Atirar bebés ao ar é uma prática comum na Rússia (mas pode causar lesões graves)

Vídeo ilustrativo da prática de ginástica dinâmica, comum na Rússia

A ginástica dinâmica é uma prática comum na Rússia, sendo recomendada desde o nascimento para que as crianças cresçam mais fortes.

Um vídeo filmado na Malásia está a gerar polémica nas redes sociais em todo o mundo. Um bebé de quatro meses surge na gravação apenas de fralda, enquanto é virado de pernas para o ar ao som de uma música tribal. O vídeo de 90 segundos já se tornou viral na Internet.

Os pais da criança, de 28 e 27 anos, são dois jovens russos que estão a dar a volta ao mundo enquanto artistas. Shows como este são uma das formas de financiamento da sua viagem, que irá durar um ano, adianta a Visão. No entanto, os pais do bebé não contavam que fossem detidos por esta prática, que foi o que acabou por acontecer durante umas horas, tendo saído sob fiança.

Zayl Chia Abdulla publicou o vídeo pela primeira vez e escreveu: “Porque é que as autoridades permitem que atos como estes sejam mostrados em público? Estes artistas de rua precisam de ser presos! Por favor, façam alguma coisa.”

Além disso, o internauta acrescentou que aquele “ato irresponsável” pode causar danos ao bebé. Na verdade, a cossack gymnastics, ou ginástica dinâmica, não é assim tão estranha na Rússia. Aliás, em determinados meios, é inclusivamente recomendada para que os bebés fiquei mais fortes.

De acordo com a Visão, nos sites em que esta prática é defendida, afirma-se que ela desenvolve coordenação de movimentos, reforça o esqueleto, estimula o sistema metabólico e o trabalho dos órgãos internos.

Além disso, é recomendado aos pais que iniciem os exercícios uma ou duas semanas depois do parto, para ajudar o bebé a ultrapassar os traumas do nascimento até à data em que comece a gatinhar.

No entanto, o pediatra Pedro Garcia, do Hospital Dona Estefânia, afirma que estes argumentos não têm qualquer fundamento médico. “As principais complicações acontecem a nível cerebral, podendo dar origem a hemorragias intracranianas, que são detetadas através de hemorragias na retina”, alerta o especialista ouvido pela Visão.

A verdade é que qualquer órgão interno da criança corre risco, uma vez que se tratam de lesões de aceleração/desaceleração que provocam danos nos vasos. A criança pode ficar com sequelas neurológicas, cegueira, hemorragias no fígado ou intra-abdominais.

Contudo, apesar das contraindicações, estes exercícios são praticados há mais de duas décadas na Rússia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …