/

Atirar bebés ao ar é uma prática comum na Rússia (mas pode causar lesões graves)

Vídeo ilustrativo da prática de ginástica dinâmica, comum na Rússia

A ginástica dinâmica é uma prática comum na Rússia, sendo recomendada desde o nascimento para que as crianças cresçam mais fortes.

Um vídeo filmado na Malásia está a gerar polémica nas redes sociais em todo o mundo. Um bebé de quatro meses surge na gravação apenas de fralda, enquanto é virado de pernas para o ar ao som de uma música tribal. O vídeo de 90 segundos já se tornou viral na Internet.

Os pais da criança, de 28 e 27 anos, são dois jovens russos que estão a dar a volta ao mundo enquanto artistas. Shows como este são uma das formas de financiamento da sua viagem, que irá durar um ano, adianta a Visão. No entanto, os pais do bebé não contavam que fossem detidos por esta prática, que foi o que acabou por acontecer durante umas horas, tendo saído sob fiança.

Zayl Chia Abdulla publicou o vídeo pela primeira vez e escreveu: “Porque é que as autoridades permitem que atos como estes sejam mostrados em público? Estes artistas de rua precisam de ser presos! Por favor, façam alguma coisa.”

Além disso, o internauta acrescentou que aquele “ato irresponsável” pode causar danos ao bebé. Na verdade, a cossack gymnastics, ou ginástica dinâmica, não é assim tão estranha na Rússia. Aliás, em determinados meios, é inclusivamente recomendada para que os bebés fiquei mais fortes.

De acordo com a Visão, nos sites em que esta prática é defendida, afirma-se que ela desenvolve coordenação de movimentos, reforça o esqueleto, estimula o sistema metabólico e o trabalho dos órgãos internos.

Além disso, é recomendado aos pais que iniciem os exercícios uma ou duas semanas depois do parto, para ajudar o bebé a ultrapassar os traumas do nascimento até à data em que comece a gatinhar.

No entanto, o pediatra Pedro Garcia, do Hospital Dona Estefânia, afirma que estes argumentos não têm qualquer fundamento médico. “As principais complicações acontecem a nível cerebral, podendo dar origem a hemorragias intracranianas, que são detetadas através de hemorragias na retina”, alerta o especialista ouvido pela Visão.

A verdade é que qualquer órgão interno da criança corre risco, uma vez que se tratam de lesões de aceleração/desaceleração que provocam danos nos vasos. A criança pode ficar com sequelas neurológicas, cegueira, hemorragias no fígado ou intra-abdominais.

Contudo, apesar das contraindicações, estes exercícios são praticados há mais de duas décadas na Rússia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.