Administração Trump pagou mais de 1,4 mil milhões a pessoas que já morreram

Jason Szenes / EPA

Os cheques de estímulo financeiro criados pela administração norte-americana por causa da crise desencadeada pelo coronavírus foram enviados a cerca de 1,1 milhões de pessoas já falecidas.

As autoridades federais dos Estados Unidos enviaram 1,4 mil milhões de dólares, através dos cheques de estímulo financeiro por causa do novo coronavírus, a cerca de 1,1 milhões de pessoas já falecidas, segundo um comunicado divulgado, esta quinta-feira, pelo Government Accountability Office (GAO).

Segundo a mesma nota, o Departamento do Tesouro não consultou os registos de óbitos antes de levar a cabo os pagamentos. Agora, o GAO recomendou que se encontre forma de notificar os destinatários inelegíveis dos pagamentos para que seja feita a sua devolução.

Em abril, o Secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, afirmou que os familiares dessas pessoas deviam devolver o dinheiro, não sendo suposto ficarem com ele.

O pacote de estímulo CARES foi aprovado, em março, pelo Congresso norte-americano para dar “ajuda com urgência às famílias, trabalhadores e empresas da nação” que se viram prejudicadas com o aparecimento do novo coronavírus.

Recorde-se que estes cheques foram alvo de polémica, uma vez que o Presidente norte-americano, Donald Trump, exigiu que o seu nome aparecesse neles, algo inédito na história do país.

A exigência deu aso a muitas críticas, com muitos a considerar que o chefe de Estado estava a fazer um aproveitamento político de um departamento do Estado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.