/

Atentados do Estado Islâmico matam 165 pessoas em Bagdad

Ali Abbas / EPA

Ayentado em Karada, no centro de Bagdad, Iraque

Ayentado em Karada, no centro de Bagdad, Iraque

Pelo menos 125 pessoas morreram e 150 ficaram feridas neste domingo em dois atentados terroristas em Bagdá, informaram autoridades iraquianas. Entre os mortos, há 25 crianças.

Segundo informações oficiais, um carro-bomba explodiu no bairro de Karada, no centro da capital, num local repleto de jovens e de famílias que celebravam o fim do Ramadão, o mês sagrado dos islâmicos.

Ao fim da tarde, os serviços de emergência continuavam no local, a retirar corpos de edifícios que se incendiaram após a explosão e depois de, em alguns casos, o combate às chamas se ter prolongado por várias horas.

Poucas horas antes, um outro carro-bomba tinha explodiu na parte oriental da cidade, de população majoritariamente xiita, causando a morte a um civil e deixando cinco feridos.

O atentado, o que mais mortos fez este ano no Iraque, foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Em comunicado divulgado nas redes sociais, o EI declarou que o alvo dos atentados foram xiitas.

O primeiro-ministro iraquiano, Haidar al Abadi, dirigiu-se ao local, onde afirmou que os terroristas, “depois de terem sido esmagados nos campos de batalha, cometem ataques desesperados com explosivos”.

A população não recebeu bem a visita do primeiro-ministro no local, tendo atirado pedras à comitiva do chefe de governo.

O governo do Iraque recuperou recentemente a cidade de Fallujah das mãos do Estado Islâmico.

De acordo com fontes iraquianas, os ataques de hoje foram uma espécie de vingança pela acção militar iraquiana na cidade.

ZAP  / DW / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.