Aumento extra nas pensões para 2 milhões de portugueses

SXC

A Segurança Social começa a enviar uma carta já nesta terça-feira dirigida a cerca de dois milhões de pensionistas que terão direito a um aumento extraordinário já a partir de agosto.

O aumento extraordinário anunciado pelo Governo abrange todos os pensionistas que recebam um valor total de pensões inferior a 631,98 euros, ou seja, cerca de três em cada quatro pensionistas.

Os valores variam: aos pensionistas que tiveram a pensão revista entre 2011 e 2015, será feito um aumento de seis euros. Para todos os outros, o aumento será na ordem dos dez euros.

A subida entra em vigor já este mês, a 10 de agosto para quem recebe através da Segurança Social, ou a 18, para os que recebem pela Caixa Geral de Aposentações.

Nas cartas enviadas, o Ministério da Segurança Social pede aos pensionistas que recebem mais do que uma pensão para indicar de que forma querem ser pagos – o ideal seria utilizar apenas um modo de pagamento, mas, segundo a TSF, os pensionistas podem continuar a receber por mais do que uma forma, desde que assim indiquem ao Centro Nacional de Pensões.

Quem não responder à carta, receberá o rendimento por transferência bancária. Quem não quiser receber desta forma, deve indicar se opta por vale de correio, transferência bancária ou em contas diferentes, num prazo de 60 dias, respondendo à carta ou pela linha telefónica da Segurança Social (300 502 502).

O Governo estima que esta medida terá um impacto orçamental de 83 milhões de euros ainda em 2017 e de 194 milhões em 2018.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu não quero aumento algum. Eu só quero a reposição do que me foi retirado há mais de 5 anos. Prometeram repor e nunca mais o fizeram! Não há que tirar nem pôr. Uns tiram porque temos de pagar o que os outros roubam. Vem outros a prometer repor, e é só promessas, porque não vejo nada. Todos uns ladrões e mentirosos. É o que temos.

    • Uns roubaram as pensões.
      Outros disseram que iriam repôr o que os outros roubaram.
      E agora há uns que vêm “dar” uma esmola do roubado.
      Quando é que estes ladrões vão dentro?

  2. Curioso é que o mês transacto recebi menos do que o equivalente ao mesmo mês do ano anterior, ainda hei-de dar-me ao trabalho de me deslocar a uma delegação da SS para possivelmente como quase sempre acontece vir de lá a saber menos do que quando entrei, possivelmente a outros aconteceu a mesma situação só que nem se aperceberam.

RESPONDER

Flamengo acelera compra do Tondela e planeia chegar à Champions em sete anos

O Flamengo quer concluir a compra do Tondela até ao final do ano e planeia levar o clube à Liga Europa dentro de quatro anos e à Champions dentro de sete a oito anos. Num modelo …

Há hospitais em "estado de calamidade" por todo o país

Os presidentes das secções regionais da Ordem dos Médicos consideram que a situação que o SNS ultrapassa atualmente não é nova e que é culpa da "ausência de liderança por parte da tutela". A situação de …

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …

Lope Martín: O marinheiro afro-português que "abriu" o Pacífico e foi apagado da História

Lope Martín foi um marinheiro afro-português, injustamente acusado de traição, que foi primeiro a navegar das Américas para a Ásia e voltar. Entre 1415 e 1543, uma série de conquistas foram feitas por Portugal em viagens …

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Estado de Direito na Polónia ameaça tornar cimeira da UE "numa das mais difíceis"

A situação do Estado de direito na Polónia ameaça perturbar uma cimeira que tem uma agenda oficial já muito carregada. Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se em Bruxelas numa cimeira com uma agenda preenchida, dominada …

Após (algumas) cedências e (muitas) recusas, Governo reúne-se para aprovar medidas saídas da Concertação

Algumas das medidas aprovadas pelo Governo são interpretadas como um piscar de olhos à Esquerda, de forma a aumentar as hipóteses de aprovação do Orçamento do Estado. Após a reunião de ontem da concertação social (que …

Paciente curada de cancro teve a infeção de covid-19 mais longa já registada

A paciente passou por um tratamento agressivo para curar um cancro considerado perigoso. Três anos depois a "covid crónica" bateu-lhe à porta. Tosse contínua e falta de ar foram os sinais vermelhos que alertaram a paciente …

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Putin dá uma semana de férias aos russos para travar pandemia

O Presidente russo, Vladimir Putin, deu uma semana de férias pagas à população, de 30 de outubro a 7 de novembro, para travar o avanço da pandemia de covid-19, que continua a agravar-se. "Neste momento, é …