/

Na Austrália, estranhas cascatas desafiaram a gravidade (e fluíram ao contrário)

1

No sudeste da Austrália, estranhas cascatas desafiaram o seu curso normal e, em vez de caírem, fluíram ao contrário: para cima e para trás.

A agência de notícias local 7NEWS Sydney partilhou um vídeo aéreo do fenómeno no Twitter na semana passada. Conforme a água flui sobre os penhascos da costa de New South Wales, o riacho faz uma curva para cima e jorra de volta para a terra.

A meio da filmagem, a névoa que desafia a gravidade também criou um arco-íris.

Há uma explicação meteorológica simples para este fenómeno: é um truque do vento.

Nos últimos dias, Sydney e a costa ao redor foram atingidas por fortes chuvas, ventos fortes e ondas gigantescas no oceano. De acordo com o 7NEWS Sydney, especialistas em clima registaram ventos fortes a 70 quilómetros por hora no Royal National Park ao sul de Sydney, onde o vídeo foi gravado. Os fortes ventos costeiros foram mais do que suficientes para desviar temporariamente o curso das cascatas.

Além disso, também causaram estragos nas comunidades vizinhas. Centenas de residentes de New South Wales foram instados a evacuar as suas casas durante três dias durante o pico da tempestade – embora a razão não fosse a “cascata ao contrário”.

Os residentes ficaram em alerta máximo no fim de semana passado, depois de semanas de mau tempo terem causado uma erosão costeira maciça, colocando as casas em risco. O clima violento da costa causou inundações dos rios e deixou milhares de casas sem energia.

Quando a tempestade terminou, a chuva diminuiu a ordem de evacuação foi suspensa. E as “cascatas ao contrário”? Voltaram à queda normal nas falésias de New South Wales.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.