Autarcas franceses vão manter proibição do burkini

Vários autarcas do sudeste de França, incluindo Nice e Frejus, anunciaram hoje que vão manter a proibição do burkini, apesar da decisão judicial que suspende a decisão numa cidade vizinha.

Nice “vai continuar a multar” as mulheres que usam o burkini, disse Christian Estrosi, Presidente da Câmara Municipal da cidade.

O autarca da câmara de extrema-direita de Frejus, mas também o vereador socialista de Sisco, na ilha de Córsega, manifestaram a mesma determinação.

Pelo menos 30 municípios franceses proibiram recentemente o acesso a praias públicas de “qualquer pessoa que não esteja devidamente vestida, respeite o moralismo e o secularismo e as regras de higiene e segurança da natação”.

A justiça francesa suspendeu hoje a proibição do uso do burkini – o fato de banho para as mulheres muçulmanas – decretada por autoridades locais em França.

A decisão da mais alta instância da justiça administrativa de França, o Conselho de Estado, surge depois de várias queixas de grupos de direitos civis e queixas individuais.

O Conselho de Estado decidiu que as autoridades locais francesas apenas poderão restringir as liberdades individuais se houver um “risco comprovado” para a ordem pública.

/Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Ainda há presidentes e dirigentes de tomat…
    Muito bem
    Querem costumes Arabes… fiquem nos paises árabes
    Na terra deles não temos como usar as nossas culturas.

    • Muito bem dito! É mandar todos esses árabes para os seus países de origem – e já agora, todos os restantes emigrantes que tb vão para lá conspurcar a integridade francesa com usos que não têm nada a ver. Entretanto, convirá tb que o equivalente em França aos Centros de Formação Profissional portugueses (suponho que deve haver, se não houver, tratem de arranjar rapidamente) comecem a ministrar a toda a velocidade cursos profissionais em todas aquelas profissõezitas “menores” que os superiores franceses deixaram de querer exercer ( sei lá, pedreiro, carregador, empregada doméstica, ou até, as célebres “porteiras portuguesas”) porque a debandada desses estrangeiros todos vai deixar imensas!!!! vagas de trabalho. Liberté, Egalité, Fraternité! pois então! Mas à maneira de “Animal Farm” – todos os animais são iguais – mas uns são mais iguais do que os outros, ou seja , adaptando ao caso, todos os homens são iguais, desde que sejam franceses.

    • Infelizmente, a vaga de palermice parece ser geral… É só olhar para os Estados Unidos e ver o que lá grassa com os candidatos á presidência….

    • Em nome da Tolerância e da Democracia, estamos a ficar tão Intolerantes e Anti-Democráticos como o Médio Oriente… e os palhaços dos Xenófobos, aplaudem.

  2. Se for uma publicação da treta como o Charlie Hebdo a insultar gratuitamente tudo e todos só para ganhar algum dinheiro e notoriedade então é liberdade de expressão. Se for um Muçulmano a ir à praia como bem entende, então já não lhe é permitido. Alguém me pode explicar o conceito de liberdade?

    E se formos por essa dita questão “cultural”, ai do Muçulmano que residir na Europa e não comer porco. Tem de comer! Quer queira ou não. Se nós comemos, então eles também têm de comer. Enfim. O mundo anda estranho.

  3. Boa! Para combater o extremismo do Médio Oriente, o Ocidente torna-se igualmente extremista! Entre obrigar as mulheres a andar vestidas assim ou assado, a diferença é nula!

    “Viva o Fundamentalismo Ocidental, que é melhor que o Fundamentalismo dos outros,” dizem os racistas e xenófobos.

    Cambada de anormais, que permitem que o Ocidente se torne Intolerante e Fascista, em nome da Tolerância e da Democracia. São tão burros que nem entendem que estão a ficar iguais aos gajos que dizem odiar. É preciso ser acéfalo, mesmo.

    Bem, venha daí o próximo Salazar, que é o que a malta está a pedir.

    • Sr. Ricardo Silva, o Sr está num País Ocidental, com costumes ocidentais. Sugiro-lhe a si e a todos os que contestam os nossos costumes o seguinte: Se está mal mude-se…

  4. Em Portugal também existe mulheres que querem usar
    Lenços na cabeça e depois qual é o problema? As minhas avôs utilizaram,lenços e depois?

    Se existe pessoas que querem utilizar vinho,drogas porque carga de água as pessoas não podem escolher vestir-se como bem entendem?

    No meu caso ninguém vai ditar o que eu devo pensar ,comer, vestir, leva nas bentas.

RESPONDER

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …

Novo surto em lar de Beja e 90 alunos em isolamento em Famalicão

Um surto de covid-19 identificado no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, já infetou 31 pessoas, sendo 24 utentes e sete funcionários, divulgou a Unidade Local de Saúde do …