//

Emiliano Sala foi exposto a altos níveis de monóxido de carbono antes de o avião se despenhar

O futebolista Emiliano Sala e o piloto do avião em que viajavam foram expostos a altos níveis de monóxido de carbono antes de o avião se despenhar no Canal da Mancha em janeiro.

Testes toxicológicos revelam que a quantidade de hemoglobina ligada ao monóxido de carbono, era de 58% — o que significa que esta porção de hemoglobina não estava disponível para transportar oxigénio. Segundo investigadores contactados pela Skynews, esta situação basta para provocar convulsões, taquicardia e levar à perda de consciência, sendo, portanto, fatal.

O avião pessoal Piper Malibu não tinha a cabine do piloto separada da cabine dos passageiros e, segundo o jornal britânico The Guardian, o piloto David Ibbotson foi muito provavelmente envenenado pelo mesmo gás.

O monóxido de carbono, um gás incolor e inodoro é produzido em altas concentrações nos pistões existentes dos motores de aviões, contudo, deveria ser expelido naturalmente do gerador através do sistema de exaustão. Falhas no aquecimento e no sistema de ventilação poderiam levar o gás à cabine.

O advogado da família Sala, Daniel Machover, disse ao jornal britânico que a “família acredita que a análise de cada detalhe técnico do avião é necessário. O futuro da aviação depende do máximo que se souber sobre o que se passou”.

Os investigadores do acidente estão a trabalhar com os fabricantes do avião em que o avançado argentino viajava e a National Transportation Safety Board norte-americana para identificar as razões para a presença deste tipo de gás na cabine.

O avião que transportava o jogador argentino de 28 anos desapareceu dos radares em 21 de janeiro, pelas 20h00, quando o futebolista e o piloto David Ibbotson, de 59 anos, seguiam viagem de Nantes para Cardiff, onde o atleta era esperado no dia seguinte para treinar no seu novo clube.

Os destroços da aeronave foram localizados por uma equipa de busca privada comandada pela família Sala e, no dia seguinte, um corpo foi localizado na aeronave. O avião foi encontrado no Canal da Mancha a cerca de 20 quilómetros a norte de Guernsey, perto da zona da sua última transmissão.

Sala, que havia assinado por três anos e meio, foi a maior transferência já feita pelo clube galês, que atualmente luta para se manter na Premier League, a divisão maior em Inglaterra.

O argentino iniciou a carreira nos portugueses do FC Crato e representou também o Bordéus, o Orleáns, o Chamois Niortais e o Caen. O atleta tinha sido treinado por Sérgio Conceição, atual técnico do FC Porto, no Nantes, no qual foi companheiro de Sérgio Oliveira, na altura emprestado pelos ‘dragões’.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.