Austríacos recebem por engano cheques de apoio financeiro assinados por Trump

Chris Kleponis / EPA POOL

Dezenas de austríacos receberam, aparentemente devido a um erro administrativo, cheques do Governo dos Estados Unidos emitidos aos seus cidadãos para aliviar os efeitos da pandemia de covid-19, relata esta terça-feira a emissora pública ORF.

Entre os beneficiários encontra-se um reformado de 73 anos que vive em Linz e que recebeu um cheque de 1.200 dólares (1.013 euros), que levantou no banco sem qualquer problema.

“Abri a caixa de correio da minha casa e encontrei um cheque do Tesouro dos Estados Unidos no valor de 1.200 dólares com a seguinte indicação: pagamento para impacto económico, o Presidente Donald J. Trump”, contou Manfred Barnreiter.

O septuagenário disse ter achado que, pela primeira vez, estava a ser pago por trabalhar nos Estados Unidos durante dois anos há meio século. No entanto, a sua esposa também recebeu um cheque e nunca na sua vida esteve naquele país.

Segundo dois bancos regionais austríacos, mais de 100 cheques deste tipo foram recebidos e levantados só no estado federal da Alta Áustria, a oeste de Viena.

Paul Kaiser, porta-voz de um banco regional na Alta Áustria, disse à ORF que, embora seja possível que o Governo dos Estados Unidos reclame o dinheiro de volta, é improvável que o faça devido ao elevado custo envolvido.

O banqueiro acrescentou que o envio de cheques a cidadãos na Áustria poderá dever-se a um erro na base de dados dos Estados Unidos e recordou que 1,1 milhões de cheques foram enviados pelo Governo norte-americano a cidadãos falecidos.

Cada empregado nos Estados Unidos, com um salário inferior a 75 mil dólares por ano, recebeu um desses cheques, além de 500 dólares (425 euros) por cada criança, sempre com o objetivo de aliviar os efeitos económicos da crise do novo coronavírus.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (189.221) e também com mais casos de infeção confirmados (mais de 6,3 milhões). A pandemia de ​​​​​​​covid-19 já provocou pelo menos 893.524 mortos e infetou mais de 27,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Empresa de vestuário Dielmar sucumbiu à covid-19 e pediu insolvência

A empresa de vestuário Dielmar, com sede em Alcains, Castelo Branco, e cerca de 300 trabalhadores, pediu a insolvência ao fim de 56 anos de atividade, uma decisão que a administração atribui aos efeitos da …

Viajantes de UE e EUA vacinados isentos de quarentena em Inglaterra

Os viajantes oriundos da União Europeia e dos Estados Unidos com vacinação completa contra a covid-19 deixaram esta segunda-feira de ter de cumprir quarentena ao entrar em Inglaterra, Escócia e País de Gales. A medida entrou …

Israel ameaça "enviar uma mensagem" ao Irão após ataque contra petroleiro

O Governo de Israel ameaçou "enviar uma mensagem ao Irão" em resposta ao ataque contra um petroleiro de uma empresa israelita, na quinta-feira, na costa de Omã, no qual morreram um segurança britânico e um …

Primazia masculina nas autárquicas. Partidos cumprem lei da paridade "porque são obrigados"

O estudo "Eleitos locais em Portugal: os perfis e a questão de género", do CIES, ISCTE-IUL, analisou a questão de género nas eleições autárquicas de 1974 a 2017. O Diário de Notícias, que cita o estudo …

UE aplica sanções contra primeira-dama do Nicarágua

A União Europeia (UE) aplicou sanções esta segunda-feira à primeira-dama e vice-Presidente da Nicarágua, Rosario Murillo, e a sete outras autoridades por violações dos direitos humanos e por minarem a democracia, durante uma ofensiva contra …

Exames nacionais. Média da maioria das provas desce (e Matemática cai quase 3 valores)

As médias nos exames nacionais desceram a 20 disciplinas, num ano em que o grau de dificuldade das provas aumentou ligeiramente. Português manteve-se igual — média de 12 valores — e só Física e Química …

Presidente tunisino denuncia migração ilegal de jovens e justifica detenção de deputados

O Presidente da Tunísia disse, este domingo, que muitos jovens desesperados são pagos para abandonar ilegalmente o país em direção à Europa, num dia em que foram reveladas detenções de deputados críticos após o golpe …

Número de nascimentos no primeiro semestre de 2021 foi o mais baixo de há mais de 30 anos

Cerca de 37.700 bebés nasceram em Portugal no primeiro semestre, uma redução de mais de 4.400 relativamente ao período homólogo e que representa o valor mais baixo nos últimos 30 anos, segundo dados do Instituto …

Mais 9 mortes e 1.190 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou esta segunda-feira 1.190 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal regista esta segunda-feira nove mortes atribuídas à covid-19, 1.190 novos casos …

Jerónimo de Sousa insiste na valorização salarial como “compromisso do PCP”

O secretário-geral do PCP insistiu hoje na necessidade de aumento dos salários e na valorização de carreiras e profissões, “compromisso do PCP”, afirmando que a pandemia da covid-19 é utilizada como “pretexto” para abusos laborais. “O …