Ator Igor Sampaio morreu aos 76 anos

Igor Sampaio / Facebook

O ator Igor Sampaio

O ator Igor Sampaio, de 76 anos, morreu esta sexta-feira, em Lisboa, no Hospital de São José, disse à agência Lusa fonte da Casa do Artista.

Igor Sampaio, nome artístico de João Luís Duarte Ferreira, estava hospitalizado desde 31 de agosto, onde dera entrada de urgência, devido a um acidente vascular cerebral (AVC) sofrido no dia anterior.

A notícia do internamento de Igor Sampaio foi avançada, na quarta-feira, pelo também ator Joel Branco na sua página das redes sociais Facebook e Instagram, desejando que o “seu grande amigo” melhorasse “rapidamente”.

Não sei se ainda se fabricam seres Humanos como ele! (perdoem-me os colegas) mas foi a pessoa que mais me animou quando eu estava com as minhas angústias existenciais”, lia-se nas publicações de Joel Branco.

Nascido em Ponta Delgada, em 29 de dezembro de 1944, Igor Sampaio estreou-se profissionalmente em 1967 e, nos últimos anos, trabalhava com A Comuna. Atualmente, integrava o elenco da telenovela “Mulheres”, ainda em exibição na TVI.

“As artimanhas de Scapin” (2020), “Os apontamentos de Trigorin” (2018) e “Play Strindberg” contam-se entre as peças da companhia dirigida por João Mota em que Igor Sampaio subiu ao palco nos últimos anos.

Antes de se tornar ator, foi assistente de cenografia no Teatro Monumental, sob a direção do figurinista e cenógrafo Pinto de Campos.

“A cabeça do Baptista”, “Laço de sangue”, “Sacrilégio”, foram algumas das peças que representou na Casa da Comédia, entre 1970 e 1971, tendo, também assinado os figurinos e cenários.

“As cem moedas de oiro”, para a qual executou os cenários, e interpretação em “O rapto das cebolinhas”, são outras das peças em que entrou naquele teatro de Lisboa recentemente demolido.

Já depois do 25 de Abril de 1974 e até 1979, Igor Sampaio integrou elencos de teatro de revista em peças como “Até parece mentira”, “O bombo da Festa”, “E tudo S. Bento levou” e “Rei capitão soldado ladrão”.

Entre 1979 e 2001 fez parte do elenco do Teatro Nacional D. Maria II, onde entrou em peças como “As Três Irmãs”, “O Judeu”, “As Fúrias”, “Rei Lear”, entre outras.

Do currículo do ator constam ainda trabalhos com o Novo Grupo/Teatro Aberto, nos anos 1980, e, no Teatro da Trindade, já depois de 2000, em espetáculos como “A desobediência”, “O dia das mentiras” ou “Os Maias no Trindade”.

Igor Sampaio fez também parte do grupo de bailados “Verde Gaio” e era também pintor.

Igor Sampaio conta ainda com uma longa carreira em telenovelas e séries televisivas, como “Mau tempo no canal”, “A banqueira do povo”, “A mulher do sr. ministro”, “Vidas de Sal”, “Ballet Rose”, “O processo dos Távoras” e “Lusitana Paixão”, “Velhos amigos”, “A ferreirinha” e “Pai à força”, para a RTP, entre as décadas de 1970 e 2010.

“Equador”, “Morangos com açúcar”, “Super pai”, “Bons vizinhos”, “Tudo por amor” e “Mulheres” são alguns dos trabalhos em que participou, para a TVI, enquanto para a SIC integrou elencos de séries como “Laços de sangue”, “Perfeito coração” ou “A Família Mata”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jorge Sampaio. Um homem bom, pai extraordinário, que nunca quis ser herói, mas foi

Os filhos do antigo Presidente da República Jorge Sampaio, Vera e André, recordaram hoje o seu pai como “um homem bom”, que sabia que na vida e na política “nada se pode fazer sozinho”. Coube à …

1.2 milhões de alunos começam as aulas. Há mudanças, uma greve, e faltam professores

Cerca de 1,2 milhões de alunos do ensino obrigatório começam esta semana as aulas, que arrancam com uma greve anunciada num ano marcado pelo início do plano de recuperação de aprendizagens ainda em ambiente de …

Comércio transatlântico de escravos originou uma grave crise de saúde pública nas Américas

Um novo estudo mostra de que forma várias doenças foram trazidas para as Américas por colonizadores europeus durante a época em que o comércio transatlântico de escravos se afirmou na região. O comércio de escravos no …

Homenagem a Jorge Sampaio nos Jerónimos antecede funeral no Alto de São João

O funeral do antigo Presidente da República Jorge Sampaio realiza-se hoje em Lisboa, antecedido de uma sessão evocativa nos Jerónimos que reunirá cerca de 300 pessoas e poderá ser acompanhada no exterior através de um …

O seu cão sabe quando o calca acidentalmente? Estudo sugere que sim

Quando calca acidentalmente a cauda do seu cão, será que ele percebe que foi sem querer? Um novo estudo sugere que sim. Em psicologia, a teoria da mente refere-se à capacidade mental de compreender outras pessoas …

Extração de carvão deve ser interrompida o mais rápido possível, alerta estudo

Para que seja possível atingir os objetivos climáticos propostos pelo Acordo de Paris, a grande maioria dos combustíveis fósseis devem permanecer no solo e parar de ser extraídos o mais rápido possível, refere um novo …

Afinal, beber água pode não ser assim tão útil para curar a ressaca

Um novo estudo, que ainda não foi publicado, vem pôr fim ao mito de que a água pode aliviar os sintomas de ressaca. "É um equívoco pensar que beber água ajuda a evitar uma ressaca", afirma …

Emma Raducanu vence o US Open. É a primeira qualifier a ganhar um torneio do Grand Slam

A britânica Emma Raducanu conquistou este sábado o US Open, ao vencer a canadiana Leylah Fernandez, tornando-se na primeira tenista proveniente da fase de qualificação a vencer um torneio do Grand Slam. Com apenas 18 anos, …

Projeto Amazónia 4.0. A tecnologia pode ajudar a salvar a maior floresta do mundo

Ameaçada pela desflorestação, exploração mineira e pecuária, a preservação da floresta está a ganhar fôlego com a indústria 4.0. O novo projeto visa fomentar negócios que protegem a vida e distribuem os lucros entre os …

Sporting 1-1 FC Porto | Nuno Santos bem tentou, mas há Díaz assim…

Pouco o fazia prever, ao intervalo, mas o desfecho mais habitual nos duelos entre “leões” e “dragões” em Alvalade acabou mesmo por se verificar (sete empates nas últimas 11 épocas). No fim das contas, Rúben Amorim …