Mais de 20 mortos e 15 feridos graves em acidente aéreo em Taiwan

missxoxo168 / Twitter / BBC

Avião "tropeça" numa ponte e cai no rio Keelung em Taipei, Taiwan

Avião “tropeça” numa ponte e cai no rio Keelung em Taipei, Taiwan

Imagens publicadas nas redes sociais mostram o momento em que um avião da companhia TransAsia bateu numa ponte e caiu ao rio Keelung, na capital de Taiwan, Taipei, provocando mais de 20 mortos e outras duas dezenas de desaparecidos.

Um acidente com um avião da TransAsia, na capital de Taiwan, que levava 58 pessoas a bordo, entre as quais duas crianças e cinco tripulantes, provocou 23 mortos confirmados.

Segundo fontes oficiais, 24 passageiros continuam desaparecidos, e 15 sobreviventes foram hospitalizadas em estado grave.

A BBC relata que as equipas de resgate cortaram a fuselagem e tentam resgatar cerca de 30 pessoas que permanecem no avião. Os outros passageiros foram levados para o hospital. De acordo com as autoridades de Taiwan, pelo menos 16 pessoas ficaram feridas.

A aeronave caiu ao rio depois de fazer uma volta brusca, acabando uma das suas asas por colidir com num viaduto quando voava já lateralmente em queda, numa manobra captada pelas câmaras de veículos que circulavam no viaduto.

As imagens, publicadas nas redes sociais e filmadas a partir dos carros que passavam na ponte, mostram o avião a atingir um táxi, “esbarrando” na ponte e caindo no rio.

O condutor do táxi e a passageira que se encontrava no veículo foram transportados para um hospital perto da zona do acidente.

Desconhecem-se para já as causas do desastre.

O avião, um bimotor turbo-hélice ATR-72 de fabrico franco-italiano, tinha acabado de partir do aeroporto Taipei Songshan e dirigia-se para as ilhas de Kinmen, na costa sudeste da China, relata a agência de notícias oficial de Taiwan.

As imagens da comunicação social mostram as equipas de resgate na fuselagem do avião a tentar resgatar os passageiros com cordas. Os sobreviventes – onde se inclui uma criança – foram levados para a margem do rio.

As caixas negras do avião já foram localizadas e enviadas para os responsáveis da Administração da Aviação Civil.

Na operação de resgate participaram de imediato cerca de 500 efetivos que utilizaram lanchas e helicópteros, tendo conseguido resgatar das águas do rio e das zonas mais próximas do desastre um total de 24 pessoas, entre as quais uma criança de três anos de idade.

Ao cair no rio, apenas uma das portas não ficou submersa, o que está a dificultar a operação de resgate.

De acordo com testemunhas, o piloto tentou controlar o avião para evitar a colisão com a ponte acabando finalmente por fazer cair o aparelho nas águas do rio, situado a apenas cinco quilómetros da pista de onde tinha descolado.

Segundo a agência de notícias oficial de Taiwan, o piloto enviou três mensagens de emergência para a torre de controlo do aeroporto de Songshan, indicando situação de extremo perigo pouco depois da descolagem, referiu a Administração da Aviação Civil de Taiwan.

De momento, as autoridades admitem que alguns passageiros possam ter sido arrastados pela corrente, porque já foram encontradas bagagens e destroços do próprio avião a um quilómetro do local, disse o diretor do Corpo de Bombeiros de Taipé, Wu Chun-hung.

“Alguns passageiros foram projetados do avião agarrados às cadeiras e continuamos a fazer buscas no rio porque foram arrastados pela corrente. Esperamos encontrar sobreviventes”, disse Wu.

O aparelho tinha menos de um ano, a data de fabrico corresponde a abril de 2014, e tinha sido submetido a uma revisão no dia 26 de janeiro, segundo afirmou entretanto um representante da Aviação Civil Aeronáutica de Taiwan.

Trata-se do segundo acidente que a companhia TransAsia Airways em menos de um ano.

Em julho do ano passado, 48 pessoas morreram quando um avião da TransAsia caiu durante uma tempestade no arquipélago de Penghu, também em Taiwan. As autoridades defendem que o acidente aconteceu por erro do piloto.

De acordo com as autoridades, o primeiro desastre registado no aeroporto da ilha dos Pescadores, Taiwan, e ficou a dever-se às más condições atmosféricas devido à passagem do tufão Matmo.

ZAP / BBC / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Reunião no Infarmed. Especialistas propõem plano de quatro níveis (e a máscara cai no nível 2)

A sede da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em Lisboa, voltou a acolher mais uma reunião de peritos esta terça-feira. Foi apresentada uma proposta de alteração da matriz de risco, assente em quatro níveis. Portugal não …

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas registadas em Portugal

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 68 casos de morte comunicados em idosos, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed. De …

Incêndios "sem precedentes" devastam Sardenha

Condições climatéricas adversas e severas, como altas temperaturas e ventos fortes, estiveram na origem dos incêndios florestais que se registaram em vários países do sul do continente europeu, como Itália, Espanha, França ou Grécia. A ilha …

Gabriel foi afastado do plantel e pode ser reforço de Rui Vitória

Jorge Jesus não conta com Gabriel para a próxima temporada e já colocou o médio a treinar à parte do plantel, acompanhado por um preparador físico. O Benfica está a trabalhar com o representante do jogador …

Governo quer reduzir para três o número de testemunhas em processos civis

O Governo quer reduzir para três o número máximo de testemunhas por cada facto que se queira ver provado em tribunal no âmbito de um processo, visando aumentar a celeridade e estabelecer um critério de …

Myanmar. Junta militar anula resultados das eleições de 2020

Militares entendem que a votação não foi "livre e justa". Anúncio da anulação das eleições de 2020 não foi acompanhado de uma data para a realização de um novo ato eleitoral — tal como seria …

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …

Ugarte está a caminho de Alvalade, mas Amorim quer mais três reforços

O Sporting já terá garantido a contratação de Manuel Ugarte, mas Rúben Amorim ainda quer trazer mais um avançado, um extremo e um defesa-central. Depois de várias rondas de negociações, o Sporting finalmente chegou a acordo …

Marcelo começou a receber partidos. "Recuperação socioeconómica" é preocupação comum

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começou a receber os partidos políticos com assento parlamentar esta segunda-feira. À saída do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, João Cotrim de Figueiredo disse que levou até …

"Não consigo aceitar": português chora depois de perder nos Jogos Olímpicos

Anri Egutidze ficou claramente desiludido por ter perdido logo no seu primeiro combate no torneio masculino de judo: "Vim para ganhar, mesmo". Anri Egutidze chegou aos Jogos Olímpicos para lutar por uma medalha no judo, categoria …