/

Mais de 20 mortos e 15 feridos graves em acidente aéreo em Taiwan

missxoxo168 / Twitter / BBC

Avião "tropeça" numa ponte e cai no rio Keelung em Taipei, Taiwan

Avião “tropeça” numa ponte e cai no rio Keelung em Taipei, Taiwan

Imagens publicadas nas redes sociais mostram o momento em que um avião da companhia TransAsia bateu numa ponte e caiu ao rio Keelung, na capital de Taiwan, Taipei, provocando mais de 20 mortos e outras duas dezenas de desaparecidos.

Um acidente com um avião da TransAsia, na capital de Taiwan, que levava 58 pessoas a bordo, entre as quais duas crianças e cinco tripulantes, provocou 23 mortos confirmados.

Segundo fontes oficiais, 24 passageiros continuam desaparecidos, e 15 sobreviventes foram hospitalizadas em estado grave.

A BBC relata que as equipas de resgate cortaram a fuselagem e tentam resgatar cerca de 30 pessoas que permanecem no avião. Os outros passageiros foram levados para o hospital. De acordo com as autoridades de Taiwan, pelo menos 16 pessoas ficaram feridas.

A aeronave caiu ao rio depois de fazer uma volta brusca, acabando uma das suas asas por colidir com num viaduto quando voava já lateralmente em queda, numa manobra captada pelas câmaras de veículos que circulavam no viaduto.

As imagens, publicadas nas redes sociais e filmadas a partir dos carros que passavam na ponte, mostram o avião a atingir um táxi, “esbarrando” na ponte e caindo no rio.

O condutor do táxi e a passageira que se encontrava no veículo foram transportados para um hospital perto da zona do acidente.

Desconhecem-se para já as causas do desastre.

O avião, um bimotor turbo-hélice ATR-72 de fabrico franco-italiano, tinha acabado de partir do aeroporto Taipei Songshan e dirigia-se para as ilhas de Kinmen, na costa sudeste da China, relata a agência de notícias oficial de Taiwan.

As imagens da comunicação social mostram as equipas de resgate na fuselagem do avião a tentar resgatar os passageiros com cordas. Os sobreviventes – onde se inclui uma criança – foram levados para a margem do rio.

As caixas negras do avião já foram localizadas e enviadas para os responsáveis da Administração da Aviação Civil.

Na operação de resgate participaram de imediato cerca de 500 efetivos que utilizaram lanchas e helicópteros, tendo conseguido resgatar das águas do rio e das zonas mais próximas do desastre um total de 24 pessoas, entre as quais uma criança de três anos de idade.

Ao cair no rio, apenas uma das portas não ficou submersa, o que está a dificultar a operação de resgate.

De acordo com testemunhas, o piloto tentou controlar o avião para evitar a colisão com a ponte acabando finalmente por fazer cair o aparelho nas águas do rio, situado a apenas cinco quilómetros da pista de onde tinha descolado.

Segundo a agência de notícias oficial de Taiwan, o piloto enviou três mensagens de emergência para a torre de controlo do aeroporto de Songshan, indicando situação de extremo perigo pouco depois da descolagem, referiu a Administração da Aviação Civil de Taiwan.

De momento, as autoridades admitem que alguns passageiros possam ter sido arrastados pela corrente, porque já foram encontradas bagagens e destroços do próprio avião a um quilómetro do local, disse o diretor do Corpo de Bombeiros de Taipé, Wu Chun-hung.

“Alguns passageiros foram projetados do avião agarrados às cadeiras e continuamos a fazer buscas no rio porque foram arrastados pela corrente. Esperamos encontrar sobreviventes”, disse Wu.

O aparelho tinha menos de um ano, a data de fabrico corresponde a abril de 2014, e tinha sido submetido a uma revisão no dia 26 de janeiro, segundo afirmou entretanto um representante da Aviação Civil Aeronáutica de Taiwan.

Trata-se do segundo acidente que a companhia TransAsia Airways em menos de um ano.

Em julho do ano passado, 48 pessoas morreram quando um avião da TransAsia caiu durante uma tempestade no arquipélago de Penghu, também em Taiwan. As autoridades defendem que o acidente aconteceu por erro do piloto.

De acordo com as autoridades, o primeiro desastre registado no aeroporto da ilha dos Pescadores, Taiwan, e ficou a dever-se às más condições atmosféricas devido à passagem do tufão Matmo.

ZAP / BBC / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.