Autarcas franceses vão manter proibição do burkini

Vários autarcas do sudeste de França, incluindo Nice e Frejus, anunciaram hoje que vão manter a proibição do burkini, apesar da decisão judicial que suspende a decisão numa cidade vizinha.

Nice “vai continuar a multar” as mulheres que usam o burkini, disse Christian Estrosi, Presidente da Câmara Municipal da cidade.

O autarca da câmara de extrema-direita de Frejus, mas também o vereador socialista de Sisco, na ilha de Córsega, manifestaram a mesma determinação.

Pelo menos 30 municípios franceses proibiram recentemente o acesso a praias públicas de “qualquer pessoa que não esteja devidamente vestida, respeite o moralismo e o secularismo e as regras de higiene e segurança da natação”.

A justiça francesa suspendeu hoje a proibição do uso do burkini – o fato de banho para as mulheres muçulmanas – decretada por autoridades locais em França.

A decisão da mais alta instância da justiça administrativa de França, o Conselho de Estado, surge depois de várias queixas de grupos de direitos civis e queixas individuais.

O Conselho de Estado decidiu que as autoridades locais francesas apenas poderão restringir as liberdades individuais se houver um “risco comprovado” para a ordem pública.

/Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Ainda há presidentes e dirigentes de tomat…
    Muito bem
    Querem costumes Arabes… fiquem nos paises árabes
    Na terra deles não temos como usar as nossas culturas.

    • Muito bem dito! É mandar todos esses árabes para os seus países de origem – e já agora, todos os restantes emigrantes que tb vão para lá conspurcar a integridade francesa com usos que não têm nada a ver. Entretanto, convirá tb que o equivalente em França aos Centros de Formação Profissional portugueses (suponho que deve haver, se não houver, tratem de arranjar rapidamente) comecem a ministrar a toda a velocidade cursos profissionais em todas aquelas profissõezitas “menores” que os superiores franceses deixaram de querer exercer ( sei lá, pedreiro, carregador, empregada doméstica, ou até, as célebres “porteiras portuguesas”) porque a debandada desses estrangeiros todos vai deixar imensas!!!! vagas de trabalho. Liberté, Egalité, Fraternité! pois então! Mas à maneira de “Animal Farm” – todos os animais são iguais – mas uns são mais iguais do que os outros, ou seja , adaptando ao caso, todos os homens são iguais, desde que sejam franceses.

    • Infelizmente, a vaga de palermice parece ser geral… É só olhar para os Estados Unidos e ver o que lá grassa com os candidatos á presidência….

    • Em nome da Tolerância e da Democracia, estamos a ficar tão Intolerantes e Anti-Democráticos como o Médio Oriente… e os palhaços dos Xenófobos, aplaudem.

  2. Se for uma publicação da treta como o Charlie Hebdo a insultar gratuitamente tudo e todos só para ganhar algum dinheiro e notoriedade então é liberdade de expressão. Se for um Muçulmano a ir à praia como bem entende, então já não lhe é permitido. Alguém me pode explicar o conceito de liberdade?

    E se formos por essa dita questão “cultural”, ai do Muçulmano que residir na Europa e não comer porco. Tem de comer! Quer queira ou não. Se nós comemos, então eles também têm de comer. Enfim. O mundo anda estranho.

  3. Boa! Para combater o extremismo do Médio Oriente, o Ocidente torna-se igualmente extremista! Entre obrigar as mulheres a andar vestidas assim ou assado, a diferença é nula!

    “Viva o Fundamentalismo Ocidental, que é melhor que o Fundamentalismo dos outros,” dizem os racistas e xenófobos.

    Cambada de anormais, que permitem que o Ocidente se torne Intolerante e Fascista, em nome da Tolerância e da Democracia. São tão burros que nem entendem que estão a ficar iguais aos gajos que dizem odiar. É preciso ser acéfalo, mesmo.

    Bem, venha daí o próximo Salazar, que é o que a malta está a pedir.

    • Sr. Ricardo Silva, o Sr está num País Ocidental, com costumes ocidentais. Sugiro-lhe a si e a todos os que contestam os nossos costumes o seguinte: Se está mal mude-se…

  4. Em Portugal também existe mulheres que querem usar
    Lenços na cabeça e depois qual é o problema? As minhas avôs utilizaram,lenços e depois?

    Se existe pessoas que querem utilizar vinho,drogas porque carga de água as pessoas não podem escolher vestir-se como bem entendem?

    No meu caso ninguém vai ditar o que eu devo pensar ,comer, vestir, leva nas bentas.

RESPONDER

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …

O problema impossível mais simples do mundo está a levar matemáticos à loucura

Matemáticos avisam os seus colegas para se manterem longe da conjetura de Collatz. No entanto, Terence Tao decidiu arriscar, e está muito perto de resolver aquele que muitos chamam de o problema impossível mais simples …

Soldados da Guerra Civil dos EUA pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias

Investigadores encontraram evidências que indicam que soldados da Guerra Civil norte-americana pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias. Escavações em Camp Nelson, no Kentucky, revelaram restos de um estúdio de fotografia com 150 anos, o …

Chuva, vento forte e neve. Mau tempo vai agravar-se nas próximas 48 horas

A Proteção Civil alertou este domingo para um agravamento do estado do tempo nas próximas 48 horas, com períodos de chuva, possibilidade da queda de neve nas terras alta do norte e centro e ainda …

Descoberta nova espécie de aranha-violinista no Vale do México

Cientistas identificaram, no México, uma nova espécie de aranha com um veneno que, apesar de não ser fatal, é capaz de causar necrose na pele humana. Uma equipa de cientistas da Universidade Nacional Autónoma do México …

Já sabemos sobre o que conversam os orangotangos

Um novo estudo da Universidade de Exeter, em Inglaterra, desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os investigadores passaram dois anos a filmar mais de 600 horas …

COP25 aprovou conclusões. Não há acordo para regulação dos mercados de carbono

A cimeira da ONU sobre o clima terminou hoje em Madrid assinalando a urgência para conter as alterações climáticas, mas a mais longa cimeira sobre o clima de sempre sem chegar a acordo nos pontos …

Afinal, os deuses da Antiguidade eram às cores (e já as podemos ver)

https://vimeo.com/379277357 Nos nossos livros da escola e em museus de todo o mundo, as obras de arte da antiga Grécia e Roma não têm cores: são simples, puro e branco mármore. Mas será este apenas um mito? …

A sede do petróleo está a levar os povos indígenas do Equador à extinção

Os povos indígenas do Equador estão sob ameaça dos interesses do território em que habitam. Quase metade das reservas equatorianas de petróleo estão debaixo do Parque Nacional Yasuní. Os interesses dos políticos e dos grandes magnatas …

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …