Aumento extra nas pensões para 2 milhões de portugueses

SXC

A Segurança Social começa a enviar uma carta já nesta terça-feira dirigida a cerca de dois milhões de pensionistas que terão direito a um aumento extraordinário já a partir de agosto.

O aumento extraordinário anunciado pelo Governo abrange todos os pensionistas que recebam um valor total de pensões inferior a 631,98 euros, ou seja, cerca de três em cada quatro pensionistas.

Os valores variam: aos pensionistas que tiveram a pensão revista entre 2011 e 2015, será feito um aumento de seis euros. Para todos os outros, o aumento será na ordem dos dez euros.

A subida entra em vigor já este mês, a 10 de agosto para quem recebe através da Segurança Social, ou a 18, para os que recebem pela Caixa Geral de Aposentações.

Nas cartas enviadas, o Ministério da Segurança Social pede aos pensionistas que recebem mais do que uma pensão para indicar de que forma querem ser pagos – o ideal seria utilizar apenas um modo de pagamento, mas, segundo a TSF, os pensionistas podem continuar a receber por mais do que uma forma, desde que assim indiquem ao Centro Nacional de Pensões.

Quem não responder à carta, receberá o rendimento por transferência bancária. Quem não quiser receber desta forma, deve indicar se opta por vale de correio, transferência bancária ou em contas diferentes, num prazo de 60 dias, respondendo à carta ou pela linha telefónica da Segurança Social (300 502 502).

O Governo estima que esta medida terá um impacto orçamental de 83 milhões de euros ainda em 2017 e de 194 milhões em 2018.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu não quero aumento algum. Eu só quero a reposição do que me foi retirado há mais de 5 anos. Prometeram repor e nunca mais o fizeram! Não há que tirar nem pôr. Uns tiram porque temos de pagar o que os outros roubam. Vem outros a prometer repor, e é só promessas, porque não vejo nada. Todos uns ladrões e mentirosos. É o que temos.

    • Uns roubaram as pensões.
      Outros disseram que iriam repôr o que os outros roubaram.
      E agora há uns que vêm “dar” uma esmola do roubado.
      Quando é que estes ladrões vão dentro?

  2. Curioso é que o mês transacto recebi menos do que o equivalente ao mesmo mês do ano anterior, ainda hei-de dar-me ao trabalho de me deslocar a uma delegação da SS para possivelmente como quase sempre acontece vir de lá a saber menos do que quando entrei, possivelmente a outros aconteceu a mesma situação só que nem se aperceberam.

RESPONDER

Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Um campeão categórico, Ronaldo fora do pódio e uma equipa a pé até ao estádio

O FC Porto goleou o vizinho Boavista, o Benfica ficou a lamentar tanto desperdício e o Sporting entrou a ganhar no campeonato. Destaque ainda para o Santa Clara, Rúben Dias, João Félix, Ronaldo e Messi... e …

A mais longa quarentena do mundo vai ser prolongada mais um mês

A quarentena em Manila devido à covid-19, a mais longa do mundo atualmente, será prolongada por mais um mês até 31 de outubro, anunciaram esta terça-feira as autoridades. Mais um mês significa que número total de …

Media Capital. Mário Ferreira apresenta queixa na ERC contra a Cofina

O empresário, acionista da Media Capital, entregou, esta segunda-feira, uma queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) contra o grupo Cofina pelo ataque de que considera ser vítima. De acordo com Mário Ferreira, nos …

Uber vence batalha judicial e prolonga licença para operar em Londres

A Uber ganhou, esta segunda-feira, um recurso legal sobre a revogação da sua licença para operar em Londres, garantindo por enquanto a continuação da empresa num dos seus maiores mercados. De acordo com o Wall Street …

Ordenados "não podem ser cortados", diz comissário. Proposta sobre salário mínimo apresentada em outubro

O comissário europeu do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, reconheceu as limitações da Comissão Europeia quanto a salários, defendendo que o sistema que no qual está a trabalhar permitirá que os rendimentos aumentem na Europa. Em …

Chega quer expulsar autor de moção pela remoção de ovários a mulheres

A direção do Chega vai propor a “suspensão imediata” do militante Rui Roque que defendia a extração dos ovários numa moção de estratégia que foi rejeitada em congresso, informou esta segunda-feira o partido. Mais de uma …

Precários à espera de apoio extraordinário estão a receber multas do fisco

A Associação de Combate à Precariedade denunciou que a Autoridade Tributária (AT) está a aplicar multas de 75 euros a trabalhadores precários que ficaram sem rendimento e estão a recorrer ao novo apoio extraordinário a …

Portugal regista mais seis óbitos e 688 novos casos

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 688 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

Novo lay-off é para "aguentar o emprego e as empresas" (mas agrava cortes dos trabalhadores)

O novo regime de lay-off anunciado pelo Governo, para apoiar as empresas com "perdas mais significativas", nomeadamente na área do turismo, visa "aguentar o emprego e as empresas", segundo o ministro da Economia, Siza Vieira, …

Jornal "The Guardian" sugere que Portugal é um país racista e compara Ventura a Bolsonaro

O jornal britânico "The Guardian" noticiou, esta segunda-feira, alguns dos mais recentes acontecimentos racistas que têm ocorrido no país, afirmando no seu título que "Portugal regista um aumento da violência racista com ascensão da extrema …