Avião de Eduardo Campos terá sido comprado pelo partido com “saco azul”

Elza Fiúza / ABr

Eduardo Campos, político brasileiro, líder do PSB, ex-Governador de Pernambuco e candidato à presidência do Brasil

Eduardo Campos, político brasileiro, líder do PSB, ex-Governador de Pernambuco e candidato à presidência do Brasil

A origem do avião que caiu com o candidato brasileiro à presidência, Eduardo Campos, tem levantado suspeitas em torno do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o possível uso de dinheiro não declarado.

Eduardo Campos, ex-governador do Recife e candidato à presidência do Brasil pelo PSB, morreu no dia 13 deste mês, num acidente com o jato que usava para sua campanha. Outras seis pessoas morreram na queda do avião, na cidade de Santos, em São Paulo.

Esta terça-feira, uma reportagem da Globo levantou a suspeita de que as empresas que aparecem como doadoras do dinheiro usado para parte do financiamento da aeronave podem ser “empresas-fantasma”.

A operadora da aeronave, AF Empreendimentos, revelou ter recebido um total de 570 mil euros, com origem em seis empresas diferentes.

Na reportagem, no entanto, vê-se que no suposto endereço das companhias indicadas há salas comerciais e casas vazias, e até uma peixaria fantasma numa favela no Recife, capital do estado onde Campos foi governador por dois mandatos consecutivos.

As empresas terão feito empréstimos ao empresário João Carlos Mello Filho, ligado a Campos, que assume ser o comprador do jato. Segundo Mello Filho, os pagamentos foram feitos em troca do uso do avião, enquanto a compra era oficialmente concluída.

A Polícia Federal suspeita que o empresário foi usado para ocultar a compra da aeronave pelo próprio partido, fazendo uso de dinheiro do “saco azul”.

Num comunicado, o partido diz que o empresário autorizou o uso do jato durante toda a campanha de Campos e que a prestação de contas ao Tribunal Superior Eleitora (TSE) seria feita após a disputa, conforme a legislação a respeito.

Após a morte de Eduardo Campos, a candidata a vice-presidente na sua lista, a ambientalista Marina Silva, assumiu a candidatura, alterando o cenário da disputa.

Segundo as últimas sondagens, Marina aparece como a segunda colocada, com 29 por cento das intenções de voto, e à frente e Dilma Roussef numa segunda volta.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …