Austrália pode tornar-se um dos primeiros países a ensinar cibersegurança a crianças de 5 anos

Embora as crianças de hoje sejam nativas digitais, não são necessariamente ensinadas sobre todos os perigos que se escondem no ciberespaço. A Austrália pode tornar-se um dos primeiros países a priorizar o ensino da segurança online.

Desde tenra idade, as crianças aprendem a usar iPads e smartphones, mas não são necessariamente informados sobre aplicações inseguras, privacidade de dados ou que abrir um anexo de e-mail de um estranho pode arruinar o seu computador.

Apesar de muitos países terem falado em incluir a segurança cibernética nos seus currículos, a Austrália pode acabar por ser um dos primeiros a fazê-lo de forma mais organizada.

O país está atualmente a passar por um processo de revisão do seu currículo nacional – e o rascunho mais recente inclui uma secção que promete ensinar crianças com entre cinco a 16 anos sobre uma variedade de tópicos relacionados com a segurança online, dados e privacidade, de acordo com o jornal local The Register.

Este currículo teria uma abordagem gradual e constante para a instrução, introduzindo conceitos diferentes em idades diferentes.

Por exemplo, quando as crianças entram nas escolas públicas aos cinco anos, serão ensinados a “não partilhar informações como data de nascimento ou nomes completos com estranhos e que devem consultar os pais ou responsáveis antes de inserir informações pessoais online”.

Mais tarde, aos seis anos, as crianças seriam instruídas sobre como “usar nomes de utilizador e senhas e as armadilhas de clicar em links pop-up”.

Quando chegarem ao terceiro ou quarto ano, as crianças receberão algumas lições sérias sobre o uso de dados e privacidade, com professores a ensiná-las sobre “como identificar os dados pessoais que podem ser armazenados por serviços online e como isso pode revelar saua localização ou identidade”.

Os professores também discutirão “o uso de alcunhas e por que são importantes ao jogar jogos online”.

Também está prevista a instrução sobre habilidades de alfabetização mediática para ajudar as crianças a decifrar a diferença entre informações factuais e desinformação.

Por outro lado, não é claro se alguns destes aspetos acabarão por chegar à versão final do currículo da Austrália.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Com o sonho da Champions destruído, Real Madrid prepara revolução no plantel

O Real Madrid vai dar início a uma revolução de médio-longo prazo no plantel após a eliminação nas meias-finais da Liga dos Campeões. O Real Madrid caiu aos pés do Chelsea nas meias-finais da Liga dos …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: não há título para este Benfica-FC Porto

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/benfica-1-1-fc-porto-o-musical Vamos até 2020. Setembro. O campeonato começa, olhamos novamente para o calendário e verificamos que há um Benfica-FC Porto na 31.ª jornada. Ui. Este vai ser o jogo do título. Hum... Chegámos a maio e, …

No Nepal, há pacientes a ser tratados no chão dos hospitais (e fala-se em "catástrofe humana")

O Nepal está a lutar para conter uma explosão de casos de covid-19, à medida que aumentam os temores de que a situação no país seja tão má - se não pior - como na …

Botafogo recusou proposta de 23 milhões de um clube português por jovem de 17 anos

O Botafogo rejeitou uma proposta de 23 milhões de euros de um clube português por Matheus Nascimento, jovem avançado de 17 anos. A imprensa brasileira avança que um clube português, que não foi identificado, apresentou uma …

Galp avança com despedimento coletivo de 150 trabalhadores de Matosinhos

A Galp vai dar início ao despedimento coletivo de cerca de 150 trabalhadores da refinaria de Matosinhos, tendo chegado a acordo com 40% dos cerca de 400 colaboradores. "Atendendo a que concluímos as operações de refinação …

Paulo Fonseca em jeito de despedida. "Foi um enorme prazer ser treinador da Roma"

O ainda treinador da Roma, que vai ser substituído por José Mourinho na próxima época, começou a despedir-se da equipa, tendo feito um balanço dos últimos dois anos. Depois da vitória em casa, esta quinta-feira, frente …

Páginas ocultas do PRR revelam "reedição da troika" na reforma aos hospitais

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma concentração das urgências da Grande Lisboa e Grande Porto, cortes nos gastos e uma gestão dos hospitais mais vigiada com imposição de objetivos financeiros. O jornal Expresso …

As primeiras evidências de atividade humana foram encontradas (e têm 1,8 milhões de anos)

Foram encontradas as primeiras evidências de atividade humana, na caverna Wonderwerk, na África do Sul. Têm cerca de 1,8 milhões de anos, concluem os investigadores. Uma equipa de investigadores encontrou evidências de que os nossos antepassados …

Sporting pode ser campeão no sofá já esta segunda-feira

Após o empate no Clássico entre SL Benfica e FC Porto, o Sporting só precisa de uma vitória para o título. Ainda assim, pode sagrar-se campeão esta segunda-feira, caso o FC Porto não vença. A conquista …

Justiça suspende requisição civil e manda retirar imigrantes do Zmar

Esta sexta-feira, o Supremo Tribunal Administrativo deu razão aos proprietários de casas particulares do Zmar e suspendeu a requisição civil decretada pelo Governo. A notícia está a ser avançada esta sexta-feira pela TVI, que dá conta …