AutoX lança serviço de robôtáxi sem motorista em Shenzhen

No ano passado, a AutoX firmou uma parceria com a Alibaba para testar robôtáxis com motorista e abriu o serviço ao público. Agora, a empresa lançou o seu primeiro serviço de táxis robóticos sem motorista em Shenzhen, na China.

A AutoX foi a primeira empresa a fornecer viagens em veículos totalmente autónomos, sem motorista ao volante, na cidade chinesa de Shenzhen. Depois de vários meses de testes, o objetivo da empresa é demonstrar as capacidades do seu táxi robótico em condições do mundo real.

O projeto piloto usa um Chrysler Pacifica modificado como táxi, e nele é possível viajar pela cidade sem a presença de um motorista. Para usufruir desta viagem, os cidadãos só precisam de se registarem e serem aprovados para o programa piloto da empresa. Assim que o fizerem, chamar um robôtáxi será tão fácil quanto abrir a app da AutoX.

Segundo o New Atlas, o veículo é capaz de alcançar o nível 4/5 de autonomia graças a uma combinação de câmaras de alta resolução, sensores LiDAR e radares de longo alcance, além do software de direção automática desenvolvido pela empresa.

Além de autónomo, o carro é capaz de enfrentar com alguma facilidade a maioria dos obstáculos básicos, como pedestres e semáforos.

A qualquer momento da viagem, os passageiros podem entrar em contacto com a equipa de apoio ao cliente da AutoX, se precisarem de ajuda ou assistência na estrada.

Os serviços de robôtáxi são ainda muito raros. Para uma distribuição mais ampla deste serviço, será necessário aprimorar não só as tecnologias utilizadas, como também introduzir mudanças no Código da Estrada.

Apesar disso, este recurso pode ser bastante útil. A pandemia de covid-19 aumentou o risco das viagens de táxi comuns, pelo que tornar os táxis robóticos uma das opções mais seguras para pessoas que não possuem automóvel pode mesmo revolucionar o meio dos transportes.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Decisão da insolvência da Groundforce pode demorar dois meses. Salários de maio em risco

Os salários de maio de 2400 trabalhadores da Groundforce devem ser pagos dentro de duas semanas, mas é grande a probabilidade de que isso não aconteça, à semelhança do que ocorreu em fevereiro, elevando as …

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …

PPP hospitalares geraram poupanças para o Estado

O Tribunal de Contas publicou um relatório em que sustenta não ter dúvidas sobre as vantagens que as parcerias público-privadas (PPP) na saúde trouxeram ao Estado, ao longo da última década. Os hospitais em parceria público-privada …

Banco de Fomento está a integrar trabalhadores do antigo BPN

O Banco Português de Fomento está a recrutar colaboradores do antigo BPN para desempenhar funções técnicas, numa altura em que a Parvalorem, onde estão integrados, solicitou ao Executivo o estatuto de empresa em reestruturação. Segundo apurou …

PAN começa a ser julgado por falsos recibos verdes

O PAN vai começar a ser julgado este mês devido ao caso dos falsos recibos verdes. O partido enfrenta três processos judiciais, sendo que o arranque do julgamento do primeiro está marcado para 17 de …

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …

Dívidas de Vieira investigadas. Com falência à vista, grupo do líder do Benfica pagou viagens de luxo

Afinal, o Fundo de Resolução nunca aceitou a reestruturação das dívidas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira, ao contrário do que foi dito aos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do …

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …