O avião da FlyDubai que se despenhou na Rússia, a 19 de Março, matando 62 pessoas, pode ter caído abruptamente devido à falta de coordenação e a um conflito entre os dois pilotos, quanto à forma como actuar perante a situação de emergência.
Estes dados são avançados pelo The Wall Street Journal que cita uma fonte próxima da investigação às causas do acidente e especialistas independentes em segurança aérea.
A publicação atesta que as análises ao registo da conversa mantida entre os pilotos, nos instantes finais antes de o avião se ter despenhado, revela que os dois podem ter despoletado “comandos conflituantes” durante uma das fases da emergência.
Uma ideia que vem ao encontro dos extractos da conversa mantida no cockpit que foram divulgados por um canal russo, reporta o site Airline.ee.
“Não te preocupes”, terá dito um dos pilotos para, dois segundos depois, gritar “Não faças isso!”. A seguir, até ao momento do embate no solo e consequente explosão, só se ouvem repetidos apelos de “Puxa para cima!”.
O mesmo canal russo avançou que depois de desligar o modo de auto-piloto, o piloto pode ter ligado acidentalmente uma barbatana de estabilização na cauda, enquanto tentava recuperar o avião para a posição horizontal, devido à “fadiga crónica”, o que terá levado o Boeing a cair abruptamente, sem responder aos comandos.
Além dos potenciais erros dos pilotos, investiga-se ainda o papel que o mau tempo que se fazia sentir, na altura do acidente, pode ter tido para o desfecho trágico.
O relatório preliminar da investigação só será divulgado em Abril, depois de uma primeira análise à informação das caixas negras recuperadas do avião. Mas nessa altura, ainda não deverão ser apresentadas as causas finais do acidente, apenas uma avaliação prévia das hipóteses que estão em causa.
ZAP
devia existir em todos os aviões comerciais uma terceira caixa negra, a qual seria colocada na cabine dos pilotos, mas com uma diferença, esta 3ª caixa seria um videogravador para porteriormente ser vista a gravação video, pelos peritos afim de o resultado da investigação ser mais completo e preciso !