Auditoria de Centeno à Caixa Geral de Depósitos custou um milhão de euros

Nuno Fox / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

A auditoria feita pela EY à gestão da Caixa Geral de Depósitos, promovida por Mário Centeno, custou cerca de um milhão de euros.

A auditoria realizada pela EY, antiga Ernst & Young, à gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD), promovida por Mário Centeno e que atualmente se encontra em segredo de justiça, custou cerca de 700 mil euros, a que se juntou ainda um custo adicional com a certificação feita pela PwC.

O Jornal de Negócios avança esta quarta-feira que, ao todo, o Ministério das Finanças gastou cerca de um milhão de euros com a análise da situação financeira do banco do Estado, liderado por Paulo Macedo.

A revisão das contas da Caixa foi pedida para o período entre 2000 e 2015, após o Ministério Público revelar as suspeitas de gestão danosa no banco do Estado, abrindo uma investigação. O documento, que demorou cerca de um ano até ser entregue, encontra-se agora na posso do Ministério, em segredo de justiça.

De acordo com o Jornal de Negócios, o Governo não pediu acesso ao documento.

A auditoria incidiu sobre a concessão de crédito, a alienação de ativos e as decisões estratégicas e de negócio, e foi pedida em 2016, quando se antecipava a capitalização pública da instituição. A capitalização pública do banco chegou a 3,9 mil milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Um milhão de euros, se atendermos ás irregularidades que existem na CGD, não é muito dinheiro.
    Se a auditoria conduzir ao crédito mal parado, as dívidas acumuladas, a quem autorizou empréstimos milionários mais que duvidosos e que permita também, saber quem deteve esses empréstimos e, se no fim esses estudos conduzirem a todos os que têm responsabilidades e forem devidamente punidos, um milhão de euros, será uma quantia irrisória.
    Aguardemos deitados, pelos resultados auditados porque, de pé, vão ficar a doer as pernas.

RESPONDER

"É com Vieira que o FC Porto consegue tirar a final da Taça do Jamor"

Rui Gomes da Silva, candidato à presidência do Benfica, apontou baterias ao atual presidente das águias, Luís Filipe Vieira, poucas horas depois de a Federação Portuguesa de Futebol ter anunciado que a final da Taça …

Rui Rio propôs fim dos debates quinzenais sem consultar deputados

A bancada do PSD só recebeu as propostas do partido para alterar o regimento da Assembleia da República mais de 24 horas depois do anúncio feito por Rui Rio, na terça-feira, no Porto. Rui Rio, líder …

TAP escapa à nacionalização. Estado assume controlo com 72,5% da companhia

O Estado e os acionistas privados da TAP estão perto de chegar a acordo, devendo a companhia aérea escapar à nacionalização. Ainda não há fumo branco, mas o acordo sobre o futuro da TAP deverá …

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …