Avião britânico com 189 passageiros escapou a um míssil em Sharm al-Sheikh

Um avião britânico com 189 passageiros a bordo quase foi atingido por um míssil durante a aterragem em Sharm al-Sheikh, no Egipto, no passado mês agosto, divulga este sábado a imprensa britânica.

Segundo o Daily Mail, um voo da companhia aérea britânica Thomson Airways, que tinha partido de Stansted, em Londres, com destino ao resort de Sharm al-Sheikh, no Egipto, escapou por pouco a ser atingido por um míssil terra-ar, que terá falhado o alvo por apenas 300 metros.

Uma fonte não identificada pelo jornal conta que, quando se apercebeu de que um míssil se dirigia ao avião, o piloto da aeronave realizou uma manobra evasiva de emergência .

“O copiloto estava aos comandos na altura do acontecimento, mas o piloto estava no ‘cockpit’ e viu o míssil a vir em direção ao avião”, disse a fonte.

“O piloto ordenou que o avião fizesse uma manobra para a esquerda para evitar o míssil, que estava a cerca de 300 metros de distância”, acrescentou.

O incidente aconteceu no dia 23 de agosto, sem que os passageiros se tivessem apercebido do ocorrido. O governo britânico confirmou a ocorrência, mas minimiza a sua importância.

Segundo o The Guardian, a investigação do Ministério dos Transportes britânico concluiu na altura que o incidente não foi um ataque deliberado, não havendo razões para preocupações em relação à segurança dos voos para o Egipto.

“Na altura, investigámos o incidente e concluímos que não era um ataque direccionado, mas que terá sido muito provavelmente um exercício de rotina realizado pelo exército egípcio naquela região”, referiu um porta-voz do executivo britânico.

Esta revelação surge numa altura em que as autoridades de diversos países ocidentais sustentam que a queda da aeronave da companhia russa Metrojet, pouco depois de decolar de Sharm al-Sheikh, a 31 de outubro, foi causado por uma bomba.

Informação interceptada por espiões norte-americanos e britânicos sugere que uma bomba poderá ter sido levada para o avião russo que caiu no Egito na semana passada.

Segundo o The Times, a informação surgiu quando uma operação conjunta dos serviços secretos dos dois países “utilizou satélites para descobrir comunicações electrónicas” entre os militantes do grupo radical Estado Islâmico na Síria e no Egipto.

Entretanto, de acordo com uma fonte citada pela AFP, as análises a uma das caixas-negras do avião confirmaram o carácter “violento e rápido” dos acontecimentos que levaram à sua queda.

Segundo os dados fornecidos pela caixa, tecnicamente designada Flight Data Recorder, e que regista todos os parâmetros técnicos do voo, “estava tudo normal, absolutamente normal durante o voo e, de repente, aos 24 minutos de voo, não há mais nada”, indicou a mesma fonte.

“Isto dá a sensação de rapidez, do carácter imediato” dos acontecimentos, concluiu.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. As várias civilizações existentes no mundo parecem estar todas em decadência umas por falta de liberdade outras por liberdade a mais e sobretudo as religiões são a causa maior de tantas guerras e diferenças entre o ser humano e aqui o mundo islâmico é rei com a agravante de que entre eles há várias facções todas elas violentas que se combatem entre si e por isso viajar actualmente para um país islâmico é uma aventura de alto risco.

  2. Parabéns Vasco por conseguir traduzir em tão poucas palavras o que, eu também penso, sobre esta nossa humanidade… Obrigada, vou guardar, é tão bom, tão claro! Espero que não me leve a mal…

RESPONDER

Cães conseguem detetar covid-19, mas não estão a ser usados. "Podiam salvar tantas vidas"

Um cão pode cheirar um pano que antes esteve no pulso ou no pescoço de alguém e identificar imediatamente se a pessoa contraiu o vírus até cinco dias antes do aparecimento de qualquer sintoma. Parece …

Noruega com poucos casos de infeções nas escolas. Medidas podem ser aliviadas

A Noruega mantém as escolas com o segundo nível das medidas para combate à pandemia. Contudo, pondera aliviá-las caso se confirme que as crianças não têm um papel acrescido na transmissão do vírus. As autoridades de …

Ex-SCUT com descontos para passageiros frequentes e transporte de passageiros

Os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de janeiro, anunciou esta quinta-feira o Governo. De acordo com a …

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …

Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia. "Este sítio arqueológico era já …

Farmacêutica Purdue aceita declarar-se culpada em processo sobre analgésico opiáceo

A farmacêutica Purdue concordou em declarar-se culpada pela promoção agressiva do analgésico opiáceo OxyContin. O acordo foi anunciado pelo ministério da Justiça norte-americano e está avaliado em cerca de 8,3 mil milhões de dólares. A farmacêutica …

Norte pode ultrapassar os 2.000 casos diários esta semana e os 4.000 na próxima

As novas infeções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 podem ultrapassar esta semana a "barreira dos dois mil casos" na região Norte, alertaram especialistas esta quinta-feira, afirmando que o atual índice de transmissibilidade (o designado RT) "permite …