/

Primeiro avião comercial totalmente elétrico fez o seu primeiro voo

Um hidroavião totalmente elétrico, desenvolvido pela Harbour Air e magniX, levantou voo, esta terça-feira, em Vancouver, no Canadá.

Segundo a BBC, foi um pequeno teste, de apenas 15 minutos, mas que, para as empresas envolvidas no projeto, foi o primeiro passo para construir a “primeira frota comercial elétrica do mundo”.

“Este voo histórico significa o início da terceira era da aviação — a era da eletricidade”, pode ler-se num comunicado assinado pelas duas companhias.

O hidroavião — Havilland Canada DHC-2 Beaver — dá para seis passageiros e foi equipado com um motor elétrico de 750 cavalos. Lançado no Paris Air Show, no início deste ano, a australiana magniX afirma que o sistema de propulsão visa proporcionar uma “forma limpa e eficiente de alimentar aviões”.

Por sua vez, a operadora canadiana de hidroaviões Harbor Air espera eletrificar toda a sua frota até 2022, desde que garanta as aprovações regulatórias e de segurança.

De acordo com a AFP, uma aeronave como a que agora levantou voo só poderia voar cerca de 160 quilómetros com uma bateria de lítio. Porém, para o diretor executivo da magniX, Roei Ganzarski, apesar de não ser muito, “é o suficiente para começar a revolução”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.