entre o uso recreativo e o medicinal a ser muito ténue, um novo estudo comprova que a utilização de Ayahuasca tem efeitos positivos em pessoas que sofrem de depressão ou ansiedade.

A Ayahuasca — que é feita com a droga dimetiltriptamina (DMT), cipó Banisteriopsis caapi (mariri ou jagube) e folhas do arbusto Psychotria viridis (chacrona ou rainha) — é uma infusão psicoactiva amazónica muito usada nos rituais de cura e nas religiões sincréticas populares, especialmente na América do Sul.

Apesar da sua utilização generalizada nestes contextos e do interesse crescente a nível global, ainda não existiam estudos de larga escala que comprovassem os seus benefícios.

Agora, o Global Ayahuasca Project (Projeto Global Ayahuasca, em português) é o maior estudo alguma vez realizado sobre a utilização daquela infusão psicadélica e foi publicado, em abril, na revista Science Direct.

Levado a cabo entre 2017 e 2020, através de um questionário online preenchido autonomamente, a investigação mostra uma ligação entre a utilização de Ayahuasca e melhorias nas perturbações mentais.

Os investigadores analisaram, com recurso a uma variedade de medidas, os testemunhos de mais de 11 mil consumidores (7.785 dos quais relataram ter sintomas de depressão ou ansiedade) para inferir os seus índices de saúde mental, bem como a sua experiência subjetiva durante e após o consumo.

Os resultados mostraram uma melhoria impressionante dos sintomas de depressão e ansiedade, com 94% dos inquiridos a sentir alguma, grande ou a resolução completa dos indícios de depressão. O mesmo se verificou em 90% dos casos de participantes com sintomas de ansiedade.

O grande tamanho da amostra permitiu aos autores tirar uma série de conclusões sobre os tipos de experiência que se relacionaram com maiores melhorias: aqueles que relataram experiências místicas mais profundas, por exemplo, sentiram melhorias mais significativas.

No entanto, nem todos os inquiridos tiveram tanta sorte, escreve o PsyPost. Uma pequena minoria referiu um agravamento dos sintomas de depressão (2,7%) e de ansiedade (4,4%), com os indivíduos a relatar que se sentiam desconectados, sozinhos, nervosos, ansiosos, deprimidos ou sem esperança nas semanas imediatamente a seguir ao consumo de Ayahuasca.

Em geral, o estudo sugere uma relação entre a utilização da Ayahuasca e a melhoria dos sintomas em indivíduos que sofrem de depressão ou ansiedade, com muito poucas provas de efeitos negativos para a saúde mental.

Porém, uma das principais limitações do estudo é o facto de o questionário ter sido distribuído através de grupos e fóruns de Ayahuasca, onde é mais provável que indivíduos com reações positivas àquela infusão estejam mais ativos.

Recentemente, a plataforma de streaming Netflix adicionou o documentário “The Last Shaman” — que conta a história de um jovem com depressão que, num último esforço para impedir o seu suicídio, viaja até à Amazónia para se submeter a um milenar ritual alucinatório — à sua extensa lista de conteúdos.

Além disso, há estudos que apoiam a hipótese de que a substância pode ajudar na formação de neurónios, na redução do risco de suicídio de pessoas com depressão “incurável” ou até mesmo no combate ao alcoolismo.

Sofia Teixeira Santos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Considerando que em Portugal existem organizações com fins religiosos que usam sacramentalmente a ayahuasca em rituais religiosos, porque que o jornalista alega “Apesar da sua ilegalidade” a ilegalidade do chá. Já que essas instituições são bem conhecidas do governo. Terá sido desconhecimento ou outra coisa?

    Por outro lado, no Brasil o uso “responsável” do chá, em instituições religiosas geralmente de cunho cristão e reencarnacionista, que também não comercializam o chá, é coisa que já vem desde os anos 60, e lembrando que uma dessas instituições, nos EUA (USA) foi reconhecida como uma instituição que tem os atributos esperados de um religião e teve assegurado o direito ao uso ritual do chá, pela suprema corte americana, o que me faz pensar que pelo menos não conseguiram, o governo americano, provar que o chá seja de qualquer forma ofensivo a saúde humana.

RESPONDER

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …

"Cruzeiro espacial" da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social. Passo a passo, Elon Musk parece …

Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue. Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes …

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …