Áustria vai tornar a vacina obrigatória para adultos. Multas até aos 3.600 euros

Wikimedia

Karl Nehammer, chanceler da Áustria

O projeto de lei deverá ser aprovado na quinta-feira pelo Parlamento, com “uma fase de adaptação” prevista, até meados de março.

Segundo a Lusa, a Áustria vai ser o primeiro país da Europa a tornar a vacinação contra a covid-19 obrigatória para adultos, aplicando uma multa pesada a quem não a cumpra, comunicou o chanceler austríaco.

“Conforme planeado, vamos tornar a vacinação obrigatória no início de fevereiro”, afirmou o conservador Karl Nehammer, que chefia o governo austríaco em coligação com os verdes. Durante toda a semana, o tema gerou debates acalorados, quer no Parlamento, quer na sociedade.

A medida divide profundamente a sociedade austríaca, numa altura em que 71,5% da população elegível tem o ciclo de vacinação completo, um número baixo se comparado com o de outros países europeus.

No sábado, 27 mil pessoas manifestaram-se contra a medida em Viena, a capital, acusando o governo de desrespeitar as liberdades individuais. “É um projeto sensível”, mas “de acordo com a Constituição”, sublinhou o chanceler.

O projeto de lei deverá ser aprovado na quinta-feira pelo Parlamento, onde conservadores e verdes têm larga maioria e, para esta medida, contam ainda com os líderes dos partidos social-democrata e liberal. Só a extrema-direita é contra.

Karl Nehammer adiantou que haverá “uma fase de adaptação” até meados de março. A partir daí, “serão feitos controlos” e aplicadas multas aos não vacinados.A infração será punida com coimas que variam entre os 600 e os 3.600 euros.

Chegou a estar em cima da mesa, mas a vacinação de menores com mais de 14 anos foi abandonada e a medida só se aplicará aos adultos, sublinhou o chanceler, mencionando ainda as exceções para as grávidas e todas as pessoas que não podem ser vacinadas por razões médicas.

Itália também já decretou vacinação obrigatória, mas apenas para maiores de 50 anos. Quem não se vacinar não recebe salário e arrisca-se a pagar uma multa que pode chegar aos 1.500 euros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.