Cabrita mantém auditoria sobre falhas na GNR e PSP em segredo

Mário Cruz / Lusa

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

A auditoria “Cartografia de Risco”, feita pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) que detetou falhas na formação e organização na GNR e na PSP, continua em segredo no gabinete do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Em julho, Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, alegou que a auditoria “Cartografia de Risco” não existia, tendo sido dada como desaparecida, isto depois de o seu gabinete ter garantido que o processo se encontrava em fase de conclusão, em resposta a um requerimento do BE, de dezembro do ano passado.

Esta quarta-feira, o Diário de Notícias pediu novamente ao gabinete do MAI para que dissesse qual era afinal a resposta certa, mas não obteve resposta.

Segundo o diário, a auditoria, que pretendia identificar os prontos críticos da GNR e da PSP, detetou falhas na formação em direitos humanos, falta de preparação dos polícias para os diferentes contextos sociais em que atuam, uma distribuição desadequada do dispositivo e défice do efetivo.

No relatório eram propostas algumas soluções e era sugerida a criação de um grupo de trabalho multidisciplinar para estudar a sua aplicação, bem como o desenvolvimento de projetos-piloto de policiamento adaptado aos diferentes contextos sociais, nas zonas de Lisboa, Porto e Setúbal.

Esta semana, e pela terceira vez, o Bloco de Esquerda pediu que o relatório fosse enviado ao Parlamento, para ser analisado pelos deputados.

“Apesar de poder ser compreensível alguma demora nos tempos de resposta legalmente previstos, justificada pela situação epidémica que atravessamos, a demora de mais de 3 meses na resposta ao último requerimento efetuado, dificilmente se compreende, a que se soma a demora de quase um ano de resposta ao primeiro requerimento efetuado”, escreveu a deputada Sandra Cunha.

O Bloco estranha que Eduardo Cabrita tenha afirmado que “não existia nenhum relatório, e que não iria existir, tratando-se apenas de uma proposta de criação de um grupo de trabalho”.

O partido frisa ainda que, no Relatório de Atividades de 2018 da IGAI, “são feitas várias referências a esta auditoria (…). Na página 75 pode ainda ler-se atendendo à extensão do texto, remete-se para o Anexo VI, a análise dos resultados desta auditoria temática”.

No entanto, “o anexo VI apenas contém a página de rosto (capa) deste relatório que explanaria os resultados da auditoria temática em questão”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …

Hungria quer proibir conteúdos sobre homossexualidade a menores de 18

O Governo conservador húngaro preparou nova legislação que proíbe a exibição de material pornográfico de qualquer tipo e de quaisquer conteúdos que encorajem a mudança de género ou a homossexualidade a menores de 18 anos. O …

Boris "não hesitará" em suspender acordo por causa da Irlanda do Norte

O primeiro-ministro britânico afirmou, este sábado, que "não hesitará" em suspender o acordo do Brexit se a União Europeia (UE) não mostrar flexibilidade e aceitar aplicá-lo de forma "sensata". "Se o protocolo continua a ser aplicado …