O avião de Emiliano Sala voava muito depressa (e o piloto perdeu o controlo)

Edward Boone / EPA

Homenagem a Emiliano Sala durante o FC Nantes v AS St Etienne

Os especialistas da Air Accidents Investigation Branch (AAIB) do Governo britânico publicaram, esta sexta-feira, o resultado final do seu relatório sobre a avioneta que se despenhou a 21 de janeiro de 2019, no qual viajavam o jogador argentino Emiliano Sala e o piloto David Ibbotson. Nenhum sobreviveu.

Esta investigação durou 14 meses e trata-se do terceiro relatório sobre o caso que comoveu o mundo do futebol. Entre as principais conclusões, os especialistas referiram que “nem o piloto nem a aeronave tinham as licenças ou as permissões necessárias para operar comercialmente”.

“Às 20h16 (hora local), provavelmente durante as manobras para evitar o mau tempo, o avião perdeu o radar e atingiu o mar 22 milhas náuticas a noroeste de Guernsey [dependência britânica a oeste da costa da Normandia]”, detalha o relatório.

Em relação às causas do acidente, a investigação aponta três fatores que provocaram o desastre aéreo: perda de controlo, rutura na aeronave durante o voo e presença de monóxido de carbono.

A perda de controlo aconteceu durante durante uma rotação manual, “que provavelmente foi iniciada para permanecer ou recuperar as Condições Meteorológicas Visuais”. A aeronave sofreu uma rutura “enquanto o piloto a manobrava a uma velocidade significativamente maior do que a velocidade de manobra do projeto”. Além disso, o piloto terá sido “afetado por envenenamento” por monóxido de carbono.

“Este foi um acidente trágico com consequências fatais. Enquanto publicamos nosso relatório final, os nossos pensamentos estão com as famílias de Sala e Ibbotson”, disse Crispin Orr, inspetor do Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos.

Além disso, o especialista observou que foram realizadas análises detalhadas sobre a tragédia aérea e, após as conclusões finais, espera que as condições de segurança para o futuro sejam melhoradas: “Hoje fizemos importantes recomendações de segurança que, se totalmente implementadas, reduziriam significativamente o risco de recorrência”.

Na publicação oficial, afirma-se que “a Autoridade de Aviação Civil tomou medidas para aumentar a consciencialização sobre o risco associado a voos fretados não licenciados“.

Além disso, em relação à presença de poluentes a bordo, Orr disse que “a manutenção de rotina é vital, mas não pode eliminar completamente o risco de escape de monóxido de carbono”. A esse respeito, “equipar a aeronave com dispositivos que alertem para a presença desse gás inodoro, incolor e mortal permitiria aos pilotos tomar medidas que salvariam vidas”.

Orr pediu que  os”reguladores tornem obrigatório que aeronaves com motor de pistão, como a envolvida neste acidente, usem um dispositivo ativo de alerta de monóxido de carbono”.

O avião que transportava o jogador argentino de 28 anos desapareceu dos radares em 21 de janeiro, pelas 20h, quando o futebolista e o piloto David Ibbotson, de 59 anos, seguiam viagem de Nantes para Cardiff, onde o atleta era esperado no dia seguinte para treinar no seu novo clube.

Os destroços da aeronave foram localizados por uma equipa de busca privada comandada pela família Sala e, no dia seguinte, um corpo foi localizado na aeronave. O avião foi encontrado no Canal da Mancha a cerca de 20 quilómetros a norte de Guernsey, perto da zona da sua última transmissão.

Sala, que havia assinado por três anos e meio, foi a maior transferência já feita pelo clube galês.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …

Misericórdias de Viseu apelam ao bom senso na vacinação

O presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias disse esta segunda-feira à agência Lusa que na vacinação contra a covid-19 “tem de haver bom senso” e explicou que, quando sobram vacinas, “têm …

Quatro futebolistas e presidente do Palmas morrem em queda de avioneta no Brasil

Quatro futebolistas e o presidente do Palmas morreram ontem num acidente de aviação a caminho de Goiânia, onde a equipa da quarta divisão brasileira ia defrontar o Vila Nova na Taça Verde. "Lamentamos informar que não …

Marcelo bate recorde de Mário Soares. É o primeiro a ganhar em todos os concelhos

Marcelo Rebelo de Sousa foi o primeiro candidato a ganhar todos os concelhos numas eleições presidenciais em democracia. O candidato a Presidente da República e reeleito para o cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, ganhou a votação …

Portugal regista mais 252 mortes e 6.923 casos de covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais 252 mortes e 6.923 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, …