Ativista vai vestir todo o lixo que produzir durante um mês

O ativista Rob Greenfield está a realizar uma iniciativa que consiste em percorrer as ruas de Nova Iorque vestindo todo o lixo que produzir durante um mês inteiro.

O americano começou a acumular ‘entulho’ no passado dia 19, e até 18 de outubro vai usar um fato especialmente concebido para o projeto, feito de sacos de plástico, onde vai colocando os resíduos que produz, previamente lavados.

“É o décimo dia e começa a ser muito mais difícil movimentar-me. Mas continuo por aqui. Criei à volta de 11 quilos de lixo, cerca de metade do que produz uma pessoa em média”, afirmou Greenfield.

Segundo o Huffington Post, ao caminhar pelas ruas com sacos cheios lixo, Greenfield pretende alertar a população para a quantidade de resíduos que uma pessoa origina no dia-a-dia e divulgar como isso tem vindo a prejudicar o meio ambiente.

“A maioria de nós deita-o no caixote do lixo e nunca mais pensa nisso”, destaca o ativista, no vídeo de apresentação da iniciativa.

Greenfield prometeu ainda aceitar todos os resíduos que lhe ofereçam nas ruas de Nova Iorque, desde “panfletos publicitários, sacos de plástico, palhinhas e copos” – e está a publicar todos os pormenores da iniciativa no seu site.

O ativista ambiental vive sem desperdiçar quase nenhum tipo de resíduos, e alguns dos seus projetos anteriores incluíram estar um ano sem tomar banho para economizar água, e ter apenas 111 bens para viver de forma mais sustentável.

Em média, cada americano gera cerca de 4,4 toneladas de lixo por dia, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, sendo que a maior parte dos resíduos vai para aterros sanitários e liberta gases que contribuem para as alterações climáticas.

Até agora, Greenfield está a usar o lixo que produziu apenas em dez dias e já aumentou 11 quilos – mas ainda nem chegou a metade do caminho.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …

ISEG prevê queda do PIB entre 4% e 8% em 2020

O Grupo de Análise Económica do instituto da Universidade de Lisboa revelou o intervalo indicativo de variação do PIB usando duas evoluções diferenciadas da crise, com duração mínima de dois meses. A economia portuguesa deverá ter …