Auditoria de Centeno à Caixa Geral de Depósitos custou um milhão de euros

Nuno Fox / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

A auditoria feita pela EY à gestão da Caixa Geral de Depósitos, promovida por Mário Centeno, custou cerca de um milhão de euros.

A auditoria realizada pela EY, antiga Ernst & Young, à gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD), promovida por Mário Centeno e que atualmente se encontra em segredo de justiça, custou cerca de 700 mil euros, a que se juntou ainda um custo adicional com a certificação feita pela PwC.

O Jornal de Negócios avança esta quarta-feira que, ao todo, o Ministério das Finanças gastou cerca de um milhão de euros com a análise da situação financeira do banco do Estado, liderado por Paulo Macedo.

A revisão das contas da Caixa foi pedida para o período entre 2000 e 2015, após o Ministério Público revelar as suspeitas de gestão danosa no banco do Estado, abrindo uma investigação. O documento, que demorou cerca de um ano até ser entregue, encontra-se agora na posso do Ministério, em segredo de justiça.

De acordo com o Jornal de Negócios, o Governo não pediu acesso ao documento.

A auditoria incidiu sobre a concessão de crédito, a alienação de ativos e as decisões estratégicas e de negócio, e foi pedida em 2016, quando se antecipava a capitalização pública da instituição. A capitalização pública do banco chegou a 3,9 mil milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Um milhão de euros, se atendermos ás irregularidades que existem na CGD, não é muito dinheiro.
    Se a auditoria conduzir ao crédito mal parado, as dívidas acumuladas, a quem autorizou empréstimos milionários mais que duvidosos e que permita também, saber quem deteve esses empréstimos e, se no fim esses estudos conduzirem a todos os que têm responsabilidades e forem devidamente punidos, um milhão de euros, será uma quantia irrisória.
    Aguardemos deitados, pelos resultados auditados porque, de pé, vão ficar a doer as pernas.

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …