Austríacos vão demolir a casa onde Hitler nasceu

Michael Kranewitter / Wikimedia

A casa onde nasceu Adolf Hitler, no nº 15 da Salzburger Vorstadt, em Braunau am Inn, Áustria

A casa onde nasceu Adolf Hitler, no nº 15 da Salzburger Vorstadt, em Braunau am Inn, Áustria

A casa tornou-se um local de adoração para neo-nazis de todo o mundo, que todos os anos fazem uma peregrinação no aniversário de Hitler. Agora acaba a adoração e peregrinação

A casa onde Hitler nasceu em 1889 em Braunau am Inn, na Áustria, vai ser demolida. O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo ministro do Interior austríaco, Wolfgang Sobotka, após um longo período de indecisão quanto ao destino da casa.

“A casa de Hitler vai ser demolida. Vão manter-se as infraestruturas e um novo edifício vai ser erguido”, afirmou o ministro do Interior, segundo a BBC.

“O novo edifício vai ser usado por uma instituição de caridade ou autoridade local”.

O governo austríaco pretendia há meses expropriar a casa onde nasceu Adolf Hitler, para impedir que prédio se torne local de peregrinação de neonazistas, depois ter tentado durante anos comprar o imóvel, desocupado desde 2011.

O primeiro passo vai ser dado em breve. Ainda este mês, o parlamento austríaco deverá aprovar a expropriação do edifício das mãos de Gerlinde Pommer, a dona da casa. A casa onde Hitler nasceu pertence à família de Pommer há mais de um século.

O prédio está vazio desde 2011, o que criou uma oportunidade para neo-nazis de todo o mundo o usarem como local de adoração e peregrinação.

Todos os anos, a 20 de abril, data do aniversário de Hitler, vários apoiantes de extrema-direita se reúnem à porta do edifício para tirar fotografias, segundo o jornal Deutsche Welle.

A demolição da casa não é bem vista por todos os 17 mil habitantes da cidade de Braunau am Inn e tem provocado um debate no país.

Se uns acreditam ser o melhor para afastar os neo-nazis do local, outros dizem que não vai fazer diferença.

Rotraud Steiger vive em frente à casa de Hitler há mais de 50 anos e é contra a demolição. “Não vai mudar a história, pois não? Acho que não tem sentido”, contou a mulher à Deutsche Welle.

Steiger disse ainda que Hitler apenas viveu na casa durante alguns dias quando era bebé e que preferia que esta se tornasse um memorial.

Martin Simbock, dono da tabacaria que se encontra perto da casa, também acredita que o edifício deveria ser transformado num memorial e que demoli-lo será inútil.

“Mesmo que eles transformem o edifício num buraco as pessoas vão continuar a saber o que era antes”, afirmou Martin ao Deutsche Welle. “O edifício não deveria ser derrubado mas sim usado de uma forma responsável, para educar pessoas”.

Em frente à casa está uma placa retirada do campo de concentração de Mauthausen, que diz “Pela paz, liberdade e democracia. Fascismo nunca mais. Milhares de mortos são um aviso”.

A casa foi comprada pelo regime Nazi e, depois da II Guerra Mundial, foi devolvida à família de Pommer, em 1952.

Em 1972, o governo austríaco assinou um contrato de concessão para o edifício ser transformado num centro para pessoas com deficiências, mas em 2011 Gerlinde Pommer cancelou o contrato devido a uma disputa sobre as renovações necessárias para tornar o prédio mais acessível a pessoas com dificuldades motoras.

Nos últimos anos, Gerlinde Pommer tem pago uma renda mensal de 4800 euros pela casa de Hitler, e o facto de o estado querer retirar-lhe a propriedade também está a indignar os austríacos.

Bom Dia

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. É verdade que Hitler foi uma das mais abomináveis figuras da História da Humanidade, só comparável a Mao Tse Tung e Staline, mas nunca se deve apagar os vestígios do passado, quer eles sejam bons ou maus. O passado é para ser recordado pelo que ele teve de bom e pelo que ele teve de mau, como é o caso. O pior de tudo é passar uma esponja por cima do passado como se ele não tivesse existido.

    • No dia da peregrinação deixavam entrar todos os nazis lá para dentro estoiravam umas latas de zyklon B e pegavam fogo aquilo, no fim demoliam o prédio com os mitras lá dentro a assar, para a posteridade fazia-se um filme em 4K e umas fotos para exemplo.

RESPONDER

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …

Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico. Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as …

Fóssil de lula vampiro perdido durante a Revolução Húngara foi redescoberto

Em 2019, uma equipa de investigadores encontrou o fóssil que estava perdido nas coleções do Museu de História Natural da Hungria, enquanto procurava fósseis de ancestrais de chocos. Contudo, o fóssil foi descoberto originalmente em 1942 …

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …