/

Autor de livro sobre fungos deixou que cogumelos comessem a sua obra (e depois comeu-os a eles)

Num dos exemplos mais incomuns do lançamento de um livro, um homem que escreveu um livro sobre a misteriosa vida dos fungos demonstrou o apetite ilimitado dos cogumelos ostra, deixando-os comer a sua própria publicação. Depois, colheu-os e comeu-os.

Merlin Sheldrake é um biólogo e autor do livro “Entangled Life: How Fungi Make Our Worlds, Change Our Minds, and Shape Our Futures”. A publicação foi lançada nos Estados Unidos no início do ano e será lançada no Reino Unido em breve.

Para divulgar o seu livro, Sheldrake escolheu uma campanha de marketing incomum. Num vídeo, o autor pode ser visto a admirar uma cópia do seu livro, oferecido como sacrifício ao fungo Pleurotus, um dos grandes omnívoros da natureza.

De acordo com o IFLScience, a experência deixou o Pleurotus durante algumas semanas no livro e o resultado é uma “música” registada por eletrodos que detetam atividade no fungo.

https://twitter.com/MerlinSheldrake/status/1273288098022031360

Segundo Sheldrake, o Pleurotus comerá praticamente qualquer coisa, desde petróleo bruto às pontas de cigarro usadas e até mesmo glifosato, um herbicida de amplo espectro que geralmente mata corpos botânicos. Quando se sentem particularmente com fome, este fungo predador até consegue caçar e matar vermes nematóides.

“Inicialmente fiquei lisonjeado pelo fungo parecer ter consumido o livro tão ansiosamente, mas, pensando bem, não acho que posso aceitar isto como um voto de confiança”, disse Sheldrake. “Mas acho que ainda é uma visão tranquilizadora. Dado que é o omnívoro supremo, ficaria um pouco magoada se o fungo não tivesse comido o livro”.

Depois, o biólogo colhe o excesso, proclamando “agora é a vez do fungo ser comido“. “Vou conservar alguns deles em salmoura. Outro lote vou fritar e comer imediatamente. Agora, vou refogar os cogumelos ostra com um pouco de alho e um pouco de óleo”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.