Autarca de Castelo Branco celebrou contratos públicos com empresa de familiares

Beira Baixa TV / Facebook

Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco

O mandato de Luís Correia, atual presidente da Câmara de Castelo Branco, pode estar em risco depois de ter assinado dois contratos com uma empresa detida pelo seu próprio pai.

Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, assinou, em nome da autarquia, pelo menos dois contratos com o próprio pai, sócio de uma empresa de estruturas de alumínio.

A empresa tem ainda como sócios o pai e o tio da mulher do autarca – a deputada socialista Hortense Martins – e terá sido contratada pelo município pelo menos sete vezes, em regime de ajuste direto.

Segundo o Público, além destas adjudicações diretas, a câmara em que Luís Correia foi vereador a tempo inteiro, entre 1997 e 2013, fez vários contratos com mais empresas às quais o autarca, o pai e as irmãs se encontram direta ou indiretamente ligados.

O que acontece, conforme explica o jornal, é que a lei impede os titulares de cargos políticos de intervir em contratos em que os próprios, ou os familiares mais chegados, tenham interesse. A violação desta norma obriga até o Ministério Público a propor aos tribunais administrativos a perda do mandato dos infratores.

Por outro lado, também as entidades públicas estão proibidas de contratar empresas cujo capital seja detido em mais de 10% por titulares de cargos políticos ou altos cargos públicos, ou pelos seus cônjuges, ascendentes e descendentes. O incumprimento determina a nulidade dos contratos celebrados.

Ao Público, Luís Correia afirmou que que a dupla ilegalidade dos dois contratos tratou-se de um “lapso evidente e ostensivo” e acrescentou que o último daqueles dois contratos, celebrado em 2015, “apesar de ter sido mantido na plataforma eletrónica” dos contratos públicos (base.gov.pt), foi por si anulado depois de constatar “o lapso cometido”.

Em novembro passado, o autarca tinha já sido confrontado por um vereador da oposição numa reunião do executivo municipal de Castelo Branco. “Efetivamente assinei um contrato sem me aperceber que familiares meus estavam envolvidos. Apercebi-me num segundo contrato e anulei-o imediatamente”, conta o jornal citando a ata da sessão.

Criada em 1982, a sociedade Strualbi – Estruturas de Alumínio Ldª, é detida em cerca de 20% por Alfredo Correia, pai do autarca, cabendo mais 20% a Joaquim Martins, pai da sua mulher, outro tanto a Adriano Martins, tio da mesma, e o restante a dois outros sócios.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Eh pá… eu não sabia que estava a assinar um contrato com o meu pai, com o pai da minha mulher e com o tio da minha mulher. Eu… Soutor Juiz… nem sei bem quem é a minha mulher e mesmo quem eu sou.

  2. Não poderá este Sr. ser filho de pai incógnito e como tal nunca ter conhecido o pai. Temos que dar-lhe o beneficio da dúvida!!!!

RESPONDER

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …