Autobiografia de Elton John chega a Portugal

Florian Schuh / EPA

Elton John em concerto em Berlim

Uma nova peça documental sobre a vida do cantor Elton John chega a território luso. Desta vez, trata-se da sua única autobiografia, Eu, Elton John, editada em português pela Porto Editora.

O lançamento do livro, escrito em parceria com o jornalista Alexis Petris, está marcado para 14 de novembro, prometendo encantar milhares de fãs e curiosos.

Publicada em outubro de 2019, a obra apresenta um olhar intimista sobre a vida de Elton, o pequeno rapazinho dos subúrbios de Londres que atinge, repentinamente, o estrelato mundial.

Desde a descoberta do talento artístico à despedida dos holofotes com a Farewell Yellow Brick Road Tour, Eu, Elton John narra uma conturbada jornada na primeira pessoa, repleta de altos, mas também de muitos baixos, associados ao estatuto de figura pública.

No decorrer das 360 páginas, o músico explora experiências pessoais, sempre com um toque de comédia, inerente à excêntrica persona. O caráter inédito do relato é, de igual modo, notório. Nomes como Tina Turner, Gianni Versace, Michael Jackson e Princesa Diana são referidos em vários episódios, abrindo portas à infame cultura de celebridades, tão restrita quanto polémica.

I’m Still Standing

Em conversa com a GQ, Elton reflete sobre o processo criativo por detrás da biografia, lançada no período mais solarengo da sua carreira.

“Tenho 72 anos e achei que era uma boa altura para refletir sobre a minha vida, visto que, agora, está em boa forma. Estou a fazer uma tour de despedida, o Rocketman acabou de sair, por isso fez sentido seguir tudo isto com o livro. Não queria fazer um livro quando tivesse 30 ou 40, porque não seria tão honesto como é agora. Este é o período da minha vida em que sou mais feliz, em que me sinto mais satisfeito”, refere.

O músico, em tempos uma das figuras mais controversas do mundo do rock ‘n’ roll, nada teme ao espelhar o humor que sempre pontuou a sua vida, mesmo nas fases mais negras. De facto, agradece “os longos anos de sexo e drogas”, pois, sem tais memórias, não teria conhecido o marido David Furnish ou tido os seus dois filhos. “Passei 16 anos fod*** e 29 anos a melhorar”, processo colocado por escrito na íntegra.

Elton John está ainda longe de colocar um ponto final no trabalho, com várias colaborações musicais por estrear e gravações agendadas. Até lá, quem desejar conhecer mais sobre a vida do artista deve apenas dirigir-se à livraria mais próxima, a partir da próxima semana (14), e desfrutar da obra já bastante aclamada pela crítica.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Coreia do Sul organizou um espetáculo de luzes para agradecer e incentivar o uso de máscara

A Coreia do Sul tem sido dos países com maior sucesso no combate à pandemia de covid-19. Com receio de uma segunda vaga, o Governo organizou uma forma incomum de agradecer aos profissionais de saúde …

Desgostos e namoriscos com humanos. Aquário de Quioto expõe complexas relações dos pinguins num fluxograma

O Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, tem um fluxograma onde expõe as relações dos seus pinguins. Entre diferenças de idade, desgostos de amor e até namoriscos com humanos, as relações entre estes animais …

O sangue azul do caranguejo-ferradura é fundamental para a vacina da covid-19. Mas há um problema

O sangue azul do caranguejo-ferradura pode ser um elemento muito importante para encontrar a vacina para a covid-19, mas há um grande senão. O sangue azul do caranguejo-ferradura (Limulus Polyphemus) é a única fonte natural conhecida …

Jovem guarda-redes russo atingido por raio durante um treino

Ivan Zakborovsky, um jovem guarda-redes russo, está em coma induzido. O clube já revelou que o atleta não corre perigo. Ivan Zakborovsky, um guarda-redes de apenas 16 anos do Znamaya Truda, da Rússia, foi atingido por …

Elegante, leve e com fibra de carbono. O Tyr quer ser diferente de todos os outros caiaques

Embora os caiaques com assento se tenham tornado muito populares entre os pescadores, a maioria dos barcos é bastante tubular, pesada e de plástico. O Tyr da Apex Watercraft é diferente por ser elegante, leve …

2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição. Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, …

Fernando Alonso regressa à Fórmula 1 com a Renault

O piloto espanhol Fernando Alonso vai regressar à Fórmula 1 depois de ter abandonado a modalidade em 2018. Assina agora um contrato de dois anos com mais um de opção. A escuderia Renault anunciou esta quarta-feira …

China reitera que não participará no diálogo EUA/Rússia para reduzir arsenal atómico

A China reiterou, esta quarta-feira, que não entrará nas negociações entre os Estados Unidos e a Rússia para um novo acordo que limite a quantidade de armas nucleares, e acusou Washington de “constituir uma ameaça”. Pequim …

Traumas na infância e um pai "sociopata". As revelações do livro da sobrinha de Trump

O livro de memórias de Mary Trump, sobrinha do Presidente norte-americano Donald Trump, já chegou às mãos de vários jornalistas nos Estados Unidos. A data de publicação está marcada para dia 14 de julho. No livro, …

Rússia detém antigo jornalista por acusações de traição

O ex-jornalista Ivan Safronov, assessor do diretor da agência espacial russa Roscosmos, foi detido esta terça-feira e acusado de traição. Esta terça-feira, as autoridades russas prenderam um antigo jornalista que trabalhava agora como assessor do chefe …