Avião da FlyDubai pode ter caído por causa de conflito entre pilotos

smartjunco / Flickr

Boeing 737 da FlyDubai

Boeing 737 da FlyDubai

O avião da FlyDubai que se despenhou na Rússia, a 19 de Março, matando 62 pessoas, pode ter caído abruptamente devido à falta de coordenação e a um conflito entre os dois pilotos, quanto à forma como actuar perante a situação de emergência.

Estes dados são avançados pelo The Wall Street Journal que cita uma fonte próxima da investigação às causas do acidente e especialistas independentes em segurança aérea.

A publicação atesta que as análises ao registo da conversa mantida entre os pilotos, nos instantes finais antes de o avião se ter despenhado, revela que os dois podem ter despoletado “comandos conflituantes” durante uma das fases da emergência.

Uma ideia que vem ao encontro dos extractos da conversa mantida no cockpit que foram divulgados por um canal russo, reporta o site Airline.ee.

“Não te preocupes”, terá dito um dos pilotos para, dois segundos depois, gritar “Não faças isso!”. A seguir, até ao momento do embate no solo e consequente explosão, só se ouvem repetidos apelos de “Puxa para cima!”.

O mesmo canal russo avançou que depois de desligar o modo de auto-piloto, o piloto pode ter ligado acidentalmente uma barbatana de estabilização na cauda, enquanto tentava recuperar o avião para a posição horizontal, devido à “fadiga crónica”, o que terá levado o Boeing a cair abruptamente, sem responder aos comandos.

Além dos potenciais erros dos pilotos, investiga-se ainda o papel que o mau tempo que se fazia sentir, na altura do acidente, pode ter tido para o desfecho trágico.

O relatório preliminar da investigação só será divulgado em Abril, depois de uma primeira análise à informação das caixas negras recuperadas do avião. Mas nessa altura, ainda não deverão ser apresentadas as causas finais do acidente, apenas uma avaliação prévia das hipóteses que estão em causa.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. devia existir em todos os aviões comerciais uma terceira caixa negra, a qual seria colocada na cabine dos pilotos, mas com uma diferença, esta 3ª caixa seria um videogravador para porteriormente ser vista a gravação video, pelos peritos afim de o resultado da investigação ser mais completo e preciso !

RESPONDER

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …