Detidos autarca e bancários que burlaram clientes de banco em mais de 1,6 milhões de euros

Tiago Henrique Marques / Lusa

Oito meses de investigação culminaram na detenção de quatro promotores comerciais bancários, no distrito de Viana do Castelo, suspeitos de lesar dezenas de clientes de instituições financeiras. 

Esta quarta-feira, foram detidas quatro pessoas no distrito de Viana do Castelo por suspeitas de autoria de crimes de burla qualificada, associação criminosa, falsificação de documentos e abuso de confiança, anunciou a Polícia Judiciária.

Com idades entre os 37 e os 55 anos, os detidos são todos promotores bancários, sendo que um deles, Ricardo Monteiro Pimenta, é também presidente da Junta de Freguesia da Ribeira, concelho de Ponte de Lima, e outro preside à direção da Associação Empresarial de Ponte de Lima.

Em comunicado, a Polícia Judiciária adianta que os suspeitos desenvolveram durante anos, no distrito de Viana do Castelo, “atividade de promoção bancária, a coberto da qual terão praticado os crimes”. Na sequência dos crimes, foram prejudicados cerca de 80 clientes do banco, em prejuízos que ascendem a mais de 1,6 milhões de euros.

António Gomes, coordenador da PJ de Braga, adiantou ao Expresso que os suspeitos estabeleceram contratos com instituições financeiras ou bancárias para angariação de clientes e venda de produtos de alto risco. Os arguidos angariavam clientes para o Deutsche Bank e prometiam-lhes investimentos seguros e de risco baixo ou nulo, com juros “muito elevados”, mas acabavam por investir o dinheiro em produtos financeiros de “elevadíssimo risco”.

Os promotores recebiam os valores dos clientes, em cheques, não em dinheiro vivo, que prometiam aplicar em depósitos a prazo ou outros produtos financeiros com juros superiores aos praticados pela banca, mas que eram investidos em produtos de alto risco ou desviados em proveito próprio”, disse. Em alguns casos, os clientes perderam a totalidade do investimento.

O perfil-tipo das vítimas eram reformados, emigrantes e pessoas de baixa escolaridade, incluindo iletrados, adianta a TVI24. A atividade criminosa decorreria desde 2008, mas alguns dos lesados apresentaram queixa no Ministério Público, originando uma investigação pela PJ que começou há oito meses.

Os detidos vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial na tarde desta quinta-feira para aplicação das medidas de coação. A PJ prosseguirá com a investigação, a fim de identificar o destino dado pelos arguidos ao dinheiro.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Erro de fabrico levanta questões sobre vacina de Oxford

A AstraZeneca e a Universidade de Oxford reconheceram esta quarta-feira um erro de fabrico que está a levantar questões sobre os resultados preliminares e a eficácia da sua vacina experimental contra a covid-19. O comunicado, onde …

Partiu o "mais humano dos deuses" quando tentava mudar de vida. 9 ambulâncias socorreram Maradona, mas foi em vão

A Argentina está em choque com a morte de Diego Armando Maradona. O coração de El Pibe não aguentou numa altura em que estava a tentar mudar de vida, com exercícios físicos, dieta e a …

Manter o ar de casa limpo pode reduzir a probabilidade de propagar covid-19

Além das precauções atualmente recomendadas, garantir que o ar em espaços interiores esteja o mais limpo possível também pode ajudar a reduzir a probabilidade de propagar o novo coronavírus. A grande maioria da transmissão do SARS-CoV-2 …

Navio australiano filma meteoro a desintegrar-se no céu da Tasmânia

O navio de pesquisa científica da CSIRO capturou imagens surpreendentes de um meteoro a desintegrar-se no oceano, muito perto da Tasmânia. Na quarta-feira, o navio de pesquisa científica da CSIRO capturou um meteoro a desintegrar-se no …

Afinal, o Espaço não é assim tão escuro. Há brilho de origem desconhecida

Uma equipa de cientistas usou a New Horizons para medir a luminosidade do Espaço profundo e os resultados surpreenderam-na. Há muito tempo que os cientistas tentam perceber qual a luminosidade do Espaço, se lhe retirarmos todas …

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …