Autarcas franceses vão manter proibição do burkini

Vários autarcas do sudeste de França, incluindo Nice e Frejus, anunciaram hoje que vão manter a proibição do burkini, apesar da decisão judicial que suspende a decisão numa cidade vizinha.

Nice “vai continuar a multar” as mulheres que usam o burkini, disse Christian Estrosi, Presidente da Câmara Municipal da cidade.

O autarca da câmara de extrema-direita de Frejus, mas também o vereador socialista de Sisco, na ilha de Córsega, manifestaram a mesma determinação.

Pelo menos 30 municípios franceses proibiram recentemente o acesso a praias públicas de “qualquer pessoa que não esteja devidamente vestida, respeite o moralismo e o secularismo e as regras de higiene e segurança da natação”.

A justiça francesa suspendeu hoje a proibição do uso do burkini – o fato de banho para as mulheres muçulmanas – decretada por autoridades locais em França.

A decisão da mais alta instância da justiça administrativa de França, o Conselho de Estado, surge depois de várias queixas de grupos de direitos civis e queixas individuais.

O Conselho de Estado decidiu que as autoridades locais francesas apenas poderão restringir as liberdades individuais se houver um “risco comprovado” para a ordem pública.

/Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Ainda há presidentes e dirigentes de tomat…
    Muito bem
    Querem costumes Arabes… fiquem nos paises árabes
    Na terra deles não temos como usar as nossas culturas.

    • Muito bem dito! É mandar todos esses árabes para os seus países de origem – e já agora, todos os restantes emigrantes que tb vão para lá conspurcar a integridade francesa com usos que não têm nada a ver. Entretanto, convirá tb que o equivalente em França aos Centros de Formação Profissional portugueses (suponho que deve haver, se não houver, tratem de arranjar rapidamente) comecem a ministrar a toda a velocidade cursos profissionais em todas aquelas profissõezitas “menores” que os superiores franceses deixaram de querer exercer ( sei lá, pedreiro, carregador, empregada doméstica, ou até, as célebres “porteiras portuguesas”) porque a debandada desses estrangeiros todos vai deixar imensas!!!! vagas de trabalho. Liberté, Egalité, Fraternité! pois então! Mas à maneira de “Animal Farm” – todos os animais são iguais – mas uns são mais iguais do que os outros, ou seja , adaptando ao caso, todos os homens são iguais, desde que sejam franceses.

    • Infelizmente, a vaga de palermice parece ser geral… É só olhar para os Estados Unidos e ver o que lá grassa com os candidatos á presidência….

    • Em nome da Tolerância e da Democracia, estamos a ficar tão Intolerantes e Anti-Democráticos como o Médio Oriente… e os palhaços dos Xenófobos, aplaudem.

  2. Se for uma publicação da treta como o Charlie Hebdo a insultar gratuitamente tudo e todos só para ganhar algum dinheiro e notoriedade então é liberdade de expressão. Se for um Muçulmano a ir à praia como bem entende, então já não lhe é permitido. Alguém me pode explicar o conceito de liberdade?

    E se formos por essa dita questão “cultural”, ai do Muçulmano que residir na Europa e não comer porco. Tem de comer! Quer queira ou não. Se nós comemos, então eles também têm de comer. Enfim. O mundo anda estranho.

  3. Boa! Para combater o extremismo do Médio Oriente, o Ocidente torna-se igualmente extremista! Entre obrigar as mulheres a andar vestidas assim ou assado, a diferença é nula!

    “Viva o Fundamentalismo Ocidental, que é melhor que o Fundamentalismo dos outros,” dizem os racistas e xenófobos.

    Cambada de anormais, que permitem que o Ocidente se torne Intolerante e Fascista, em nome da Tolerância e da Democracia. São tão burros que nem entendem que estão a ficar iguais aos gajos que dizem odiar. É preciso ser acéfalo, mesmo.

    Bem, venha daí o próximo Salazar, que é o que a malta está a pedir.

    • Sr. Ricardo Silva, o Sr está num País Ocidental, com costumes ocidentais. Sugiro-lhe a si e a todos os que contestam os nossos costumes o seguinte: Se está mal mude-se…

  4. Em Portugal também existe mulheres que querem usar
    Lenços na cabeça e depois qual é o problema? As minhas avôs utilizaram,lenços e depois?

    Se existe pessoas que querem utilizar vinho,drogas porque carga de água as pessoas não podem escolher vestir-se como bem entendem?

    No meu caso ninguém vai ditar o que eu devo pensar ,comer, vestir, leva nas bentas.

RESPONDER

Cientistas desmascaram teoria comum sobre canhotos

Desde sempre houve muitas alegações sobre o que significa ser canhoto e se muda o tipo de pessoa que alguém é — mas a verdade é quase um enigma. Mitos sobre a lateralidade aparecem ano após …

Arranca a greve na Ryanair. Empresa não descarta atrasos ou mudanças de voos

Os tripulantes da Ryanair começam esta quarta-feira uma greve de cinco dias, até domingo, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e que conta com serviços mínimos decretados pelo Governo. Nesta …

O navio Open Arms já atracou em Lampedusa

O navio Open Arms chegou ao porto da ilha de Lampedusa por volta da meia-noite, hora italiana, depois do procurador de Agrigento, Luigi Patronaggio, ter ordenado a apreensão do navio e o desembarque imediato dos …

Fernando Haddad condenado a quatro anos e meio de prisão

O ex-prefeito de São Paulo e antigo candidato às Presidenciais brasileiras foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, por recursos financeiros não declarados durante a eleição municipal de 2012. Fernando …

Reunião com motoristas termina sem acordo. Há troca de acusações e uma nova greve à vista

Falhou esta terça-feira o acordo para iniciar um processo de mediação entre Antram, que representa as empresas, e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP). A Antram acusou, esta terça-feira, o Sindicato dos Motoristas …

Alzheimer ataca regiões do cérebro que nos mantêm acordados durante o dia

Demasiadas sonecas durante o dia são um dos primeiros sinais externos do Alzheimer, embora seja difícil dizer por que isso acontece. Alguns cientistas sugeriram que a doença perturba as regiões do cérebro que promovem o …

Caminhar e correr torna-se agora mais fácil com estes novos calções robóticos

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criaram uns calções robóticos que nos fazem sentir até sete quilos mais leves quando estamos a caminhar ou a correr. Esta invenção poderá ajudar pessoas que caminhem …

Imagens da NASA mostram que a Lua brilha mais do que o Sol

Se os nossos olhos pudessem ver radiação altamente energética chamada raios-gama, a Lua pareceria mais brilhante do que o Sol. É assim que o Telescópio Espacial de Raios-gama Fermi da NASA tem visto o nosso …

Novo estudo adensa mistério sobre "Lago dos Esqueletos" nos Himalaias

Esqueletos humanos encontrados no lago Roopkund, na Índia, pertenceram a pessoas de origens várias, algumas do Mediterrâneo, que morreram em eventos separados por mil anos. O lago Roopkund, na Índia, é famoso por terem sido descobertos …

Livro que pertencia à biblioteca particular de Fernando Pessoa vai a leilão

Um livro que pertenceu à biblioteca particular de Fernando Pessoa foi colocado à venda na leiloeira BestNet Leilões, que funciona apenas online. O leilão n.º 2291 só termina na segunda semana de setembro, mas o valor …