Atentados do Estado Islâmico matam 165 pessoas em Bagdad

Ali Abbas / EPA

Ayentado em Karada, no centro de Bagdad, Iraque

Ayentado em Karada, no centro de Bagdad, Iraque

Pelo menos 125 pessoas morreram e 150 ficaram feridas neste domingo em dois atentados terroristas em Bagdá, informaram autoridades iraquianas. Entre os mortos, há 25 crianças.

Segundo informações oficiais, um carro-bomba explodiu no bairro de Karada, no centro da capital, num local repleto de jovens e de famílias que celebravam o fim do Ramadão, o mês sagrado dos islâmicos.

Ao fim da tarde, os serviços de emergência continuavam no local, a retirar corpos de edifícios que se incendiaram após a explosão e depois de, em alguns casos, o combate às chamas se ter prolongado por várias horas.

Poucas horas antes, um outro carro-bomba tinha explodiu na parte oriental da cidade, de população majoritariamente xiita, causando a morte a um civil e deixando cinco feridos.

O atentado, o que mais mortos fez este ano no Iraque, foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Em comunicado divulgado nas redes sociais, o EI declarou que o alvo dos atentados foram xiitas.

O primeiro-ministro iraquiano, Haidar al Abadi, dirigiu-se ao local, onde afirmou que os terroristas, “depois de terem sido esmagados nos campos de batalha, cometem ataques desesperados com explosivos”.

A população não recebeu bem a visita do primeiro-ministro no local, tendo atirado pedras à comitiva do chefe de governo.

O governo do Iraque recuperou recentemente a cidade de Fallujah das mãos do Estado Islâmico.

De acordo com fontes iraquianas, os ataques de hoje foram uma espécie de vingança pela acção militar iraquiana na cidade.

ZAP  / DW / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …