/

Rendas, água ou inspecção: o que fica mais caro no ano novo

Luz ou pão também entram na lista dos novos preços para 2024. Só na água o aumento médio deverá ser de 8,5%.

Novo ano, novos preços. E serão vários aumentos em 2024, em sectores que mexem com os portugueses todos os dias.

Desde logo, na alimentação: o pão vai ficar mais caro.

A Associação do Comércio e da Indústria da Panificação, Pastelaria e Similares já tinha avisado que vai haver “ajustamentos” nos preços para “mitigar os aumentos nos custos dos factores de produção”.

O presidente da associação, Luís Gonçalves, acrescentou na RTP que vêm aí aumentos salariais – impulsionados pelo aumento do salário mínimo – aumento gradual dos preços das matérias-primas e o fim do IVA zero. Com tudo isto, “é natural que haja uma correcção no preço do pão”.

A água ficará também mais cara. Um aumento médio de 8,5%, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos citada no portal ECO.

O preço da luz sobe 3,7% em Janeiro. É um aumento superior ao que a própria ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos tinha previsto, lembra o Jornal de Notícias. A Galp avisou nesta sexta-feira que vai aumentar os preços na electricidade (sem revelar quanto). A EDP também não indicou tarifas finais.

As rendas das casas vão aumentar até 6,94%. Um valor bem mais elevado do que o máximo de 2% neste ano – e é o maior aumento nos últimos 30 anos, reforça o Idealista.

No mundo automóvel, as portagens vão ficar 2,04% mais caras e a inspecção de um carro ligeiro passa a custar 35,89 euros – custa agora 34,19 euros.

Andar em transportes públicos fica caro, mas só para as senhas: mais de 6% na CP e na Fertagus, alguns cêntimos no Andante. Os preços dos passes ficarão como estão.

Nas telecomunicações, já surgiram avisos de MEO, NOS e Vodafone: os preços aumentam no dia 1 de Fevereiro. A subida deve acompanhar a inflação, com os clientes a arriscarem subidas de 4,6%.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.