Autobiografia de Elton John chega a Portugal

Florian Schuh / EPA

Elton John em concerto em Berlim

Uma nova peça documental sobre a vida do cantor Elton John chega a território luso. Desta vez, trata-se da sua única autobiografia, Eu, Elton John, editada em português pela Porto Editora.

O lançamento do livro, escrito em parceria com o jornalista Alexis Petris, está marcado para 14 de novembro, prometendo encantar milhares de fãs e curiosos.

Publicada em outubro de 2019, a obra apresenta um olhar intimista sobre a vida de Elton, o pequeno rapazinho dos subúrbios de Londres que atinge, repentinamente, o estrelato mundial.

Desde a descoberta do talento artístico à despedida dos holofotes com a Farewell Yellow Brick Road Tour, Eu, Elton John narra uma conturbada jornada na primeira pessoa, repleta de altos, mas também de muitos baixos, associados ao estatuto de figura pública.

No decorrer das 360 páginas, o músico explora experiências pessoais, sempre com um toque de comédia, inerente à excêntrica persona. O caráter inédito do relato é, de igual modo, notório. Nomes como Tina Turner, Gianni Versace, Michael Jackson e Princesa Diana são referidos em vários episódios, abrindo portas à infame cultura de celebridades, tão restrita quanto polémica.

I’m Still Standing

Em conversa com a GQ, Elton reflete sobre o processo criativo por detrás da biografia, lançada no período mais solarengo da sua carreira.

“Tenho 72 anos e achei que era uma boa altura para refletir sobre a minha vida, visto que, agora, está em boa forma. Estou a fazer uma tour de despedida, o Rocketman acabou de sair, por isso fez sentido seguir tudo isto com o livro. Não queria fazer um livro quando tivesse 30 ou 40, porque não seria tão honesto como é agora. Este é o período da minha vida em que sou mais feliz, em que me sinto mais satisfeito”, refere.

O músico, em tempos uma das figuras mais controversas do mundo do rock ‘n’ roll, nada teme ao espelhar o humor que sempre pontuou a sua vida, mesmo nas fases mais negras. De facto, agradece “os longos anos de sexo e drogas”, pois, sem tais memórias, não teria conhecido o marido David Furnish ou tido os seus dois filhos. “Passei 16 anos fod*** e 29 anos a melhorar”, processo colocado por escrito na íntegra.

Elton John está ainda longe de colocar um ponto final no trabalho, com várias colaborações musicais por estrear e gravações agendadas. Até lá, quem desejar conhecer mais sobre a vida do artista deve apenas dirigir-se à livraria mais próxima, a partir da próxima semana (14), e desfrutar da obra já bastante aclamada pela crítica.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Polícia holandesa encontra 25 pessoas escondidas em contentor frigorífico num cargueiro

A polícia holandesa localizou esta terça-feira 25 pessoas escondidas num contentor frigorífico numa embarcação que saiu do porto de Vlaardingen, perto de Roterdão, na Holanda, em direção ao Reino Unido, mas teve de regressar após …

É oficial: José Mourinho é o novo treinador do Tottenham

O treinador português José Mourinho, que estava no desemprego há quase um ano, é o sucessor do argentino Maurício Pochettino no comando do Tottenham, anunciou esta quarta-feira o 14.º classificado da Liga inglesa de futebol. Mourinho, …

Cientistas captam imagens extremamente raras de um peixe a devorar um tubarão inteiro

https://vimeo.com/374136378 Os tubarões são dos animais mais temidos nos oceanos, mas naquela que é uma verdadeira troca de papéis, um tubarão foi devorado por completo por um peixe das profundezas do mar. Um vídeo publicado pela US …

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …