Um avião da Air France escapou por pouco a uma colisão fatal com o maior vulcão africano. Os passageiros nem se aperceberam. As autoridades aeronáuticas francesas estão a investigar.
Segundo informações agora reveladas, a Agência Francesa de Aviação, BEA, está a investigar um incidente com um avião Boeing 777 da Air France, com 37 passageiros a bordo, durante um voo de Malabo, na Guiné Equatorial, para Douala, nos Camarões, evitou por pouco uma colisão com o Monte Camarões, o maior vulcão em actividade na região.
Segundo a CNN, o incidente ocorreu no passado dia 2, quando o avião, que fazia o voo 953 e se encontrava a 2.700 metros de altitude, se desviou da sua rota para evitar uma tempestade.
Ao retomar a sua rota, a aeronave aproximou-se demasiado do Monte Camarões, um vulcão com mais de 4.000 metros de altura, revelou a BEA, provocando o disparo do alarme de proximidade de terra.
Segundo a Air France, os pilotos iniciaram imediatamente o procedimento apropriado, uma manobra evasiva, elevando a altitude do avião para os 3.900 metros, e conseguiram evitar a colisão.
O avião prosseguiu viagem sem que os passageiros se tivesse apercebido da tragédia iminente, e aterrou em segurança no aeroporto de Douala, não havendo registos de feridos entre os presentes a bordo.
A BEA considerou o episódio como um “incidente sério”, e classificou-o como “uma manobra controlada nas proximidades de ou em direcção ao solo“.
O Monte Camarões, ou Monte Fako, é um estratovulcão ativo, cuja última erupção aconteceu há 15 anos. Tem 4095 metros de altura e situa-se na zona costeira dos Camarões, a cerca de 230 km da da cidade capital de Yaoundé, na costa ocidental africana.
ZAP
FALHOU???? Mas era suposto acertar???? Valha-nos a santa estupidez