/

Autor de atentado na Maratona de Boston condenado à morte

Dzhokhar Tsarnaev / Facebook

-

Um júri civil condenou esta sexta-feira à morte Dzhokhar Tsarnaev, de 22 anos, pela participação no atentado terrorista durante a Maratona de Boston, ocorrido em 15 de abril de 2013, que fez três mortos e 264 feridos. Os 12 jurados votaram a condenação à morte por unanimidade.

Dzhokhar Tsarnaev e o irmão, Tamerlan Tsarnaev, foram responsáveis pela explosão de duas bombas na linha de chegada da maratona. Entre os feridos, 17 sofreram amputações. O atentado foi considerado o maior ataque terrorista no país desde 11 de setembro de 2001.

Dzhokhar e Tamerlan são de origem chechena e foram identificados como autores do atentado devido às câmaras de vigilância instaladas no local da maratona.

O irmão mais velho, Tamerlan, foi morto pela polícia quando tentava fugir de Boston, um mês após o atentado.

Tsarnaev esteve em fuga e foi detido quatro dias mais tarde, escondido e ferido num barco, onde terá escrito uma mensagem na qual defendia os ataques como vingança das guerras no Iraque e no Afeganistão.

Dzhokhar Tsarnaev foi considerado culpado de todas as 30 acusações, das quais 17 eram passíveis de pena de morte.

A pena de morte só é aplicada quando todos os jurados votam a favor da condenação.

A defesa do jovem, estudante de Medicina na Universidade do Massachusetts, tentou obter a prisão perpétua, alegando que Dzhokhar teria sido influenciado pelo irmão mais velho, na altura com 26 anos.

Quando o atentado ocorreu, Dzhokar tinha 20 anos.

Imigrantes provenientes da Chechénia, os irmãos Tsarnaev tinham chegado aos Estados Unidos em 2002.

ZAP / ABr

Creative Commons logo  Artigo publicado sob licença Creative Commons BY-NC-ND 2.0

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.