Autocarro de jornalistas atacado no Rio de Janeiro

Marcello Casal Jr. / ABr

Elementos do Batalhão de Operações Especiais / BOPE da Polícia Militar brasileira no Rio de Janeiro

O veículo, que transportava jornalistas que estão a cobrir o Rio 2016, foi atacado esta terça-feira à noite, perto da favela Cidade de Deus, uma das mais perigosas da cidade brasileira.

Um autocarro que transportava jornalistas que estão a fazer a cobertura dos Jogos Olímpicos foi atacado ao início da noite desta terça-feira, avança o The Guardian.

A viatura estava a fazer o trajeto até ao Parque Olímpico, situado na Barra da Tijuca, quando, segundo os passageiros, dois tiros atingiram o autocarro que estava a passar perto da favela Cidade de Deus.

Não houve feridos graves mas as janelas partidas e os estilhaços dos vidros deixaram três jornalistas com ferimentos ligeiros.

Apesar dos testemunhos das vítimas, Mário Andrade, o porta-voz da organização do Rio 2016, diz que as causas do ataque permanecem ainda desconhecidas.

“Não sabemos se o ataque foi feito com pedras ou balas. A polícia está neste momento a investigar”, afirmou aos jornalistas.

Vários jornalistas garantem que ouviram tiros e, como reporta o jornal britânico, as fotografias tiradas ao autocarro mostram dois buracos nas janelas.

“Ouvimos um ruído e alguma coisa acertou nas janelas e deixou dois buracos, que parecem mesmo provocados por balas”, disse David Davies, fotógrafo inglês da Press Association.

Este é mais um incidente que reabre a discussão sobre a competência das autoridades brasileiras para assegurar a segurança durante a realização do evento.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Ferro Rodrigues não aceita projeto de lei do Chega por inconstitucionalidade

O projeto de lei do Chega para limitar o cargo de primeiro-ministro e outros governantes apenas a portadores de nacionalidade portuguesa originária foi rejeitado pela Assembleia da República devido a inconstitucionalidade. O despacho do presidente da …

Os cientistas já sabem porque é que alguns sapos têm uns olhos "enormes"

Os cientistas acabam de descobrir porque é que alguns sapos têm os olhos enormes comparativamente com a dimensão do seu corpo. De acordo com uma nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica …

Morreu o emir do Kuwait, Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, aos 91 anos

O emir do Kuwait, xeque Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, morreu esta terça-feira aos 91 anos nos Estados Unidos, onde estava desde julho a receber tratamento médico, anunciou a corte do emirado. "É com grande tristeza e dor …

Não há limite de velocidade num universo de superfluidos (e já sabemos porquê)

O superfluido ainda obedece às leis da Relatividade Geral. Ainda assim, é seguro afirmar que, num superfluido, não há limite de velocidade. Um superfluido é um líquido a uma temperatura extremamente baixa, próxima do zero absoluto. …

Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar. Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La …

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …