Austrália convoca 3000 militares na reserva para reforçar combate aos incêndios

James Ross / EPA

Os incêndios florestais na Austrália já fizeram 23 mortos e há ainda 28 desaparecidos. O Governo convocou mais 3000 militares para reforçar o combate aos fogos.

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, anunciou ter convocado 3000 militares na reserva para reforçar o combate aos incêndios que estão a devastar o país, que se prepara para um dia “extremamente difícil”.

O governante indicou também que mais duas pessoas morreram na sequência dos incêndios, elevando para 23 o número de mortos desde setembro.

As mortes ocorreram na ilha Kangaroo, a 112 quilómetros de Adelaide, no estado da Austrália do Sul, onde arderam 100 mil hectares, a maioria no Flinders Chase National Park, onde vivem cerca de 60 mil cangurus e 50 mil coalas.

O primeiro-ministro advertiu que as próximas 24 horas serão “extremamente difíceis” face às temperaturas altas e aos ventos fortes previstos para hoje e confirmou ter adiado as visitas programadas à Índia e ao Japão, no final deste mês.

Em conferência de imprensa, também a chefe de governo de Nova Gales do Sul, Gladys Berejiklian, advertiu que o estado enfrenta hoje “mais um dia terrível” e pediu às pessoas que se encontram em áreas ameaçadas que se desloquem o mais rápido possível. Ainda assim, prometeu que as autoridades nunca estiveram “tão preparadas”.

Já o comissário adjunto do serviço de combate a incêndios rurais de Nova Gales do Sul, Rob Rogers, avisou que os fogos poderão evoluir hoje “com uma rapidez assustadora”. “Infelizmente, é muito provável que percamos casas, mas ficaremos muito felizes se não houver perda de vidas”, disse.

Já o comissário Shane Fizsimmons advertiu que o incêndio de 264 mil hectares em Green Wattle Creek, um parque nacional a oeste de Sydney, tem potencial de ameaçar os subúrbios do oeste da cidade. O mesmo responsável apelou aos moradores e turistas na trajetória dos fogos que se desloquem imediatamente para locais seguros.

Entretanto, das cerca de 4000 pessoas que se abrigaram na praia, na cidade costeira de Mallacoota, cerca de mil já foram resgatadas por navios da Marinha australiana.

Mais de 130 incêndios estão a arder em Nova Gales do Sul e pelo menos metade estão ainda por controlar.

No estado de Vitória, onde milhares de pessoas já fugiram das áreas ameaçadas, um total de 48 incêndios arderam em quase 320 mil hectares, esperando-se que as condições piorem devido à mudança de vento.

O início precoce e devastador dos incêndios florestais na Austrália já queimou cerca de cinco milhões de hectares e destruiu mais de 1.400 casas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estranho é, a ausência de forças de combate a incêndios em reforço de outros Países. Estão orgulhosamente sós face a tal calamidade, porque será ?????

RESPONDER

Justiça impede Isabel dos Santos de receber dividendo da NOS. Mas não é a única afetada

A Sonaecom anunciou este sábado que o tribunal decidiu proceder ao arresto preventivo de 26,075% do capital social da NOS, na sequência da publicação de notícias sobre esquemas alegadamente fraudulentos que envolvem a empresária angolana …

Há animais marinhos capazes de matar vírus na água

Há animais marinhos que conseguem absorver partículas virais ao filtrar a água do mar em busca de oxigénio e alimentos. As esponjas do mar e os caranguejos são particularmente eficientes. Apesar de a humanidade já ter …

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …