Autarcas franceses vão manter proibição do burkini

Vários autarcas do sudeste de França, incluindo Nice e Frejus, anunciaram hoje que vão manter a proibição do burkini, apesar da decisão judicial que suspende a decisão numa cidade vizinha.

Nice “vai continuar a multar” as mulheres que usam o burkini, disse Christian Estrosi, Presidente da Câmara Municipal da cidade.

O autarca da câmara de extrema-direita de Frejus, mas também o vereador socialista de Sisco, na ilha de Córsega, manifestaram a mesma determinação.

Pelo menos 30 municípios franceses proibiram recentemente o acesso a praias públicas de “qualquer pessoa que não esteja devidamente vestida, respeite o moralismo e o secularismo e as regras de higiene e segurança da natação”.

A justiça francesa suspendeu hoje a proibição do uso do burkini – o fato de banho para as mulheres muçulmanas – decretada por autoridades locais em França.

A decisão da mais alta instância da justiça administrativa de França, o Conselho de Estado, surge depois de várias queixas de grupos de direitos civis e queixas individuais.

O Conselho de Estado decidiu que as autoridades locais francesas apenas poderão restringir as liberdades individuais se houver um “risco comprovado” para a ordem pública.

/Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Ainda há presidentes e dirigentes de tomat…
    Muito bem
    Querem costumes Arabes… fiquem nos paises árabes
    Na terra deles não temos como usar as nossas culturas.

    • Muito bem dito! É mandar todos esses árabes para os seus países de origem – e já agora, todos os restantes emigrantes que tb vão para lá conspurcar a integridade francesa com usos que não têm nada a ver. Entretanto, convirá tb que o equivalente em França aos Centros de Formação Profissional portugueses (suponho que deve haver, se não houver, tratem de arranjar rapidamente) comecem a ministrar a toda a velocidade cursos profissionais em todas aquelas profissõezitas “menores” que os superiores franceses deixaram de querer exercer ( sei lá, pedreiro, carregador, empregada doméstica, ou até, as célebres “porteiras portuguesas”) porque a debandada desses estrangeiros todos vai deixar imensas!!!! vagas de trabalho. Liberté, Egalité, Fraternité! pois então! Mas à maneira de “Animal Farm” – todos os animais são iguais – mas uns são mais iguais do que os outros, ou seja , adaptando ao caso, todos os homens são iguais, desde que sejam franceses.

    • Infelizmente, a vaga de palermice parece ser geral… É só olhar para os Estados Unidos e ver o que lá grassa com os candidatos á presidência….

    • Em nome da Tolerância e da Democracia, estamos a ficar tão Intolerantes e Anti-Democráticos como o Médio Oriente… e os palhaços dos Xenófobos, aplaudem.

  2. Se for uma publicação da treta como o Charlie Hebdo a insultar gratuitamente tudo e todos só para ganhar algum dinheiro e notoriedade então é liberdade de expressão. Se for um Muçulmano a ir à praia como bem entende, então já não lhe é permitido. Alguém me pode explicar o conceito de liberdade?

    E se formos por essa dita questão “cultural”, ai do Muçulmano que residir na Europa e não comer porco. Tem de comer! Quer queira ou não. Se nós comemos, então eles também têm de comer. Enfim. O mundo anda estranho.

  3. Boa! Para combater o extremismo do Médio Oriente, o Ocidente torna-se igualmente extremista! Entre obrigar as mulheres a andar vestidas assim ou assado, a diferença é nula!

    “Viva o Fundamentalismo Ocidental, que é melhor que o Fundamentalismo dos outros,” dizem os racistas e xenófobos.

    Cambada de anormais, que permitem que o Ocidente se torne Intolerante e Fascista, em nome da Tolerância e da Democracia. São tão burros que nem entendem que estão a ficar iguais aos gajos que dizem odiar. É preciso ser acéfalo, mesmo.

    Bem, venha daí o próximo Salazar, que é o que a malta está a pedir.

    • Sr. Ricardo Silva, o Sr está num País Ocidental, com costumes ocidentais. Sugiro-lhe a si e a todos os que contestam os nossos costumes o seguinte: Se está mal mude-se…

  4. Em Portugal também existe mulheres que querem usar
    Lenços na cabeça e depois qual é o problema? As minhas avôs utilizaram,lenços e depois?

    Se existe pessoas que querem utilizar vinho,drogas porque carga de água as pessoas não podem escolher vestir-se como bem entendem?

    No meu caso ninguém vai ditar o que eu devo pensar ,comer, vestir, leva nas bentas.

RESPONDER

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …

Açores e Madeira acusam DGS de não usar dados verdadeiros nos boletins

A Direção Regional da Saúde (DRS) da Madeira garantiu que os números reportados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) esta sexta-feira não correspondem à realidade. A DRS dos Açores também assume a existência …

Resorts do Reino Unido criaram uma lista de "hóspedes indesejáveis" (com nomes irlandeses)

Uma rede de resorts da Grã-Bretanha tinha uma lista de "hóspedes indesejáveis" com apelidos irlandeses numa tentativa de impedir a entrada de membros da comunidade de viajantes irlandeses (Pavee). Esta notícia foi avançada por uma investigação …