/

Ministra fala em aumento “sem precedentes” nos salários. Não é bem assim

6

André Kosters / Lusa

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Ana Mendes Godinho falou de um aumento “sem precedentes” nos salários declarados à Segurança Social. As declarações são enganadoras.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, disse esta terça-feira que os “salários declarados à Segurança Social aumentaram 11% em 2022 face a 2021″. Além disso, salientou que, em janeiro, face a igual mês do ano passado, os salários aumentaram 8%.

Ana Mendes Godinho falava numa audição regimental na Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, na Assembleia da República.

A governante refere-se à subida de janeiro como um aumento “sem precedentes”. No entanto, de acordo com a CNN Portugal, as declarações da ministra são enganadoras.

Os dados atualmente disponíveis, em matéria de salários declarados à Segurança Social, só são referentes a dezembro do ano passado. Nesse mês, “as remunerações por trabalho dependente apresentaram um valor médio de 1.502,43 euros”, segundo os dados divulgados.

“Na variação mensal houve uma diminuição de 15,7%, explicada pelo pagamento do subsídio de Natal” em novembro e em relação ao período homólogo, “ocorreu um aumento de 4,0%”, lê-se ainda na publicação.

Embora ainda não haja dados de janeiro, a CNN Portugal escreve que é “natural” que o crescimento dos salários tenha uma taxa de variação maior. Isto porque foi em janeiro que se pagou o novo salário mínimo nacional de 760 euros, um aumento de 7,8% face ao ano anterior.

Relativamente ao aumento de 11% mencionado pela ministra, os dados mostram uma realidade diferente. Em concreto, o aumento refere-se à massa salarial declarada à Segurança Social e não ao aumento dos salários. Isto deveu-se ao aumento significativo do número de pessoas com contribuições pagas à segurança social.

Feitas as contas, o crescimento dos salários em 2022, comparativamente a 2021, foi de apenas 4,6% — e não os 11% destacados por Ana Mendes Godinho.

ZAP //

6 Comments

  1. Isto vai para além de todos os limites. O problema é que andam aí muitos tolos totalmente distraídos e que, infelizmente, também votam.

  2. Os nossos políticos não perdem uma oportunidade para tentar ludibriar o povo mesmo que isso implique por a nu a sua incompetência.

  3. Depois de uma tentativa de manipulação tão obscena, esta Ministra deveria demitir-se de imediato. Isto é gozar com as pessoas.

  4. O Desespero deste Governo , não se compara en nada ao desespero da População en geral . Isso levam os seus membros a intervirem , tentando “hipnotizar” os contribuintes com eternas ações cosméticas para a triste realidade . Já não são Ministros , mas sim Kamikazes , caindo como tordos !

  5. Tudo serve para “vender a banha da cobra”, mesmo mentiras e confusões. A pobreza destes políticos não honra a “farda” que vestem e, por isso, caminhamos “cantando e rindo” para o fosso da europa.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.