/

Atualização da tabela de IRS prejudica aumentos salariais

2

SXC

A atualização prevista da tabela da IRS na versão preliminar da proposta para o Orçamento de Estado para 2020 prejudica marginalmente os contribuintes com aumentos salariais.

O Governo quer atualizar as tabelas em 0,3% abaixo da inflação prevista para o próximo ano (entre 1,2% e 1,4%).

“Se a proposta trouxer um ajustamento nos escalões de IRS abaixo da taxa de inflação, então o peso do IRS nos aumentos salariais será maior, porque teremos rendimentos tributados a taxas mais altas do que seriam se os escalões fossem ajustados”, explica Luís Leon, consultor da Deloitte, citado pelo Observador.

Mais concretamente, “a partir do momento em que o rendimento ultrapassa o primeiro escalão, que está um pouco acima dos 7 mil euros de rendimento coletável, os contribuintes terão os seus aumentos de rendimentos tributados a taxas mais altas“, acrescenta.

No entanto, devido à taxa de inflação altamente baixa, qualquer impacto no poder de compra será marginal. Os aumentos da carga fiscal também serão mínimos, rondando os 0,1 ou 0,2 pontos percentuais.

No ano passado, o ministro das Finanças, Mário Centeno, não atualizou os escalões, contrariamente ao que se verificou nos três anos anteriores.

ZAP //

2 Comments

  1. Não era este (des)governo que queriam??? Aqui está ele em toda a sua pompa e circunstancia. É cortar e cortar… menos ao bolso deles obviamente!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.