Autarcas franceses vão manter proibição do burkini

Vários autarcas do sudeste de França, incluindo Nice e Frejus, anunciaram hoje que vão manter a proibição do burkini, apesar da decisão judicial que suspende a decisão numa cidade vizinha.

Nice “vai continuar a multar” as mulheres que usam o burkini, disse Christian Estrosi, Presidente da Câmara Municipal da cidade.

O autarca da câmara de extrema-direita de Frejus, mas também o vereador socialista de Sisco, na ilha de Córsega, manifestaram a mesma determinação.

Pelo menos 30 municípios franceses proibiram recentemente o acesso a praias públicas de “qualquer pessoa que não esteja devidamente vestida, respeite o moralismo e o secularismo e as regras de higiene e segurança da natação”.

A justiça francesa suspendeu hoje a proibição do uso do burkini – o fato de banho para as mulheres muçulmanas – decretada por autoridades locais em França.

A decisão da mais alta instância da justiça administrativa de França, o Conselho de Estado, surge depois de várias queixas de grupos de direitos civis e queixas individuais.

O Conselho de Estado decidiu que as autoridades locais francesas apenas poderão restringir as liberdades individuais se houver um “risco comprovado” para a ordem pública.

/Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Ainda há presidentes e dirigentes de tomat…
    Muito bem
    Querem costumes Arabes… fiquem nos paises árabes
    Na terra deles não temos como usar as nossas culturas.

    • Muito bem dito! É mandar todos esses árabes para os seus países de origem – e já agora, todos os restantes emigrantes que tb vão para lá conspurcar a integridade francesa com usos que não têm nada a ver. Entretanto, convirá tb que o equivalente em França aos Centros de Formação Profissional portugueses (suponho que deve haver, se não houver, tratem de arranjar rapidamente) comecem a ministrar a toda a velocidade cursos profissionais em todas aquelas profissõezitas “menores” que os superiores franceses deixaram de querer exercer ( sei lá, pedreiro, carregador, empregada doméstica, ou até, as célebres “porteiras portuguesas”) porque a debandada desses estrangeiros todos vai deixar imensas!!!! vagas de trabalho. Liberté, Egalité, Fraternité! pois então! Mas à maneira de “Animal Farm” – todos os animais são iguais – mas uns são mais iguais do que os outros, ou seja , adaptando ao caso, todos os homens são iguais, desde que sejam franceses.

    • Infelizmente, a vaga de palermice parece ser geral… É só olhar para os Estados Unidos e ver o que lá grassa com os candidatos á presidência….

    • Em nome da Tolerância e da Democracia, estamos a ficar tão Intolerantes e Anti-Democráticos como o Médio Oriente… e os palhaços dos Xenófobos, aplaudem.

  2. Se for uma publicação da treta como o Charlie Hebdo a insultar gratuitamente tudo e todos só para ganhar algum dinheiro e notoriedade então é liberdade de expressão. Se for um Muçulmano a ir à praia como bem entende, então já não lhe é permitido. Alguém me pode explicar o conceito de liberdade?

    E se formos por essa dita questão “cultural”, ai do Muçulmano que residir na Europa e não comer porco. Tem de comer! Quer queira ou não. Se nós comemos, então eles também têm de comer. Enfim. O mundo anda estranho.

  3. Boa! Para combater o extremismo do Médio Oriente, o Ocidente torna-se igualmente extremista! Entre obrigar as mulheres a andar vestidas assim ou assado, a diferença é nula!

    “Viva o Fundamentalismo Ocidental, que é melhor que o Fundamentalismo dos outros,” dizem os racistas e xenófobos.

    Cambada de anormais, que permitem que o Ocidente se torne Intolerante e Fascista, em nome da Tolerância e da Democracia. São tão burros que nem entendem que estão a ficar iguais aos gajos que dizem odiar. É preciso ser acéfalo, mesmo.

    Bem, venha daí o próximo Salazar, que é o que a malta está a pedir.

    • Sr. Ricardo Silva, o Sr está num País Ocidental, com costumes ocidentais. Sugiro-lhe a si e a todos os que contestam os nossos costumes o seguinte: Se está mal mude-se…

  4. Em Portugal também existe mulheres que querem usar
    Lenços na cabeça e depois qual é o problema? As minhas avôs utilizaram,lenços e depois?

    Se existe pessoas que querem utilizar vinho,drogas porque carga de água as pessoas não podem escolher vestir-se como bem entendem?

    No meu caso ninguém vai ditar o que eu devo pensar ,comer, vestir, leva nas bentas.

RESPONDER

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …

Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura. Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco …

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …

Leverkusen vs FC Porto | Luis Díaz mantém “dragão” à tona

O FC Porto perdeu na Alemanha, na visita ao Bayer Leverkusen, por 2-1, e tem tudo em aberto na perspetiva de chegar aos oitavos-de-final da Liga Europa. Após uma primeira parte difícil, na qual praticamente não …

Ex-presidente do Tribunal da Relação Vaz das Neves arguido na Operação Lex

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa foi constituído arguido no processo Operação Lex, em que também são arguidos o desembargador Rui Rangel e a sua ex-mulher e juíza Fátima Galante. A fonte adiantou à …

Rangers vs Braga | "Braveheart" romeno estraga noite "guerreira"

  O Sporting de Braga perdeu em casa dos escoceses do Rangers por 3-2, esta quinta-feira, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol em que esteve a vencer …

Morreu Joaquim Pina Moura, antigo ministro da Economia e das Finanças

O ex-ministro da Economia e das Finanças morreu em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa, disse à agência Lusa o filho, o fotojornalista João Pina. Natural de Loriga, Seia (distrito da Guarda), …

Duran Duran e A-ha levam anos 80 ao Rock in Rio

Os noruegueses A-ha, responsáveis por Take on me, tema que fez sucesso na década de 80, estrear-se-ão em palcos portugueses no Rock in Rio Lisboa, atuando no mesmo dia em que os ingleses Duran Duran. Segundo …

Maior avião comercial do mundo vai ser reciclado (mas vende lembranças)

O primeiro Airbus A380 vai ser dividido em peças para futuras substituições, mas vai voltar aos céus através de etiquetas de bagagem. O MSN003 começou a ser fabricado em 2004 e tornou-se o primeiro avião super …

Caso Roger Stone. Ex-consultor de Trump condenado a 40 meses de prisão

O ex-consultor do Presidente dos Estados Unidos foi condenado, esta quinta-feira, a mais de três anos de prisão, apesar da interferência do procurador-geral para reduzir a recomendação de sentença. Um tribunal federal condenou o ex-consultor de …