Atirar bebés ao ar é uma prática comum na Rússia (mas pode causar lesões graves)

Vídeo ilustrativo da prática de ginástica dinâmica, comum na Rússia

A ginástica dinâmica é uma prática comum na Rússia, sendo recomendada desde o nascimento para que as crianças cresçam mais fortes.

Um vídeo filmado na Malásia está a gerar polémica nas redes sociais em todo o mundo. Um bebé de quatro meses surge na gravação apenas de fralda, enquanto é virado de pernas para o ar ao som de uma música tribal. O vídeo de 90 segundos já se tornou viral na Internet.

Os pais da criança, de 28 e 27 anos, são dois jovens russos que estão a dar a volta ao mundo enquanto artistas. Shows como este são uma das formas de financiamento da sua viagem, que irá durar um ano, adianta a Visão. No entanto, os pais do bebé não contavam que fossem detidos por esta prática, que foi o que acabou por acontecer durante umas horas, tendo saído sob fiança.

Zayl Chia Abdulla publicou o vídeo pela primeira vez e escreveu: “Porque é que as autoridades permitem que atos como estes sejam mostrados em público? Estes artistas de rua precisam de ser presos! Por favor, façam alguma coisa.”

Além disso, o internauta acrescentou que aquele “ato irresponsável” pode causar danos ao bebé. Na verdade, a cossack gymnastics, ou ginástica dinâmica, não é assim tão estranha na Rússia. Aliás, em determinados meios, é inclusivamente recomendada para que os bebés fiquei mais fortes.

De acordo com a Visão, nos sites em que esta prática é defendida, afirma-se que ela desenvolve coordenação de movimentos, reforça o esqueleto, estimula o sistema metabólico e o trabalho dos órgãos internos.

Além disso, é recomendado aos pais que iniciem os exercícios uma ou duas semanas depois do parto, para ajudar o bebé a ultrapassar os traumas do nascimento até à data em que comece a gatinhar.

No entanto, o pediatra Pedro Garcia, do Hospital Dona Estefânia, afirma que estes argumentos não têm qualquer fundamento médico. “As principais complicações acontecem a nível cerebral, podendo dar origem a hemorragias intracranianas, que são detetadas através de hemorragias na retina”, alerta o especialista ouvido pela Visão.

A verdade é que qualquer órgão interno da criança corre risco, uma vez que se tratam de lesões de aceleração/desaceleração que provocam danos nos vasos. A criança pode ficar com sequelas neurológicas, cegueira, hemorragias no fígado ou intra-abdominais.

Contudo, apesar das contraindicações, estes exercícios são praticados há mais de duas décadas na Rússia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …