Autarquias vão ter dados de água e luz para agravar IMI a casas abandonadas

As autarquias vão passar a ter acesso a dados de luz e gás que lhes permitirá saber se uma casa está ou não devoluta e, estando, poderem aplicar uma taxa de IMI agravada.

De acordo com o Jornal de Notícias, a medida consta do Orçamento do Estado para este ano (OE 2016) e a primeira comunicação de dados acontece até outubro.

O OE 2016 inclui um artigo que obriga as empresas fornecedoras de água, luz, gás e telecomunicações a comunicarem aos municípios a ausência de contratos de fornecimento ou de consumos baixos por cada prédio urbano ou fracção autónoma, e determina que o primeiro reporte seja feito até 1 de outubro.

As autarquias podem aplicar uma taxa de IMI agravada às casas devolutas, com uma conta relativa ao imposto municipal de imóveis que pode triplicar.

A forma como será feita a comunicação ainda não está definida, mas deverá ser por via eletrónica ou outro suporte informático.

De acordo com a Renascença, as empresas fornecedoras destes serviços já estavam obrigadas a comunicar essa informação às Finanças, trimestralmente, o que permitia combater o arrendamento paralelo e rendimentos de rendas não declarados, uma das prioridades do plano de combate à fraude e evasão tributária.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mais outro roubo com potencial! Desta feita sob a capa do combate às rendas não declaradas mas dependendo de ‘consumos baixos’. O que é um consumo baixo? Quem determina essa bitola? Não se pode ter cuidado com os gastos? Isto está cada vez mais uma enorme tirania.

RESPONDER

Farmácias já estão a aceitar reservas de vacinas contra a gripe

Este ano, as farmácias portuguesas vão voltar a administrar gratuitamente a vacina contra a gripe a pessoas com mais de 65 anos. Para já, ainda não há data para o início da venda e imunização, mas …

Golo de Taremi foi bem anulado? Especialistas esclarecem decisão

Muitos contestam a anulação do golo de Taremi já perto do fim da partida. Especialistas em arbitragem defendem que a decisão foi bem tomada. Atlético de Madrid e FC Porto empataram a zero na primeira jornada …

Nova espécie massiva de há 500 milhões de anos descoberta no Canadá

Espécie terá sido uma gigante dos oceanos, amedrontando presas com a sua carapaça, situada na zona da cabeça, que cobria dois terços do seu corpo. Uma equipa de cientistas descobriu na última semana um fóssil de …

Porque morrem tantos americanos?

Nos últimos 30 anos a esperança média de vida nos Estados Unidos da América não acompanhou as melhorias verificadas na Europa. "A América tem um problema relacionado com a morte". Assim começa uma análise, em espécie …

Já há turmas inteiras em casa devido a casos positivos de covid-19

As aulas da maioria das escolas arrancaram esta semana e já há turmas inteiras em casa, devido a casos positivos de covid-19. Tema será discutido na reunião do Infarmed, que acontece esta quinta-feira. Com o início …

Novo estudo indica que comer em excesso não é a principal causa da obesidade

A obesidade afeta grande parte da população e já é considerada umas das maiores epidemias do século XXI. Contudo, a ideia de quanto mais se come, mais propenso se está a ganhar peso pode ser …

Jogador do Santos foi ameaçado e perseguido (e filmou)

Saída da Taça do Brasil originou protestos e cenas de vandalismo. A última vitória do Santos foi no dia 13 de Agosto. O Santos não vive uma fase positiva. 13.º classificado no Brasileirão, foi afastado da …

Esta tarde, discute-se a "ampla abertura". Máscaras em espaços fechados são para manter

As restrições impostas na sequência do combate à pandemia de covid-19 deverão deixar de ser obrigatórias a partir do final do mês. Esta tarde, na reunião do Infarmed, os peritos vão propor a libertação. Esta quinta-feira, …

Eletricidade vai ficar mais cara a partir de outubro

A fatura da eletricidade vai voltar a subir 3% no dia 1 de outubro, depois de ter subido outros 3% a 1 de julho. O preço da eletricidade vai voltar a aumentar, a partir de 1 …

As vacas podem aprender a ir à casa de banho - e assim ajudar a salvar o Planeta

Os excrementos largados pelas vacas podem ser bastante prejudiciais para o Planeta, mas esta situação pode ser controlada se estes animais aprenderem a usar algo inesperado para a espécie de quatro patas - uma casa …