//

Avião militar com tecnologia portuguesa KC-390 é lançado esta tarde

2

Força Aérea Brasileira / Flickr

Avião militar KC-390 da Embraer

Avião militar KC-390 da Embraer

O avião KC-390, o novo aparelho da construtora aeronáutica brasileira Embraer com participação da engenharia portuguesa, vai ser apresentado esta segunda-feira em Alverca, nos arredores de Lisboa.

A sessão, que será presidida pelo primeiro-ministro António Costa, decorrerá pelas 17h, no Parque Aeronáutico de Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, e contará também com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

Trata-se da primeira apresentação em Portugal do KC-390, que a Embraer vai levar ao festival aéreo de Farnborough, em Inglaterra, a decorrer de 11 a 17 de julho.

O avião foi apresentado oficialmente no passado dia 10 de Junho, em Gavião Peixoto, S. Paulo. O primeiro voo do KC-390 foi realizado em Fevereiro de 2015, durante mais de uma hora, com a realização de várias manobras para atestar a qualidade de voo e o desempenho da aeronave.

O KC-930, a maior aeronave já fabricada na Embraer, é adaptado ao transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais.

Este projeto de cariz global – além de Portugal e Brasil, contou também com intervenção de elementos da Argentina e da República Checa – visa substituir os Hércules C-130 como aeronave de transporte militar preferencial em todo o mundo.

O primeiro KC-390 da fase de produção em série está previsto ser entregue à Força Aérea Brasileira no início de 2018.

Portugal está envolvido no projeto através do CEiiA, o Centro de Excelência para a Inovação e Indústria, na área de desenvolvimento e testes, e das unidades da Embraer no país: a OGMA, em Alverca, e as fábricas de Évora, para a construção de componentes.

Tal como outros 30 países, Portugal assinou uma carta de intenção de compra do KC-390, de até seis aeronaves.

Em abril, numa visita às fábricas da Embraer em Évora, o ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, disse que o Estado mantém o interesse na compra destes aviões, para substituírem os atuais Hércules C-130 da Força Aérea, que têm uma vida útil até 10 anos.

Na altura, Azeredo Lopes admitiu que a decisão “vai ter de ser tomada mais tarde ou mais cedo”.

No final de junho, também em Évora, o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, disse acreditar na aquisição por Portugal do novo avião militar KC-390.

“Respeitamos o tempo do Governo português e as conversas estão a caminhar de forma absolutamente normal e sem nenhum tipo de pressão de nenhum dos lados”, afirmou na altura o responsável pela unidade de defesa e segurança da Embraer.

ZAP / Lusa

2 Comments

  1. Aqui está uma boa prova da colaboração entre países e que poderá levar ao desenvolvimento da industria de todos eles, esperamos que não apareça por aí uma certa esquerda retrógrada a condenar uma vez mais a participação portuguesa.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.