Avião da AirAsia ainda desaparecido, provavelmente “no fundo do mar”

O ministro dos Transportes da Indonésia afirmou hoje que o Governo vai analisar as operações da AirAsia no país na sequência do desaparecimento de um avião da companhia aérea com 162 pessoas a bordo.

“Vamos fazer uma verificação em terra, bem como uma análise às operações da AirAsia na Indonésia para assegurar que todas as suas actividades serão melhores no futuro”, disse aos jornalistas, Ignasius Jonan. As buscas já foram entretanto retomadas.

O Airbus A320-200 da companhia de baixo custo desapareceu dos radares depois de ter descolado, este domingo, da cidade indonésia de Surabaia, com destino a Singapura.

A AirAsia, que nunca sofreu um acidente fatal, informou que o aparelho em causa teve a sua última operação de manutenção a 16 de Novembro.

A bordo do avião seguiam 162 pessoas, das quais 155 passageiros e sete membros da tripulação.

O vice-presidente da Indonésia, Jusuf Kalla, indicou, esta noite, que existem “enormes possibilidades” de o avião da AirAsia ter sofrido um acidente.

O desaparecimento do avião dos ecrãs do radar “significa a possibilidade de que algo aconteceu com a aeronave”, afirmou, citado pelo jornal malaio The Star.

Avião está provavelmente “no fundo do mar”

O avião da AirAsia, desaparecido desde domingo, está provavelmente “no fundo do mar”, afirmou o chefe da agência nacional indonésia de busca e resgate, Bambang Soelistyo.

“Com base nas coordenadas que nos foram facultadas e na avaliação segundo a qual a posição estimada do acidente é no mar, a hipótese é a de que o avião esteja no fundo do mar”, afirmou Soelistyo.

Em conferência de imprensa, realizada em Jacarta, o mesmo responsável declarou tratar-se de “uma suspeita preliminar que poderá ser desenvolvida com base na avaliação do resultado das buscas” pelo Airbus da companhia área de baixo custo AirAsia, que transportava 162 pessoas a bordo.

Já esta segunda-feira, segundo a agência EFE, um avião de reconhecimento Lockheed P-3 Orion australiano avistou um objeto no mar quando procurava o Airbus 320-200 da AirAsia.

As autoridades indonésias disseram que o objeto avistado pelo P-3 Orion se encontrava a cerca de 700 milhas (1.127 quilômetros) da última posição conhecida do avião desaparecido.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …