Novo avião hipersónico promete ligar Londres a Sydney em 4 horas

(dr) Reaction Engines

A Agência Espacial do Reino Unido anunciou a construção da “primeira ponte espacial do mundo” graças a um verdadeiro avião espacial, que promete ligar Londres a Sydney em apenas 4 horas.

Na Conferência Espacial do Reino Unido 2019, a Agência Espacial do país anunciou que vai trabalhar em parceria com a Agência Espacial Australiana para a construção da “primeira ponte espacial do mundo”.

O projeto, com o nome Synergetic Air-Breathing Rocket Engine (SABRE), está a ser desenvolvido pela Reaction Engines, que conta com o financiamento da BAE Systems, da Rolls-Royce e da Boeing HorizonX.

O avião hipersónico poderá estar operacional dentro de sensivelmente dez anos. O tempo de voo entre Londres e Sidney pode ser reduzido em 80% já em 2030.

Em abril, a Reaction Engines anunciou testes bem sucedidos, que simulavam uma velocidade três vezes mais alta do que a do som, ou seja, 50% mais rápido do que a velocidade do Concorde, que conseguia fazer a viagem entre Nova Iorque e Paris em cerca de 3,5 horas.

No entanto, segundo a CNN, o motor está a ser construído para que possa atingir cinco vezes mais do que a velocidade do som.

O SABRE “alimenta-se” do ar da atmosfera, o que permite uma maior eficiência do combustível e diminuição do peso. Além disso, em comparação com os outros motores já existentes, o SABRE é mais avançado, já que todos os outros precisam de transportar o seu próprio suprimento de oxigénio.

Shaun Driscoll, diretor de projetos da Reaction Engines, explicou durante a conferência que os foguetões não progrediram nos últimos 70 anos. No entanto, “os motores aeronáuticos tornaram-se muito eficientes”.

“Ao combinar um motor aeronáutico e um foguetão, pode-se ter um sistema de propulsão muito leve e eficiente e, na prática, criar um avião espacial“, disse ainda o especialista.

A empresa está agora a finalizar a construção de uma instalação de testes em Buckinghamshire, no Reino Unido, que será o local da primeira demonstração em solo do núcleo de respiração do ar do motor SABRE.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quantos humanos são precisos para colonizar Marte? Novo estudo responde

Quantas pessoas são necessárias para colonizar o Planeta Vermelho? Segundo um novo estudo, no mínimo, 110. Jean-Marc Salotti, investigador e professor no Instituto Politécnico de Bordéus, em França, concluiu recentemente que são necessários 110 colonos para …

Manchas gigantes de Betelgeuse podem explicar o seu estranho escurecimento

As manchas gigantes da estrela Betelgeuse podem estar por detrás do estranho escurecimento que esta estrela tem vindo a experimentar, segundo uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha. …

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …