/

Sem volante e ao estilo de Avatar. Mercedes lança protótipo de carro elétrico

2

Depois de partilhar algumas imagens do automóvel durante a Consumer Electronic Show (CES) 2020, a Mercedes levantou o véu e mostrou ao mundo o protótipo do veículo elétrico inspirado no filme Avatar, de James Cameron.

O Vision AVTR foi apresentado em janeiro, mas a pandemia acabou por furar os planos da Mercedes. Agora, a marca lançou um vídeo no qual os responsáveis pelas diferentes áreas explicam o que fizeram e o que se pode esperar deste modelo inspirado no filme Avatar.

De acordo com o Business Insider, o protótipo é um dos mais sofisticados do mercado e o objetivo é que o Homem se funda com a máquina. O automóvel não tem volante, pelo que quem conduz o veículo só necessita de posicionar a mão sobre um conjunto de sensores centralizados na consola central.

“Em vez de um volante convencional, o elemento de controlo multifuncional na consola central permite que o Homem e a máquina se fundam. Ao colocar a mão na unidade, o interior ganha vida e o veículo reconhece o motorista pelo seu batimento cardíaco e respiração”, divulgou a empresa.

A Mercedes avançou ainda que o carro é movido por “uma tecnologia de bateria revolucionária baseada na química das células orgânicas à base de grafeno”, o que faz com que os materiais presentes na bateria sejam todos compostáveis e, portanto, recicláveis.

Além das portas transparentes, a iluminação frontal do veículo chama a atenção, assim como as pequenas aberturas na parte traseira. Estas escotilhas comunicam com o mundo exterior, mostrando as intenções do motorista – se pretende acelerar, travar, virar à esquerda ou à direita. No fundo, esta tecnologia substitui as luzes traseiras dos veículos atuais.

Apesar de já haver um protótipo, ainda não há previsão de quando é que este automóvel da Mercedes chega às ruas. Aliás, isso pode mesmo nunca acontecer: o Vision AVTR pode não passar de uma criação para demonstrar o que a tecnologia pode fazer em futuros projetos da empresa.

ZAP //

2 Comments

  1. Se chegar a ser produzido, com estas linhas será um estrondo, se servir para desenvolver a tecnologia das baterias a partir do grafeno, será uma revolução.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.