O avião mais letal da marinha americana está (finalmente) pronto para combate

O novo F35C vai integrar a frota da Marinha norte-americana. Este avião destaca-se pelas capacidades furtivas, velocidade supersónica e agilidade extrema.

Duas décadas em testes que chegam agora ao fim. A Marinha dos Estados Unidos apresenta agora o novo avião F-35C e diz estar pronto para o combate. Personificado como o futuro da aviação militar, o F-35C é uma aeronave letal e versátil.

Segundo o Diário de Notícias, o avião combina capacidades furtivas, velocidade supersónica, agilidade extrema e vanguarda da tecnologia de fusão de sensores

O anúncio surgiu depois de o primeiro esquadrão de F-35C ter sido incluído na frota do porta-aviões USS Carl Vinson.

“O F-35C está pronto para operações, pronto para combate e pronto para vencer. Estamos a adicionar um incrível sistema de armas ao arsenal de nossos grupos de ataque que melhoram significativamente a capacidade da força conjunta”, informou o vice-almirante DeWolfe Miller, comandante das Forças Aéreas Navais.

De acordo com o matutino, declarar que a aeronave está pronta para o combate é um marco importante tanto para a Marinha quanto para o principal fabricante, a Lockheed Martin.

Este marco é o resultado da dedicação inabalável do nosso esforço conjunto, de governo e indústria, focado em fornecer o avião de combate mais letal”, disse Greg Ulmer, vice-presidente da Lockheed Martin e diretor-geral do programa F-35.

O avião tem capacidades que dificultam a deteção por radar inimigo e é um dos favoritos do Presidente Trump, que elogiou o F-35 várias vezes por ser “invisível”.

Ainda assim a aeronave gerou também várias críticas nos últimos anos, após ter enfrentado uma vasta lista de contratempos, como problemas de software, motores e sistema de armas.

Por esse motivo, os críticos continuam a encarar o F-35C com algum ceticismo, apesar das garantias dos líderes militares dos Estados Unidos de que os problemas estão resolvidos.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

      • A sra Ana Isabel é que deve ser uma grande imbessíl. Diga lá que mal é que lhe fizeram os Russos? Um conselho, não seja tão rápida a julgar e ponha de lado as suas opiniões tendenciosas.

  1. Imbecil não se escreve com ss…
    Conhece os Russos e a sua mentalidade??
    São uns pobres coitados, com alguns génios mal aproveitados, liderados por um, esse sim, imbecil. Em certa medida, um país com algumas similaridades com este nosso “grande país de 900 anos” de história, que têm por sina ser sempre o último da Europa.

RESPONDER

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Itália | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …