“Avião do Juízo Final” foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

A aeronave do “dia do juízo final” da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro.

Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha dos EUA declarou-o como “acidente de Classe A”, o que significa que o evento causou mais de dois milhões de dólares em danos, de acordo com o Navy Times.

Em 2 de outubro, durante a chamada manobra touch-and-go – quando uma aeronave pousa e descola novamente sem parar completamente -, a aeronave E-6B Mercury atingiu um pássaro ainda não identificado, disse Tim Boulay, um porta-voz da divisão de aeronaves do Naval Air Warfare Center, à Military. O acidente aconteceu no rio Patuxent da Estação Aérea Naval, em Maryland.

Não foi relatado nenhum ferido e o avião pousou em segurança na pista da estação aérea às 15h12 locais. Agora, o avião está de volta à ação. “O motor foi substituído e a aeronave voltou ao serviço”, disse Boulay. Este acidente com um pássaro marca o segundo acidente de Classe A deste tipo de aeronave este ano.

O E-6B Mercury é um Boeing 707 com estilo militar para servir como uma plataforma de comando e comunicação aérea da Marinha dos EUA no caso de uma guerra nuclear.

Os seus  sistemas são criados para sobreviver aos pulsos eletromagnéticos das bombas nucleares que explodem por baixo dele, de acordo com um relatório do The Center for the National Interest, um grupo de reflexão sobre políticas públicas com sede em Washington.

A embarcação usa sistemas de comunicação de baixa frequência que permitiriam aos responsáveis comunicar com a força de mísseis nucleares da Marinha dos EUA em submarinos de mísseis balísticos no mar. Este avião apocalíptico também está equipado com o chamado sistema de controlo de lançamento aéreo, o que significa que pode lançar mísseis balísticos intercontinentais terrestres.

Os ataques de pássaros a aeronaves não são incomuns. De acordo com o programa governamental Parceiros em Defesa do Departamento de Defesa (DoD PIF), todos os anos, são relatados cerca de três mil incidentes entre animais selvagens e aeronaves militares e outros 2.300 ou mais para embarcações civis.

Vários programas de prevenção, incluindo o programa de Risco de Avião de Aves/Vida Selvagem, foram implementados num esforço para reduzir estes incidentes de ataque de aves. “Modificações de habitat e afastar as aves das pistas são parte integrante da resposta, mas entender o comportamento e os movimentos das aves em relação ao ambiente do aeródromo e às rotas de treinamento militar por pilotos e tripulações também é um fator crítico na redução de ataques de aves”.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

      • “Ataques” de pássaros, animais selvagens, incidentes de “ataque” de aves ???????….. Não sei quem foi o autor do artigo, mas talvez tenha ficado traumatizado com “the birds” de A.Hitchcock e filmes de terror com com animais ferozes !….. As aves não (atacam) voam no seu meio natural, quanto a animais selvagens, nunca vi um hipopótamo voar !…..Bem que o A.Costa acredita em vacas voadoras !

  1. O nosso primeiro ministro devia informar-se acerca disto, pois talvez assim ponha em causa o seu famoso aeroporto no Montijo………..aí não faltam aves. E esta hemmm!

RESPONDER

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …

Leverkusen vs FC Porto | Luis Díaz mantém “dragão” à tona

O FC Porto perdeu na Alemanha, na visita ao Bayer Leverkusen, por 2-1, e tem tudo em aberto na perspetiva de chegar aos oitavos-de-final da Liga Europa. Após uma primeira parte difícil, na qual praticamente não …

Ex-presidente do Tribunal da Relação Vaz das Neves arguido na Operação Lex

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa foi constituído arguido no processo Operação Lex, em que também são arguidos o desembargador Rui Rangel e a sua ex-mulher e juíza Fátima Galante. A fonte adiantou à …

Rangers vs Braga | "Braveheart" romeno estraga noite "guerreira"

  O Sporting de Braga perdeu em casa dos escoceses do Rangers por 3-2, esta quinta-feira, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol em que esteve a vencer …

Morreu Joaquim Pina Moura, antigo ministro da Economia e das Finanças

O ex-ministro da Economia e das Finanças morreu em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa, disse à agência Lusa o filho, o fotojornalista João Pina. Natural de Loriga, Seia (distrito da Guarda), …

Duran Duran e A-ha levam anos 80 ao Rock in Rio

Os noruegueses A-ha, responsáveis por Take on me, tema que fez sucesso na década de 80, estrear-se-ão em palcos portugueses no Rock in Rio Lisboa, atuando no mesmo dia em que os ingleses Duran Duran. Segundo …

Maior avião comercial do mundo vai ser reciclado (mas vende lembranças)

O primeiro Airbus A380 vai ser dividido em peças para futuras substituições, mas vai voltar aos céus através de etiquetas de bagagem. O MSN003 começou a ser fabricado em 2004 e tornou-se o primeiro avião super …

Caso Roger Stone. Ex-consultor de Trump condenado a 40 meses de prisão

O ex-consultor do Presidente dos Estados Unidos foi condenado, esta quinta-feira, a mais de três anos de prisão, apesar da interferência do procurador-geral para reduzir a recomendação de sentença. Um tribunal federal condenou o ex-consultor de …

Shakhtar D. vs Benfica | "Águia" perde mas sai viva

Ainda não foi esta quinta-feira que o Benfica regressou à senda dos bons resultados. Na visita a Kharkiv, casa emprestada do Shakhtar Donetsk, os campeões nacionais perderam por 2-1. Os três golos nasceram todos na etapa …

Após 40 anos, a Casa dos Amantes de Pompeia abre ao público

Pela primeira vez após 40 anos, a Casa dos Amantes, rica em frescos e decorações e uma das jóias de Pompeia, vai abrir ao público. Encontrada durante escavações em 1933, a Casa dos Amantes, em Pompeia, …