Autoridade para as Condições do Trabalho está em risco de ficar sem limpeza e vigilância

Steve Rhodes / Flickr

-

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) corre o risco de ficar sem dinheiro para a limpeza e vigilância das instalações, o que poderá levar ao encerramento de delegações, se entretanto a tutela não reforçar o seu orçamento.

De acordo com fonte do Conselho Consultivo da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), os contratos da ACT com serviços de limpeza e de vigilância terminam em abril e não existe verba orçamentada para renovar os mesmos.

“Se entretanto a tutela não concordar com o reforço do orçamento da ACT, podem ter de ser encerradas delegações da ACT por falta de condições, nomeadamente de trabalho, porque ninguém pode trabalhar num local onde falta a limpeza”, disse a mesma fonte à agência Lusa.

Segundo o elemento do Conselho Consultivo da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), o responsável máximo da ACT enviou, a 28 de janeiro, um ofício ao diretor-geral do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Emprego a pedir alterações e o reforço do respetivo orçamento para este ano.

No documento, o inspetor-geral do trabalho, Pedro Pimenta Braz, lembrou que tinha oportunamente comunicado ao Gabinete de Estratégia e Planeamento do MSESS, ao Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, ao Gabinete do Secretário de Estado do Emprego e à Secretaria-Geral do MSESS, que as verbas atribuídas pelo Orçamento da Segurança Social, de 20.020.267,00 euros, pelo Orçamento de Estado, de 5.907.000,00 euros, e a previsão de arrecadação da receita (inicialmente no montante de 3.000.000,00 euros e depois de 6.522.105,73), eram “manifestamente insuficientes para assegurar o funcionamento da ACT e a prossecução da sua missão”.

De acordo com um dos documentos enviados por Pimenta Braz à tutela, “o valor global do ‘plafond’ atribuído à ACT” não permite “fazer face aos encargos contratualmente assumidos perante terceiros”, nomeadamente os relativos à vigilância e limpeza das instalações, nem permite acomodar despesas de funcionamento como o combustível e a reparação de viaturas, material de escritório ou consumíveis informáticos.

A mesma fonte do Conselho Consultivo da ACT disse à Lusa que a maioria das viaturas da inspeção-geral do trabalho estão inoperacionais, por terem muitos anos e uso, e que foi enviado há cerca de um ano um pedido de renovação da frota à tutela mas que não obteve ainda resposta.

A representação internacional da ACT, a formação dos seus funcionários e a formação de técnicos de saúde e segurança no trabalho deixaram também de ter cabimento orçamental.

Além da redução orçamental, Pimenta Braz alegou, no ofício enviado a Carlos Pereira da Silva, a dificuldade em conseguir obter a receita prevista na segunda versão do orçamento da ACT (6.522.105,73 euros), tendo em conta o aumento da litigância e do recurso aos tribunais, o aumento do número de arguidos declarados insolventes e a redução da atividade inspetiva resultante da falta de meios humanos e materiais.

A Lusa questionou a ACT sobre se já obteve resposta da tutela e se, de facto, havia o risco de encerramento de delegações, mão, até ao momento, não obteve resposta.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …