O departamento de investigação britânico de acidentes aéreos (AAIB) esclareceu, esta segunda-feira, que o avião em que morreu o futebolista argentino Emiliano Sala, após despenhar-se no Canal da Mancha, não estava autorizado a operar voos comerciais.
Esta segunda-feira, a Agência de Investigação de Acidentes Aéreos Britânica (AAIB) divulgou as primeiras conclusões sobre o acidente que vitimou o jogador Emiliano Sala e o piloto David Ibbotson a 21 de janeiro deste ano.
A aeronave, registada nos Estados Unidos, “não podia ser utilizada para voos comerciais sem autorização da FAA e da CAA”, as autoridades de regulação da aviação civil nos Estados Unidos e no Reino Unido, respetivamente, “não havendo qualquer prova de que essa autorização tivesse sido pedida ou concedida”, escreveram os investigadores.
Além disso, os investigadores indicam que David Ibbotson tinha uma licença de piloto emitida pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação, mas essa licença não pressupõe necessariamente uma autorização para voar à noite. Por sua vez, a AAIB diz desconhecer se o piloto possuía ou não tal autorização.
“Estima-se que a licença e o registo do piloto se perderam com a queda da aeronave”, escreveram os investigadores, sendo que o aparelho foi localizado, mas não recuperado, permanecendo a 67 metros de profundidade.
Os vídeos feitos por um robô no fundo do mar mostram a aeronave “severamente danificada”, partida em três partes “mantidas apenas ligadas por cabos elétricos e cabos de controlo da aeronave”.
O jogador de 28 anos faleceu no passado dia 21 de janeiro, quando o avião em que viajava caiu no Canal da Mancha. O corpo do futebolista foi encontrado dentro da avioneta, a norte da ilha de Guernsey, a 3 de fevereiro, sendo identificado quatro dias depois. De momento, não há informação sobre o paradeiro de David Ibbotson, que pilotava o aparelho.
Sala tinha assinado contrato com o Cardiff City, por quem não chegou a ser apresentado, depois de ter marcado 12 golos em 19 jogos na Liga francesa de 2018/19, ao serviço do Nantes.
ZAP // Lusa