Avião da FlyDubai pode ter caído por causa de conflito entre pilotos

smartjunco / Flickr

Boeing 737 da FlyDubai

Boeing 737 da FlyDubai

O avião da FlyDubai que se despenhou na Rússia, a 19 de Março, matando 62 pessoas, pode ter caído abruptamente devido à falta de coordenação e a um conflito entre os dois pilotos, quanto à forma como actuar perante a situação de emergência.

Estes dados são avançados pelo The Wall Street Journal que cita uma fonte próxima da investigação às causas do acidente e especialistas independentes em segurança aérea.

A publicação atesta que as análises ao registo da conversa mantida entre os pilotos, nos instantes finais antes de o avião se ter despenhado, revela que os dois podem ter despoletado “comandos conflituantes” durante uma das fases da emergência.

Uma ideia que vem ao encontro dos extractos da conversa mantida no cockpit que foram divulgados por um canal russo, reporta o site Airline.ee.

“Não te preocupes”, terá dito um dos pilotos para, dois segundos depois, gritar “Não faças isso!”. A seguir, até ao momento do embate no solo e consequente explosão, só se ouvem repetidos apelos de “Puxa para cima!”.

O mesmo canal russo avançou que depois de desligar o modo de auto-piloto, o piloto pode ter ligado acidentalmente uma barbatana de estabilização na cauda, enquanto tentava recuperar o avião para a posição horizontal, devido à “fadiga crónica”, o que terá levado o Boeing a cair abruptamente, sem responder aos comandos.

Além dos potenciais erros dos pilotos, investiga-se ainda o papel que o mau tempo que se fazia sentir, na altura do acidente, pode ter tido para o desfecho trágico.

O relatório preliminar da investigação só será divulgado em Abril, depois de uma primeira análise à informação das caixas negras recuperadas do avião. Mas nessa altura, ainda não deverão ser apresentadas as causas finais do acidente, apenas uma avaliação prévia das hipóteses que estão em causa.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. devia existir em todos os aviões comerciais uma terceira caixa negra, a qual seria colocada na cabine dos pilotos, mas com uma diferença, esta 3ª caixa seria um videogravador para porteriormente ser vista a gravação video, pelos peritos afim de o resultado da investigação ser mais completo e preciso !

RESPONDER

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné-Conacri, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola na Guiné", disse …