Atirar bebés ao ar é uma prática comum na Rússia (mas pode causar lesões graves)

Vídeo ilustrativo da prática de ginástica dinâmica, comum na Rússia

A ginástica dinâmica é uma prática comum na Rússia, sendo recomendada desde o nascimento para que as crianças cresçam mais fortes.

Um vídeo filmado na Malásia está a gerar polémica nas redes sociais em todo o mundo. Um bebé de quatro meses surge na gravação apenas de fralda, enquanto é virado de pernas para o ar ao som de uma música tribal. O vídeo de 90 segundos já se tornou viral na Internet.

Os pais da criança, de 28 e 27 anos, são dois jovens russos que estão a dar a volta ao mundo enquanto artistas. Shows como este são uma das formas de financiamento da sua viagem, que irá durar um ano, adianta a Visão. No entanto, os pais do bebé não contavam que fossem detidos por esta prática, que foi o que acabou por acontecer durante umas horas, tendo saído sob fiança.

Zayl Chia Abdulla publicou o vídeo pela primeira vez e escreveu: “Porque é que as autoridades permitem que atos como estes sejam mostrados em público? Estes artistas de rua precisam de ser presos! Por favor, façam alguma coisa.”

Além disso, o internauta acrescentou que aquele “ato irresponsável” pode causar danos ao bebé. Na verdade, a cossack gymnastics, ou ginástica dinâmica, não é assim tão estranha na Rússia. Aliás, em determinados meios, é inclusivamente recomendada para que os bebés fiquei mais fortes.

De acordo com a Visão, nos sites em que esta prática é defendida, afirma-se que ela desenvolve coordenação de movimentos, reforça o esqueleto, estimula o sistema metabólico e o trabalho dos órgãos internos.

Além disso, é recomendado aos pais que iniciem os exercícios uma ou duas semanas depois do parto, para ajudar o bebé a ultrapassar os traumas do nascimento até à data em que comece a gatinhar.

No entanto, o pediatra Pedro Garcia, do Hospital Dona Estefânia, afirma que estes argumentos não têm qualquer fundamento médico. “As principais complicações acontecem a nível cerebral, podendo dar origem a hemorragias intracranianas, que são detetadas através de hemorragias na retina”, alerta o especialista ouvido pela Visão.

A verdade é que qualquer órgão interno da criança corre risco, uma vez que se tratam de lesões de aceleração/desaceleração que provocam danos nos vasos. A criança pode ficar com sequelas neurológicas, cegueira, hemorragias no fígado ou intra-abdominais.

Contudo, apesar das contraindicações, estes exercícios são praticados há mais de duas décadas na Rússia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de 500 detidos nos protestos contra Lukashenko. Segue-se a greve geral

A greve geral anunciada pela líder da oposição bielorrussa no exílio para exigir a saída do Presidente começou, esta segunda-feira, com protestos tímidos e detenções em todo o país. "O prazo para cumprir as exigências do …

Polacos protestam contra acórdão que torna o aborto quase impossível

Milhares de polacos têm-se manifestado, nos últimos dias, contra a proibição quase total do aborto, quando as leis do país estavam já entre as mais restritivas da União Europeia. Na última quinta-feira, o Tribunal Constitucional polaco …

Japão promete "uma sociedade neutra em termos de carbono" até 2050

O Japão quer alcançar a neutralidade de carbono até 2050, disse hoje o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga, um caminho que se afigura complicado, devido à dependência do país do carvão. Numa altura em que cada vez …

"Nada nos vai fazer recuar". Macron desperta a raiva do mundo muçulmano (e enfurece Erdogan)

Emmanuel Macron, presidente de França, assumiu posições muito claras na defesa da liberdade de exibir as caricaturas de Maomé, no âmbito da homenagem ao professor decapitado na semana passada, suscitando protestos em vários países muçulmanos. "Nada …

Merkel avisa Alemanha que os próximos meses vão ser “muito difíceis”

A chanceler alemã, Angela Merkel, avisou a Alemanha de que os próximos meses vão ser "muito difíceis", já que o número de infeções por covid-19 continua a crescer diariamente, tendo-se registado 8.685 nas últimas …

Portugal acusado de bloquear lei europeia contra evasão fiscal pelas multinacionais

Os governos português e sueco estão a ser acusados de bloquear, no Conselho da União Europeia (UE), a deliberação de uma lei contra a evasão fiscal por parte de grandes empresas multinacionais digitais. Segundo anunciou esta …

Consumo de antibióticos desce 22% durante a pandemia. Menos 1,1 milhões de embalagens vendidas

O consumo de antibióticos registou uma descida na ordem dos 22% nos primeiros oito meses deste ano. Venderam-se menos 1,1 milhões de embalagens, quando comparado com igual período do ano passado. Entre janeiro e agosto deste …

Portugal regista mais 2.447 casos e 27 mortes por covid-19

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 2.447 casos positivos e 27 mortes por covid-19. A informação foi divulgada, esta segunda-feira, no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico divulgado hoje revela que …

Testes rápidos devem ser aplicados em surtos em escolas ou lares

A Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, hoje publicada, determina que em situações de surto em escolas, lares ou outras instituições devem ser utilizados preferencialmente testes rápidos no sentido de aplicar "rapidamente as medidas adequadas …

Em Berlim, Marta Temido defende reforma e reforço de poder da OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) deve ser alvo de uma reforma substancial que leve ao reforço do seu poder internacional na sequência da pandemia de Covid-19, defendeu esta segunda-feira a ministra da Saúde, Marta …