Autárquicas: PS segura Almada

Miguel A. Lopes / Lusa

A presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros

Aposta da CDU em Maria das Dores Meira, atual autarca de Setúbal que atingiu o limite de mandatos naquele concelho, parece não ter sortido os efeitos desejados.

O Partido Socialista deverá, segundo as primeiras projeções, conseguir segurar a Câmara de Almada, conquistada em 2017 ao PCP. De acordo com as projeções do ICS-ISCTE, utilizadas pela SIC e pelo Expresso, Inês de Medeiros (PS) conseguiu uma votação entre os 38,3 e os 42,3%, já Maria das Dores Meira (CDU) ficará entre os 28,3 e os 32,3%.

As projeções da Universidade Católica para a RTP, por sua vez, atribuem à candidata do PS um resultado entre os 40 e os 45%, com a candidata da CDU a ficar-se por uma votação entre os 30 e os 34%.

No discurso de vitória, Inês de Medeiros mostrou a sua “emoção e alegria” por ter conseguido a reeleição e endereçou cumprimentou “democraticamente todos os candidatos”. “A democracia falou, por isso estamos todos de parabéns“, começou por dizer.

“As minhas palavras vão, naturalmente, para todos os almadenses sem exceção que me acompanharam nos últimos quatro anos e, todos os dias, escolhem Almada, independentemente das suas sensibilidades partidárias. Uma palavra também, naturalmente, a todo o PS de Almada, a todos os voluntários e independentes que se juntaram a esta candidatura. Esta noite é vossa, muito obrigada”, agradeceu.

“Vamos continuar o trabalho com entusiasmo redobrado e conscientes de que estamos a ir por um bom caminho. Almada fez muito durante os últimos quatro anos e pode fazer ainda mais. Hoje Almada é a terra do futuro da Área Metropolitana de Lisboa”, afirmou a presidente da Câmara de Almada.

Tal como António Costa afirmou, nos Açores, na última semana o PS apresentou-se nesta corrida eleitoral como força política a discutir todas as Câmaras, opondo-se em todas elas ou ao PSD ou ao PCP.

Um dos exemplos da situação era precisamente a Câmara de Almada, a qual o PS conquistou ao PCP de forma surpreendente em 2017, sendo um objetivo dos comunistas recuperarem-na neste ato eleitoral.

Na altura, uma das principais justificações apontadas para o resultado foi a coligação que vigorava, a nível nacional, e que unia PCP, PS e BE, através de acordos escritos.

A escolha de Maria das Dores Meira, autarca de Setúbal que atinge o limite de mandatos previstos por lei na Câmara de Setúbal, como candidata a Almada é indicativa da aposta dos comunistas neste município.

  ARM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dois caranguejos à beira-mar

Os caranguejos são "hipnotizados" pelos campos eletromagnéticos dos cabos submarinos

Um novo estudo mostrou que os cabos submarinos podem estar a ter um "efeito hipnotizante" nos caranguejos castanhos. Mais preocupante: o campo eletromagnético produzido pelos cabos pode causar alterações celulares nos caranguejos comestíveis, tornando-os mais …

Método usa "capa de invisibilidade sonora" para fazer desaparecer objetos

Uma equipa de investigadores do Instituto de Geofísica de Zurique, na Suíça, desenvolveu um método que usa a acústica para ocultar objetos.  Quando ouvimos música, não ouvimos apenas as notas produzidas pelos instrumentos: estamos também imersos …

O planeta Vénus

Vénus já teve oceanos? De maneira nenhuma, dizem astrofísicos

Vénus já teve oceanos? Não, segundo o novo estudo de uma equipa de astrofísicos da Universidade de Genebra e da NCCR PlanetS, na Suíça. Nos últimos anos, vários estudos têm sugerido que Vénus pode já ter …

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …