/

AutoX lança serviço de robôtáxi sem motorista em Shenzhen

No ano passado, a AutoX firmou uma parceria com a Alibaba para testar robôtáxis com motorista e abriu o serviço ao público. Agora, a empresa lançou o seu primeiro serviço de táxis robóticos sem motorista em Shenzhen, na China.

A AutoX foi a primeira empresa a fornecer viagens em veículos totalmente autónomos, sem motorista ao volante, na cidade chinesa de Shenzhen. Depois de vários meses de testes, o objetivo da empresa é demonstrar as capacidades do seu táxi robótico em condições do mundo real.

O projeto piloto usa um Chrysler Pacifica modificado como táxi, e nele é possível viajar pela cidade sem a presença de um motorista. Para usufruir desta viagem, os cidadãos só precisam de se registarem e serem aprovados para o programa piloto da empresa. Assim que o fizerem, chamar um robôtáxi será tão fácil quanto abrir a app da AutoX.

Segundo o New Atlas, o veículo é capaz de alcançar o nível 4/5 de autonomia graças a uma combinação de câmaras de alta resolução, sensores LiDAR e radares de longo alcance, além do software de direção automática desenvolvido pela empresa.

Além de autónomo, o carro é capaz de enfrentar com alguma facilidade a maioria dos obstáculos básicos, como pedestres e semáforos.

A qualquer momento da viagem, os passageiros podem entrar em contacto com a equipa de apoio ao cliente da AutoX, se precisarem de ajuda ou assistência na estrada.

Os serviços de robôtáxi são ainda muito raros. Para uma distribuição mais ampla deste serviço, será necessário aprimorar não só as tecnologias utilizadas, como também introduzir mudanças no Código da Estrada.

Apesar disso, este recurso pode ser bastante útil. A pandemia de covid-19 aumentou o risco das viagens de táxi comuns, pelo que tornar os táxis robóticos uma das opções mais seguras para pessoas que não possuem automóvel pode mesmo revolucionar o meio dos transportes.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.